Projeto de Arquivo Digital da Articulação de Esquerda

Página 13 divulga projeto de arquivo digital da tendência petista Articulação de Esquerda (AE) que será desenvolvido entre os meses de agosto e dezembro de 2020.  Será fundamental para o êxito do projeto contar com a colaboração da militância da tendência por meio de envio de todos os documentos oficiais que possuírem, tais como resoluções de congressos, plenárias, conferências estaduais/municipais, da juventude, mulheres, combate ao racismo, educação, sindical, setoriais, congressos do PT, direções, etc.

Toda essa documentação deverá ser enviada para o e-mail redacao@pagina13.org.br . O projeto estará sob responsabilidade do companheiro Marcos Jakoby, editor do site Página 13, e da direção nacional da AE.

Apresentação

O presente projeto trata de organização de um arquivo digital da tendência petista Articulação de Esquerda, reunindo toda a documentação oficial possível e a disponibilizando para consulta, acesso e cópia de sua militância e demais interessados.  O arquivo será reunido e depositado em uma seção do site www.pagina13.org.br  denominada “Biblioteca e documentos”.

Justificativa

A tendência Articulação de Esquerda é uma organização com muita formulação política e sempre se esforçou para traduzi-la em documentos escritos. Contudo, essa produção está dispersa, fragmentada e, em muitos casos, de difícil localização. Para tanto, é necessário organizá-lo em um determinado “local”, que sirva de referência aos seus militantes, para que estes possam facilmente encontrá-la e acessá-la para o uso da atividade política.  Também é um meio para evitar que o acúmulo político-teórico coletivo não seja esquecido e perdido, subsidiando novas e mais aprofundadas formulações.

Objetivo Geral

Localizar, reunir e organizar toda documentação da Articulação de Esquerda, disponibilizando-a em uma área do site www.pagina13.org.br e tornando-a de fácil acesso para sua militância e demais interessados.

Procedimentos

  1. Localizar e reunir todos os boletins Orientação Militante. Arquivá-las no site Página 13 e torná-los disponíveis em formato PDF.
  2. Ler todos os boletins Orientação Militante, identificando e relacionando todos os documentos oficiais da Articulação de Esquerda citados nos mesmos (resoluções da Direção Nacional, setoriais, de congressos, conferências, textos apresentados ao Partido, PED, etc).
  3. Localizar todos os documentos oficiais, formatar em PDF e depositar no arquivo digital no site Página 13.
  4. Solicitar aos militantes da Articulação de Esquerda que encaminhem toda documentação oficial de que dispuserem, incluindo resoluções de encontros setoriais, direções estaduais e municipais, plenárias, congressos, etc. Formatar em PDF e postar no arquivo digital.
  5. Disponibilizar no arquivo digital o acervo completo do Jornal Página 13.
  6. Reorganizar no site a área “Biblioteca e documentos”, onde será alocado e distribuído o arquivo digital. Dividir a seção nas seguintes entradas (sujeito a alterações):
  • Direção Nacional
  • PED
  • Congressos do PT
  • Congressos, conferências e plenárias da AE
  • Eleições
  • Juventude
  • Mulheres
  • Sindical
  • Educação
  • Combate ao racismo
  • Saúde
  • AE estados
  • AE municípios
  • Orientação Militante
  • Jornal Página 13 (já existente)
  • Publicações (livros e cadernos)

7) Fazer backup de todo o arquivo em uma nuvem e disco físico.

Cronograma

Ações Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Reorganizar no site a área “Biblioteca e documentos” x
Localizar e postar os boletins no site x
Ler todos os boletins Orientação Militante, identificar e relacionar todos os documentos oficiais x x
Localizar todos os documentos oficiais relacionados e arquivar na seção do site x x x
Solicitar aos militantes da AE que encaminhem toda documentação oficial de que dispuserem (estaduais, municipais, setoriais) x x
Arquivar na seção do site toda a documentação enviada pelos militantes x x x
Disponibilizar no site o acervo completo do Jornal Página 13 x x x
Fazer backup de todo o arquivo em uma nuvem e disco físico. x x x x x

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *