Quaquá é arrolado como testemunha de defesa de réus de assassinato de Mariele e afastamento da vice-presidência do PT pode ser pautado no DN

Por Página 13 (*)

Quaquá e Chiquinho Brazão

Segundo a Agência Brasil, os réus acusados de participar do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes arrolaram cerca de 70 testemunhas de defesa na ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os nomes foram entregues ao Supremo pelas defesas dos irmãos Brazão e do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa.

No mês passado, o Supremo transformou em réus o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, o irmão dele, Chiquinho Brazão, deputado federal (Sem Partido-RJ), Rivaldo Barbosa e o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira. Todos estão presos.

Chiquinho Brazão indicou, entre outras pessoas, o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), o ex-deputado Eduardo Cunha, além de duas promotoras.

Os depoimentos dos réus vão ocorrer somente no fim do processo.

Durante o julgamento que transformou os acusados em réus, as defesas se pronunciaram e rejeitaram as acusaçõesde participação no homicídio da vereadora.

Antes desta situação, Valter Pomar, membro do diretório nacional do PT, já havia solicitado formalmente ao secretário geral do Partido, Henrique Fontana, que inclua na pauta do próximo Diretório Nacional, que acontecerá no dia 15 de julho, a proposta de retirar Washington Quaquá da vice-presidência do PT.

A solicitação menciona as “reiteradas declarações que Quaquá tem dado em favor dos irmãos Brazão” e que “culpados ou não de terem sido mandantes do assassinato de Marielle, os Brazão não devem receber nenhuma solidariedade do PT. E quem porventura o quiser fazer, não pode estar em posição que passe esta impressão”.

Pomar destaca que a alteração refere-se ao cargo de vice-presidente do PT e não a exclusão de Quaquá da Executiva do Partido.

Com informações de Agência Brasil EBC


 

(*) redacao@pagina13.or.br

17 respostas

  1. Dr. Chico Sousa Advogado, Caxias – Marnhão-Noedeste-Brasil.
    A temática trás dentro do PT um debate sério. Não é simplementes dizer que o petista, vice-presidente ou não, esteja infringindo a ordem partidaria. Regra geral, a testemunha indicada, seja pela acusaçõa ou defesa não poderá se eximirde de depor, seria ato atentatório à digbidade da Justição. Porém, no direito com na vida há exceções. No caso do deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), e não porque da pessoa, mas referente a taxativdade do Artigo 206 do CPP, só há duas impotse de recusa para depor em processo penal podem serem arguidas, a testemunha arrolada pode fazê-lo, primeira, o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias. Segunda, Existindo qualquer material de prova coadunante com o futuro depoimento, a testenhua podeá pedir dispensa da oitiva. Quando ao PT, é necessario ir devagar, para o Partido não se expor contra a Lei e nem contra o Companheiro deputado. Antes de quaquer isageiro devamos partir num caso como esse para o dialogo, se é que ainda não tenha ocorrido. É vontade pessoal do filiado e deputado prestar depoimento? pediram seu consentimento antes para constar do rol de testemunhas? Senão, o jogaram na fogueira e mesmo assim , não é posivél sair sem as exceções da lei.

  2. Independente dessa visão captada por drones, a apenas 1m, focada na figura do Quaquá; a tempos nada justifica estar vice no Partido. Os panos quentes cedidos à ele no conselho de ética virou um cobertor de impunidade, e alimentado, o bicho está crescendo.

  3. SOU FILIADO DESDE DE 1989
    E estou até hoje, por mais que discordo de muitas coisas dentro do nosso partido, o PT. Sempre há espaço para o diálogo.
    Muitos dissidentes do pt criaram partidos ou migraram para legendas já existentes. Respeito, até certo ponto, mas não seria necessário, pois , as tendencias no partido é para acolher todos/todas, e bora para campo das ideias. “Brigas “ nossa só fortalece o que não queremos, a extrema direita.

  4. SOU FILIADO DESDE DE 1989
    E estou até hoje, por mais que discordo de muitas coisas dentro do nosso partido, o PT. Sempre há espaço para o diálogo.
    Muitos dissidentes do pt criaram partidos ou migraram para legendas já existentes. Respeito, até certo ponto, mas não seria necessário, pois , as tendencias no partido é para acolher todos/todas, e bora para campo das ideias. “Brigas “ nossa só fortalece o que não queremos, a extrema direita.

  5. O PT está fragmentado, virou facçao brutas reacionárias.
    Chefes que mandam em Presidente Epitácio. Executiva do PT, foi dissolvida.
    As decisões são monocráticas, o próprio estatuto como arma para expulsar dissidentes.
    Dados protegidos,desfiliaçoes.compulsórias, falsificado de assinaturas entre outras.
    Lastimável, é preciso resolver isto, fadados ao fracasso total.”Facções e o PT agoniza, chora e pede socorro.”

  6. O PT foi um partido, hoje em várias cidades, houve fragmentaçao, transformando em facçao, algumas brutais e reacionárias.Agora são chefes que mandam, algumas cidades como Presidente Epitácio São Paulo, a Executiva do PT, foi dissolvida pelo “Capo” Cidão que se auto intitula Imperador, sua filha é a Tesoureira..Núcleos Ambientais são proibidos, por serem contrários a filosofia do partido..As decisões são monocráticas, além de usar ameaças com o próprio estatuto como lei para expulsar dissidentes.Uso de dados protegidos sem autorizaçao,desfiliaçoes.compulsórias, falsificado de assinaturas para eleições da MACRO, entre outras.Lastimavel, o PT não é aquilo que prega, é preciso que alguém leia isto, e resolva, ou estamos fadados ao fracasso total.”Facções Criminosas”se instalaram, o PT agoniza, chora e pede socorro.”

  7. O PT foi um partido, hoje em várias cidades, houve fragmentaçao, transformando em facçao, algumas brutais e reacionárias.Agora são chefes que mandam, algumas cidades como Presidente Epitácio São Paulo, a Executiva do PT, foi dissolvida pelo “Capo” Cidão que se auto intitula Imperador, sua filha é a Tesoureira..Núcleos Ambientais são proibidos, por serem contrários a filosofia do partido..As decisões são monocráticas, além de usar ameaças com o próprio estatuto como lei para expulsar dissidentes.Uso de dados protegidos sem autorizaçao,desfiliaçoes.compulsórias, falsificado de assinaturas para eleições da MACRO, entre outras.Lastimavel, o PT não é aquilo que prega, é preciso que alguém leia isto, e resolva, ou estamos fadados ao fracasso total.”Facções Criminosas”se instalaram, o PT agoniza, chora e pede socorro.”

  8. já não sem tempo…não só ele mas mts outras maçãs estragadas que se penduram no partido… difícil pra quem é militante ter de se desdobrar em “desculpas” e “esclarecimentos” junto ao povo…por isso tta debanda, estamos ficando igualzinho aos que tto combatemos.

  9. Bom dia, tarde noite, camaradas aqui ex fundadora do PT -RJ,
    EX- filiada, até porque esse partido há muito, já perdeu sua essência . Governadores ” petistas” fazendo privatizações de empresas de água, apoiando privatização de escolas públicas, et cetera. Esse sujeito Quaquá, o ” coroné” de Maricá, que colocou o filho com 18 anos pra ser vice- prefeito em Maricá. Seu ” feudo” , onde toda família , ex – esposa , também deputada estadual, assim como as dos Bolsonaros, viven do do erário publico. È repugnante que esse sujeito , ainda esteja nos quadros do Partido dos Trabalhadores. E isso só faz do Rio de Janeiro , e seu diretório estadual, ‘balcão de negócios – políticos /religiosos’, cada vez mais longe das bases e/ ou da população pobre e periférica.
    Alda Cotta

  10. Senhor Neuber!

    Para entender a reivindicaçāo do afastamento do companheiro Quaquá da vice presidência, é entender sua incoerência disvursiva com aquela proposta pelo nosso glorioso PT. Nesse sentido só há duas formas; acompanhando suas falas, das quais, muitas soam contra o princípio petista ou ler algumas das matérias publicadas neste blog sobre esses atitudes incoerentes.

  11. Até que ponto, que sacrifício, que coligação, que candidatos apoiar sem perder nossa essência, sem negar nossa História? Avaliação que precisamos fazer urgente, individualmente, e principalmente coletivamente!

  12. Figuras como o Quaquá soam de grande estranheza nos quadros do PT. Ele bem deveria, por si mesmo procurar lugares mais compatível com a sua maneira de fazer política.

  13. Acho muito estranho o afastamento do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, o Quaqua, da Vice Presidência do PT. O que motivou está medida. Na condição de filiado do partido, desde a fundação, a partir do Diretório da Cidade de Nova Iguaçu, hoje no Distrito Federal, gostaria de saber os maiores e os menores detalhes

  14. Eu não consigo entender esse caminho que nosso PT está tomando.
    Apoiando candidatos com esse discurso de apoio a milícia e pautas de direita .
    Não adianta ganhar eleitores fascistas e perder os progressistas . Apoiar candidatos declaradamente bolsonarista ou com essa pauta vai ser a derrocada do PT .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *