Saiu nova edição da revista Esquerda Petista

Página 13 divulga a mais recente edição da revista Esquerda Petista (fevereiro 2023), de número 14 . Abaixo, o leitor e a leitora poderão conferir o editorial.

BOA LEITURA!

Editorial

Reflexão sobre tempos de guerra e luta

O leitor tem em mãos a edição de número 14 de revista Esquerda Petista. Nossa primeira edição saiu em maio de 2014. Desde então conseguimos publicar pelo menos uma edição por ano, algumas vezes mais do que isso.

A revista tem como objetivo tratar dos temas programáticos e estratégicos, que exigem um “espaço” diferente do que o do jornal Página 13. Entretanto, para que esse objetivo seja alcançado, se faz necessário que algumas pessoas físicas tenham o tempo e a disposição necessária para fazê-lo. E isto não é nada fácil de conseguir.

Nesta edição, por exemplo, achamos ter tido êxito no que toca a cobrir a situação mundial, com artigos de Iole Iliada (mundo), Daniel Valença (América Latina e Caribe), Jana Silverman (Estados Unidos), Rússia (Gezilda Lima), Flávio Aguiar (Europa), África (Jonuel Gonçalves) e Ualid Rabah (Palestina).

Sobre a situação nacional, apresentamos textos de Natália Sena (sistematizando as opiniões da AE sobre a conjuntura), Guta Assirati (sobre os povos indígenas), Rayane Andrade e Adriano Bueno (sobre a questão racial), Patrick Araújo (sobre nossa “questão meridional”), Leandro Eliel e Antonio Carlos Rodrigues de Moraes (sobre as direitas e extremas direitas), Marcos Jakoby (sobre as polícias e forças armadas), Mayra Goular, Itamar Félix e Árbio Lima (sobre o bolsonarismo).

Também publicamos textos de Maria Carlotto (sobre junho de 2013), Jonatas Moreth (sobre a copa no Qatar), de Douglas Martins (sobre Pelé), de Múcio Magalhães (sobre os 30 anos da tendência petista Articulação de Esquerda) e de Francisco Pereira (sobre um livro de Perry Anderson).

É importante reafirmar que cada um responde pelo que escreveu. Ademais, vários dos autores e autoras mencionados acima não são militantes da AE.

Por fim: lamentamos não ter podido publicar, nesta edição, textos sobre vários dos temas planejados originalmente, por exemplo sobre “agrarismo versus industrialismo no século 21”; sobre as esquerdas brasileiras em 2023; e sobre as políticas sociais no governo Lula. Ficam para a edição 15 da Esquerda Petista, que se depender de nós será publicada ainda este ano.

Valter Pomar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *