Por Valter Pomar (*)
Como explicado anteriormente, entendo que cabe à atual direção nacional da AE apresentar ao X Congresso um balanço coletivo, cujo ponto de partida deve ser o balanço de cada dirigente, acerca de suas tarefas.
Minhas tarefas incluíam, além da diretoria da FPA e do acompanhamento de alguns estados, a secretaria-geral e a comunicação.
A respeito da comunicação, os textos abaixo falam da Esquerda Petista e da editora:
Tribuna de debates – Balanço da comunicação da AE, primeira parte
Tribuna de debates – Balanço da comunicação da AE, segunda parte
No texto a seguir, falo do Orientação Militante.
Salvo engano, o OM foi criado em 2014, com o propósito de ser um “Diário Oficial” da tendência, publicando resoluções da direção, da comissão de ética nacional, das coordenações setoriais, de direções estaduais e municipais que assim o desejem, assim como informações de interesse geral, como por exemplo nossa agenda e a agenda do Partido.
Parte dos OM estão disponíveis aqui:
https://pagina13.org.br/category/documentos-da-ae/orientacao-militante/
A dinâmica atual vem sendo a seguinte: redação do OM, envio para o grupo de zap da Dnae, eventuais emendas e correções, envio para o Marcos Jakoby, publicação no site do Página 13, divulgação do respectivo link nos grupos de zap e correios eletrônicos.
Entendo que o OM vem cumprindo seu objetivo e deve ser mantido, cabendo à próxima Dnae designar quem será o dirigente responsável pela elaboração.
(*) Valter Pomar é professor, diretor da Fundação Perseu Abramo e membro da dnae