Um sindicato pra todo mundo!

Página 13 publica texto que circula em diversos meios, de autoria do Luis Antonio Pasquetti, candidato a presidente pela Chapa 3 Renova Andes, sobre a apuração das eleições no sindicato nacional. 

Por Luis Antonio Pasquetti (*)

Hoje é dia 13 de maio de 2023.

Ontem passei o dia envolvido na apuração dos resultados da eleição do Andes. O resultado na AD a que sou filiado, a AdUnB, foi muito positivo, fizemos 85% dos votos na UnB. O mesmo aconteceu em muitas Associações Docentes.

Não temos o resultado final, só será proclamado dia 16/05, quatro dias após o término da votação, porque a eleição em nosso Sindicato Nacional é feita com cédula em papel, com voto impresso, sem nenhum recurso tecnológico, prevalece no nosso Sindicato Nacional o Burocratismo sindical.

Apesar disso, ontem li nas redes sociais uma ex-presidenta do Andes cantando vitória antecipada. Ou seja: em algum lugar, alguém acha que já tem os resultados. Não só isso: Pelo visto a ex-presidente tem certeza de que que – mesmo havendo recursos – eles não alterarão este suposto resultado.

Provavelmente ela tem certeza de seus representantes na Comissão Eleitoral Central farão
como fizeram durante todo o processo: defender a chapa 1, mesmo que para isso fosse necessário atropelar o estatuto e o bom senso. Enfim, não me surpreende a atitude da ex- presidenta.

É apenas mais um episódio, de uma lista que as vezes parece interminável, de contradições entre o discurso democrático e a prática autoritária, de um grupo que se apoderou, isolou e apequenou nosso Sindicato Nacional!

Perdemos mais de 5 mil filiados nos últimos anos, o método de direção pouco se altera, o desconhecimento, desinteresse, a falta de informações na base é gritante! E se materializa no número de participantes do processo eleitoral de 2023! Não é uma participação ampla, massiva de um Sindicato com uma base de 300 mil docentes, e 65 mil filiados.

Foram excluídos do processo eleitoral seções sindicais importantes, como a UFMG,
UFSCAR entre outras!

Não sabemos quem ganhou! A apuração somente ocorrerá a partir deste domingo, só saberemos depois que o processo estiver concluído, os recursos votados, o resultado proclamado, é assim na Democracia!

Continuamos na Luta, e esperamos que a Chapa 3 vença!!!

Agradeço aos professores e professoras que, em todo o País, votaram nas eleições. E, também, aos que votaram na Chapa 3, na expectativa de terem um sindicato de verdade, por educação pública, por ciência e tecnologia, por democracia, por um Brasil diferente e melhor terá prosseguimento, qualquer que seja o resultado!

Um grande abraço a todas, todos e todes

(*) Professor da Universidade de Brasília e Candidato a Presidente pela Chapa 3 Renova Andes!


(**) Textos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da tendência Articulação de Esquerda ou do Página 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *