2° edição de “Novos rumos do governo Lula”: uma leitura muito bem-vinda

Por Bruno Elias (*)

Ótima notícia a publicação, 18 anos depois, da 2ª edição do livro “Novos Rumos para o governo Lula – Documentos da Articulação de Esquerda (2000-2004)“.

Considero a leitura deste livro um dos maiores incentivos à minha entrada no PT e na Articulação de Esquerda (AE), em 2004.

No começo do ano anterior eu chegava com a família no estado do Tocantins e, semanas depois, iniciava minha graduação na UFT. Eu não tinha histórico de militância antes da universidade, mas comecei a participar do movimento estudantil desde o primeiro semestre.

Neste período me aproximei dos partidos de esquerda na universidade, especialmente do PT e do PCdoB, e ao ter os primeiros contatos com as tendências petistas, ganhei esse livro (provavelmente do companheiro Rafael Pops Barbosa Moraes, então vice-presidente da UNE).

Não lembro dos textos em detalhe, mas da impressão geral de sua leitura. Recordo que me identifiquei com a franqueza com que o partido e o primeiro governo Lula eram caracterizados e com a defesa da AE de um PT militante, socialista e revolucionário.

Foi um período de muito debate. A política econômica do governo Lula, tocada por Palocci e Henrique Meireles, era duramente criticada pela esquerda. E a própria perspectiva de um governo e de um partido em disputa que o livro apresentava era importante para aqueles que militávamos no movimento social.

Em tempos de um novo governo Lula que se inicia em 2023, a leitura da nova edição de “Novos Rumos” (link abaixo) é bem-vinda. É uma contribuição à retomada de debates não concluídos sobre a estratégia socialista do PT e o lugar de um governo democrático e popular frente ao desafio de reconstrução e transformação do Brasil.

https://pagina13.org.br/livro-novos-rumos-para-o-governo…/

(*) Bruno Elias é militante petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *