2° edição de “Socialismo ou Barbárie” e os 29 anos da Articulação de Esquerda

Por Página 13 (*)

A tendência petista Articulação de Esquerda completará trinta anos em setembro de 2023. Meses antes, no dia 4 de fevereiro, o Manifesto aos Petistas (conhecido na época como manifesto “A hora da verdade”) vai completar a mesma idade.

No 8º Encontro Nacional do PT, realizado em agosto de 1993, os signatários do manifesto “A hora da verdade” integraram uma chapa intitulada “Opção de Esquerda”. Esta chapa obteve 36,48% dos votos. Outra chapa, denominada “Na Luta PT”, obteve 19,11%. Somadas, as duas chapas elegem 56% do novo Diretório Nacional do Partido.

Finalmente, nos dias 18 e 19 de setembro, em 1993, ocorreu no Instituto Cajamar (SP) uma reunião de militantes petistas. Ao final, foi aprovado um manifesto intitulado À militância do Partido dos Trabalhadores.

Um balanço do 8º Encontro está no texto intitulado O melhor ainda está por vir. A hora da verdade depois do 8º Encontro Nacional do PT.

Após a derrota do PT nas eleições presidenciais de 1994, importantes dirigentes da Articulação de Esquerda defenderam a reaproximação com o outro setor da Articulação, agora denominado Unidade na Luta. Esta posição não foi aceita pela maioria da tendência. Sendo assim, muitos destes dirigentes a abandonaram já no 10º Encontro Nacional do PT (Guarapari).

Neste 10º Encontro, a Articulação de Esquerda participa de uma chapa intitulada “Socialismo ou Barbárie”. Este também foi o nome escolhido para o livro publicado no ano 2000, pela editora Viramundo (um dos selos da Boitempo), reunindo parte das resoluções divulgadas pela Articulação de Esquerda no período 1993-1999.

É este livro que a Editora Página 13 decidiu reeditar (baixe aqui), para marcar os 29 anos de existência da Articulação de Esquerda. A reedição foi praticamente fac-similar, respeitando inclusive a ortografia da época.

Recomendamos aos leitores que desejarem mais informações sobre alguns dos textos reunidos em Socialismo ou Barbárie, bem como sobre alguns dos protagonistas dos episódios citados anteriormente, a leitura do opúsculo 1993-2018: vinte (e cinco) anos não são nada, disponível no sítio www.pagina13.org.br .

Esperamos que nosso próximo aniversário de 30 anos ocorra num país governado novamente pelo presidente Lula, onde o bolsonarismo, o neoliberalismo e o imperialismo sejam derrotados pelas forças democráticas, populares e socialistas.

Ainda neste mês de setembro, o livro estará disponível na versão impressa aos interessados (as) e assim que for possível adquiri-lo comunicaremos aos leitores do Pagina 13 pelo site e pelas redes sociais.

Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *