A luta dos caixas do BB: balanço de três anos do grupo 1caiexpso/psv

Surgido do esforço de organizar a revolta difusa nas redes sociais contra a Reestruturação de 2021, o Grupo 1CaiexPorPSO/PSV reúne há mais de três anos caixas executivos (efetivos e substitutos) do Banco do Brasil, de plataformas distribuídas em todas as regiões do país. Nosso grupo tem servido para a troca de ideias e informações, elaboração de pautas de reivindicações, consultas aos funcionários, encaminhamento de nossas demandas às entidades sindicais e organização de ações conjuntas.

Trazendo para o grupo um funcionário por plataforma, reunimos num mesmo espaço representantes dos maiores centros urbanos do país, ao mesmo tempo em que limitamos a quantidade de membros para garantir uma comunicação mais objetiva.

2021: O ANO DA REAÇÃO

Em resposta à decisão do Banco de desgratificar todos os caixas efetivos, além de incentivarmos a participação nas paralisações convocadas pelas entidades sindicais, organizamos um movimento de cancelamento de banco de horas e boicote às vendas, como forma de intensificar os protestos e reforçar nossa unidade. Este movimento foi breve porém importante, durando até as primeiras vitórias judiciais obtidas pelas entidades sindicais, que mantiveram por liminar (até a recente decisão favorável a nós em primeira instância) nossas gratificações. Seguimos atentos aos desdobramentos na Justiça do Trabalho.

2022: O ANO DA PROPOSIÇÃO

Após acúmulo de discussões entre nós sobre as condições de trabalho nas PSOs e sobre como enfrentarmos os seguidos ataques à nossa função, construímos uma pauta de reivindicações própria dos caixas. Nosso grupo elaborou uma proposição inicial, à qual foram incorporadas sugestões colhidas junto a colegas das bases, para finalmente ser aprovado o texto final em consulta ampla.

Essa pauta de reivindicações e o processo de consultas realizadas podem ser acessados no seguinte endereço: https://drive.google.com/file/d/17QqyHlnFC4r9xjz6Ya4D6hFAaJkUPirX/view?usp=drive_link

Apresentamos essa pauta a diversos encontros estaduais ocorridos ao longo de 2022, que as encaminharam ao 33º Congresso Nacional de Funcionários do BB ocorrido em São Paulo entre 8 e 10 de junho daquele ano. Parte importante de nossas reivindicações foi incorporada às minutas do Comando Nacional para negociação com o Banco. Também foi aprovada a realização de um Encontro Nacional de Caixas do BB, que no entanto não chegou a ser realizado.

As minutas aprovadas podem ser conferidas nos seguintes endereços:

• https://drive.google.com/file/d/12vJ9HD1FKb09nkizd5_RKVNBm3dTAD8C/view?usp=sharing
• https://drive.google.com/file/d/15GWMZlcZv9-yRWooR7Yrr88E1xPdmqqM/view?usp=sharing

Embora tais reivindicações não tenham sido objeto de acordo no ACT, o Banco se comprometeu junto às entidades sindicais a convocar mesa temática específica sobre Caixas e PSOs para discussão de nossas reivindicações.

2023: O ANO DA LUTA

Em 2023, membros de nosso grupo participaram de diversas plenárias virtuais convocadas por entidades sindicais para discussão das questões relacionadas ao trabalho dos caixas executivos e às PSOs em especial (Brasília, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Uberaba).

Realizamos a atualização de nossa pauta de reivindicações, submetendo-a novamente a consultas nas bases, dessa vez incorporando reivindicações de colegas das PSVs e das agências, abrindo a possibilidade de respostas nos formulários por colegas caixas de todos os prefixos (não apenas PSOs).

A pauta atualizada e o processo de consultas para aprová-la pode ser acessada no seguinte endereço: https://drive.google.com/file/d/14nJoL7Bb1Db0DHlT15i8crb4HJdXBcl2/view?usp=drive_link

Com base nessas reivindicações, propomos e organizamos o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Caixas do BB, apresentando como palavra de ordem a hashtag #bbvalorizeoscaixas . Um ato simples, mas de visibilidade, em que colegas caixas de todos o país exibiriam cartazes com nossas demandas em fotos. Inicialmente convocado para 14 de junho, foi remarcado para 21 de junho com o propósito de ampliar o apoio das entidades sindicais, coincidindo com o dia em que ocorreria a primeira (e única até o momento) reunião da Mesa Temática sobre Caixas e PSOs.

Com várias entidades sindicais pelo país apoiando ativamente, além de cartazes, foram produzidas camisetas, faixas e banners, com passagem nas dependências para abordagem aos colegas, manifestações em defesa da função nas portas e interiores das agências, produção de conteúdos para as redes sociais.

Os registros em fotos e vídeos dessa importante mobilização nacional podem ser acessados no seguinte endereço: https://photos.app.goo.gl/gMpywWogo55SxvFS8

Produzimos também um texto de balanço sobre o movimento: https://drive.google.com/file/d/1hVq0gAk-eyJLtA5tuxo6ehwNp-jozyPu/view?usp=sharing

AS PLATAFORMAS CENOP NÃO ATENDEM NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Ao invés de apresentar respostas claras a cada uma de nossas demandas, em 15 de agosto de 2023 o Banco do Brasil anunciou uma nova reestruturação, reduzindo drasticamente o quadro de PSOs em todo o Brasil e criando 12 plataformas Cenop, além de duas novas CRBBs. Para os caixas abrangidos por ação judicial que mantém nossa gratificação, foram reservadas algumas centenas de vagas de assistente operacional pleno, dezenas de vagas de atendente CRBB e algumas vagas de assessor III em três capitais. À exceção das vagas de assessores, as demais possuem comissões inferiores à nossa gratificação.

Houve um persistente desinteresse em relação às vagas nas CRBBs. As adesões às vagas de assistente operacional pleno por caixas efetivos se devem principalmente à ausência de metas negociais e à possibilidade de trabalho em “home office” nas novas plataformas. Os caixas efetivos aderiram fugindo das crescentes cobranças por vendas de produtos a clientes nas PSOs, temendo também a sobrecarga que viria após a redução do quadro nos prefixos em que estavam.

Essas centenas de vagas estão longe de contemplar a demanda de milhares de caixas no BB por oportunidades de encarreiramento fora da área negocial. Aliás, essas oportunidades são do interesse de grande parte dos funcionários do BB que atuam nas agências e escritórios – não foram poucas as reclamações de funcionários sobre a impossibilidade de concorrerem às vagas abertas.

Como se deu, a reserva de vagas é injusta, pois quem mais precisa da garantia de uma comissão não são os caixas efetivos, contemplados por ação judicial que mantém a gratificação dos mesmos. Os mais fragilizados e que devem receber a atenção do Banco e das entidades sindicais quanto à demanda por encarreiramento são os caixas substitutos, que receberam a gratificação por anos seguidos e de repente se viram impedidos de exercer a função de caixa diariamente.

Não era necessário criar novas plataformas para dar oportunidades aos que querem exercer a função de assistente operacional. Essas vagas poderiam ter sido criadas nas próprias PSOs, onde já ocorrem parte dos trabalhos que estão sendo executados nas plataformas Cenop.

É preciso destacar ainda que, após a redução do quadro das PSOs, especialmente nos municípios em que foram implementadas as plataformas Cenop, em muitas agências resta apenas um caixa atuando, por vezes nem isso, obrigando gerentes de módulo a atenderem no guichê de caixa ou mesmo inviabilizando a continuidade do atendimento em guichê nessas dependências. Os funcionários são pressionados a parcelar suas férias para evitar a sobrecarga dos colegas durante os dias de pico e encontram obstáculos para agendar seus abonos. O atendimento por funcionários que atuam sozinhos nos guichês de caixa causa estresse, pois não há um lateral com que possam se consultar e ficam apreensivos quando precisam se ausentar para ir ao banheiro ou fazer o intervalo de refeição, tendo de deixar o ambiente dos guichês sem funcionários.

INFLUENCIANDO O COTIDIANO

Para além da luta geral pela manutenção da gratificação e pela garantia do atendimento a clientes em guichês de caixa nas agências, a atuação de nosso grupo cumpre importante papel diariamente.

Resistimos a desmandos, difundindo entre nós informações que nos auxiliam a contestar ordens que ferem acordos e normativos – como a atuação de caixas de PSOs em Salas de Auto-Atendimento, fora dos parâmetros da IN e outras orientações do próprio Banco; ou o abandono de senhas cujo tempo de atendimento extrapola o permitido.

Questionamos a todo momento índices cobrados no Conexão das PSOs, alguns dos quais acabaram sendo removidos – como a redução de transações, os limites ao acionamento de caixas e a quantidade mínima exigida de documentos cadastrais validados e depósitos judiciais pagos.

Seguiremos debatendo as condições de trabalho e atualizando nossas demandas frente aos problemas que persistem e aos que surgem.

Preocupa ainda o nível de responsabilidade assumido pelos caixas na execução de pagamentos de DJOs de elevados valores, frente à constante necessidade de treinamentos nessa área e em meio às tarefas relacionadas ao atendimento em guichês.

Outro problema: o índice de efetividade operacional como estabelecido foge à compreensão dos funcionários e está relacionado a práticas de assédio moral. Registros via GSV são os instrumentos encontrados para fazer cumprir o índice de efetividade com trabalhos que não são contabilizados automaticamente. Embora alivie a pressão por um lado, o recurso ao GSV está sujeito a manipulações e gera distorções nos resultados individuais, afetando as classificações no PDG/Prêmio Conexão, o que tem sido motivo de reclamações entre funcionários.

SITUAÇÃO DA PSVs

Foram anunciados ao longo de 2023 o encerramentos de 22 Plataformas de Soluções Valores (PSVs), reduzindo o total de prefixos que compõem essa rede de 117 para 95. Pelo que acompanhamos, os colegas atingidos por essas mudanças tiveram as alternativas de permanência na mesma praça (ainda que como excessos), de preservação da renda ou de ascensão profissional. Além de cobrar garantias como essas, seguiremos demandando que o Banco do Brasil mantenha seu papel de custodiante do Banco Central, em nome do interesse público e da qualidade do serviço; que as terceirizações no setor sejam contidas, evitando novos encerramentos de PSVs; e que a dotação seja incrementada nos prefixos que atendem maior número de caudatárias.

3 de abril de 2024
Grupo 1CaiexPorPSO/PSV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *