Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Bella Ciao cantada nas montanhas de Abruzzo

Por Alessandro Portelli 

Tradução de Miguel Gugu

Muitos escreveram sobre bella ciao e muitos a cantaram. Agora, em um pequeno precioso livro, Cesare Bermani, o estudioso militante que melhor seguiu as origens e história dessa música, destila mais de meio século de pesquisa e chega a conclusões definitivas e solidamente documentadas (Cesare Bermani, “Bella ciao” História e sorte de uma canção da resistência italiana até a universalidade das resistências (Novara, Interlinea, 2020).

Primeiro, Bermani esclarece um ponto importante: não é verdade que bella ciao não foi cantada durante a Resistência. Foi o hino de combate da Brigada Maiella em Abruzzo, cantada pela brigada em 1944 e trazido para o norte por seus membros que, após a libertação da Itália Central, ingressaram na unidade de Libertação da Itália como voluntários agregados ao exército regular. A razão pela qual não havia notícias adequadas, observa Bermani, estava em um erro de perspectiva histórica e cultural: a ideia de que a Resistência e, portanto, o canto partidário, era um fenômeno exclusivamente do norte. O fato de a canção icônica do antifascismo vir de Abruzzo muda a perspectiva não apenas do canto, mas do movimento de libertação como um todo: o “vento norte” era impetuoso e decisivo, mas o vento não soprava direção sozinha.

Por algum tempo, porém, notamos uma rica tradição de canto antifascista e partidário em outras partes da Itália central, especialmente no Lázio e na Úmbria (para não mencionar a Toscana, da qual já se sabia muito). Existe uma versão de Whistle the wind, a música clássica composta pelos guerrilheiros da Ligúria, coletada na Úmbria por Valentino Paparelli, à qual foi acrescentado um verso surpreendente: «No norte, há um povo que espera com certeza para ter a liberdade”. Os partidários que lutaram no centro da Itália continuam a luta escalando para libertar o norte.

Entre eles, havia também os combatentes da Brigada Maiella. O encontro entre esses combatentes e as forças partidárias do norte, especialmente em Emília, torna-se um momento crucial de troca e contaminação cultural. É aí que os partidários da Úmbria da Brigada Gramsci alistados no corpo de combate de Cremona aprenderam Whistle the wind e Stoppa e Vanni, e depois os adaptaram ao seu contexto; e foi em Reggio Emilia que o então partidário Vasco Scanzani aprendeu o bella ciao dos partigianos, que mais tarde, em 1951, se transformaria no canto de trabalho das mondine.

Bermani, que também foi protagonista, lembra que Roberto Leydi e Gianni Bosio nada sabiam disso quando conheceram a grande ex-cantora de mondina Giovanna Daffini, perto de Reggio Emilia, que cantou a versão da mondine, e se convenceram de que era a origem do canto partidário. Desse mal-entendido nasceu o memorável show “Bella ciao”, representado no Festival Spoleto em 1964, que começou precisamente com a justaposição, na ordem errada, das versões social e partidária.

O reavivamento popular italiano surge, portanto, de um duplo mal-entendido: a identificação do canto partidário apenas com o Norte e a troca de cronologias entre o olá partidário Bella e a versão sindical escrita por Scanzani para o mondine. Deve-se notar também que os “responsáveis” por esse mal-entendido (ainda generalizado), começando com Leydi e o próprio Bermani, foram os que deixaram claro por muito tempo como as coisas realmente eram.

Do livro de Cesare Bermani, Bella ciao surge como um texto que questiona definições rígidas e limites intransponíveis: norte e sul, canto partidário, música leve, tradição oral … Bermani parte da relação entre canto partidário e canto épico-lírico narrativo tradição oral, refazendo os laços estreitos com canções tradicionais como Fior di Tomba (texto) e The Sleeping Drink (melodia). No centro da Itália, por exemplo, uma versão narrativa da Fior di tomba, intercalada com o refrão Bella ciao, é bastante difundida, quase como uma contaminação cruzada na qual o canto partidário retribui a balada tradicional.

Mas o vínculo é ainda mais profundo: o incipit – “Hoje de manhã acordei” – que é compartilhado por Bella Olá com a Fior di Tomb, encontramos muitos blues: na outra manhã, acordei e Satanás bateu à minha porta (Robert Johnson ), na outra manhã eu acordei e o blues estava girando em volta da minha cama (Bessie Smith), e assim por diante. É a descoberta traumática da irrupção do mal – invasão, traição, demônio, sofrimento – no tempo e no espaço da vida cotidiana, a precariedade da existência e dos relacionamentos em um mundo popular sempre ameaçado.

Talvez a parte mais engraçada do livro de Bermani seja a reconstrução da história de vida de Rinaldo Salvadori, um letrista e compositor da Toscana, que já na década de 1930 havia composto uma música intitulada Rice Paddy sobre a vida das mondinas que continham a frase “bella ciao”, aprendido em fragmentos de canções alpinas e outras expressões populares.

Paddy foi censurado pelo regime porque continha referências explícitas à exploração a que estavam sujeitos; para ser perdoado, Salvatori então compôs canções fascistas, mas já em 1944 ele publicou texto e música de uma versão de Bella ciao muito semelhante à que todos conhecemos hoje. O ponto, em suma, é que nessa área a busca por “origem” e “autoria” se dissolve em fluxos infinitos; o que importa não é tanto como uma música nasceu, mas como se tornou o que temos agora.

“Salvadori”, escreve Bermani, “parece-nos um fenômeno de” fronteira “, metade dentro do mundo popular e metade dentro do mundo da música pop daqueles anos”. Na realidade, é toda a história de Bella Ciao que aparece como um fenômeno de fronteira, híbrido e ilusório e precisamente por esse motivo capaz de se unir, de colocar diferentes realidades na comunicação. Pensar dessa maneira também nos ajuda a entender melhor o processo pelo qual Bella Ciao é adotada quase institucionalmente como uma canção icônica do movimento de libertação nos anos da centroesquerda, quando o antifascismo se torna (um pouco instrumental, mas um pouco também não) princípio unificador de um “arco constitucional” que em suas melhores formas reconhece a pluralidade de uma resistência que não pertence exclusivamente a ninguém.

Em certo sentido, é precisamente o ecumenismo político algo genérico entrelaçado com firmeza moral (e, como Bermani nos lembra, os ecos da melodia do leste europeu, o prazer lúdico do bater de palmas) que permite tanto o abuso quanto a extraordinária circulação internacional, especialmente nos últimos anos, do Chile ao Curdistão, da “Casa di carta” a Tom Waits, da qual Bermani explica com precisão. E isso assusta os administradores locais de direita que, de Friuli à Sardenha, tentaram em vão em várias ocasiões banir o canto em eventos oficiais. Eles estão certos ao dizer que Bella ciao é divisória: será genérica, será ecumênica, mas é claro de que lado está.

(*) Publicado originalmente em https://ilmanifesto.it/bella-ciao-cantata-sui-monti-dabruzzo/

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