FOTOS: Alkmin declarou guerra aos estudantes para fechar escolas

Por Página 13 (*)

Em 2015, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a decisão de “reorganização” da educação pública do estado. O decreto, publicado no dia 1° de novembro, autorizava a transferência de professores para a implementação da reestruturação escolar, que fecharia 93 unidades de ensino em todo o estado e transferiria, compulsoriamente, pelo menos 311 mil alunos, em muitos casos, dificultando o acesso escolar.

Desde o dia 10 de novembro daquele ano, estudantes que seriam prejudicados com a reorganização proposta por Alckmin, iniciaram um movimento de ocupação das unidades educacionais. Mais de 190 escolas participaram no movimento de ocupação.

A Polícia Militar agiu com extrema violência contra os estudantes das escolas que protestaram contra a chamada reorganização. A polícia e o batalhão de choque invadiu escolas, espancou alunos e professores, jogau bombas, prendeu jovens, espirrou gás de pimenta e atacou com brutalidade as manifestações nas ruas.

Esta prática, que já se anunciava desde o início do movimento dos estudantes na virada de outubro para novembro, ganhava  ares de barbárie após o governo estadual, em reunião na manhã do dia dia 30 de novembro, tratar os protestos como se fossem uma guerra. Fernando Padula Novaes, chefe de gabinete do secretário de Educação Herman Voorwald, disse, literalmente, que o movimento dos estudantes merece como resposta “ações de guerra”.

Após quase um mês de resistência e de ocupações dos estudantes, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) suspendeu o fechamento de escolas em São Paulo. Decisão aconteceu no dia (4/12) em que pesquisa Datafolha indicava que a popularidade do governador chegou ao menor índice já registrado até então.

Veja imagens:

 

(*) Com informações:

https://pt.org.br/apos-pressao-de-estudantes-alckmin-volta-atras-e-suspende-fechamento-de-escolas/

https://quimicosunificados.com.br/lutas-gerais/fotos-alckmin-covarde-e-autoritario-diz-que-e-%C2%93guerra%C2%94-pm-espanca-joga-bomba-e-prende-estudantes/

https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2015/12/alckmin-publica-decreto-da-reorganizacao-escolar-9133/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *