Manifesto do campo político da candidatura própria do PT no Ceará

Nota ao Encontro do PT-CE

Candidatura Própria do PT
Agora É Pra Valer!

Manifesto do campo político da candidatura própria do PT no Ceará aos delegados e às delegadas do Encontro de Tática Eleitoral do PT-CE

Depois de um processo longo, o PT decidiu pelo lançamento de uma candidatura própria ao Governo do Estado do Ceará.

Trata-se de uma decisão histórica, depois de 16 anos de subordinação ao projeto político identificado com a família Ferreira Gomes. A aliança persistiu mesmo em face dos ataques cotidianos e violentos desferidos por Ciro Gomes contra o PT e contra Lula. A aliança se sobrepôs até ao objetivo nacional do PT de eleger Lula para derrotar o governo da extrema-direita de Bolsonaro.

Neste sentido, nós saudamos a decisão, e nos colocamos na primeira fila desta campanha para levar o PT à vitória contra Bolsonaro e contra seu representante no Ceará.

A decisão de lançar a candidatura, contudo, acabou por não ensejar um debate capaz de abraçar o conjunto da militância. Um debate necessário sobre os pontos para uma plataforma ao governo estadual, uma discussão acerca do arco de alianças e sobre suas bases, tudo isso era necessário para potencializar esta histórica decisão de lançar um candidato próprio do PT.

O Encontro Estadual de Tática, previsto para o sábado, dia 23, foi desmarcado na noite do dia 22, inviabilizando o debate que segue sendo necessário.

Em seguida, logo no dia 24, foi anunciada pela imprensa a escolha do companheiro Elmano de Freitas. Não duvidamos das qualidades do companheiro, mas estimamos que perdemos a oportunidade de decidir nosso nome para a disputa do Governo do Estado a partir de uma discussão ampla e democrática da militância que, sem dúvida, poderia ser o do próprio Elmano, no contexto de uma congregação da militância representada pela reunião do Encontro Estadual.

O Encontro Estadual foi finalmente marcado para ser realizado precariamente on line na tarde desta quarta, dia 27, em condições difíceis para o debate e com enormes limitações para o confronto de ideias e tomadas de decisão. Tememos, com sérias razões, que o Encontro seja tão somente homologatório de uma decisão já tomada sem a participação enriquecedora da militância.

Estas críticas, que consideramos necessárias, não diminuem em nada nossa disposição e nosso compromisso de levar uma batalha até as últimas consequências para levar Lula à presidência e Elmano ao Governo do Ceará como instrumentos para reconstruir e transformar o Brasil e o Ceará, porque esta é uma necessidade urgente do nosso povo.

Chamamos a atenção para a necessidade de colocar em discussão não só com a militância, mas com o povo cearense, o programa de governo a ser apresentados pela candidatura petista, a exemplo do processo participativo em torno da campanha nacional de Lula. Neste sentido, é que levantamos alguns pontos que nos parecem fundamentais:

– Fortalecimento do serviço público, revogação das medidas que tiraram direitos dos servidores, revisão da gestão privada dos serviços públicos e fim do teto dos gastos, acompanhando a meta prevista no programa de Lula de rever a Emenda Constitucional 95.
– Adoção de mecanismos que possibilitem a autogestão e empoderamento popular nos territórios, com planejamento e orçamento públicos participativos e conselhos sociais para controle social das prestações de serviços e obras públicas;
– Superação de uma política de segurança pública dominante e autoritária, permeada pelas culturas da violência, da repressão aos pobres e do encarceramento em massa, transitando para modelos efetivos de segurança cidadã comunitária;
– Implantação de um plano de emergência de adaptação climática, articulado com a sociedade e governos de outras esferas, para fazer frente à crise sócio-ambiental planetária e epidemias;
– Inversão de prioridades na gestão pública – especialmente focadas na classe trabalhadora, em negros, mulheres, jovens e segmentos excluídos – com investimentos maciços em políticas de combate à fome, com geração de trabalho e renda na agroecologia, arte e cultura locais e empreendimentos sociais, pela preservação da vida das pessoas e do planeta.

Entendemos que nossa campanha deva assegurar os espaços e meios para permitir a necessária discussão para a construção participativa e abrangente de temas como: saúde, educação, segurança, inclusão, entre outros, num programa de verdadeiras e urgentes transformações em favor de nossa gente.

Este processo de soma à necessidade urgente de irmos todos e todas ganhar as ruas, corações e mentes para eleger Lula, Elmano, Camilo e expressivas bancadas comprometidas com a retomada do protagonismo democrático popular rumo ao socialismo!

Fortaleza, 27 de julho de 2022

Articulação de Esquerda
Diálogo e Ação Petista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *