NÃO à privatização do Parque da Cidade!

Parque da Cidade – São José dos Campos (SP)

O prefeito Anderson Farias (PSD) apresentou na manhã da última quinta-feira, dia 1º de fevereiro de 2024, seu plano de “concessão” do Parque da Cidade à iniciativa privada, alegando a incapacidade da prefeitura municipal em gerir aquele espaço e demonstrando explicitamente à população a incompetência da atual gestão em garantir aos munícipes um espaço de lazer e cultura de qualidade.

São José dos Campos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encontra-se entre os municípios com as 100 maiores  economias do país, ocupando a 20ª posição e a 3ª cidade mais rica do interior do Brasil. Ou seja, numa clara atitude de dilapidação do patrimônio público promove-se o entreguismo dos bens pertencentes aos cidadãos joseenses para a iniciativa privada, atestando, dessa maneira, a falência da atual gestão e a desqualificação do atual prefeito em zelar pelos interesses comuns da população, conforme o próprio admitiu em live transmitida pelo Instagram.

A prova disso é que as obras de reforma custarão 180 milhões, sendo que o Estado investirá 100 milhões e a prefeitura 79 milhões, tornando visível o emprego de verba pública para financiar obras que serão entregues à gestão do capital privado, privilegiando interesses particulares e a obtenção de lucros sobre os munícipes que já arcam com o pagamento de pesados impostos.

A fim de legitimar esse processo, um dos pontos apresentados para a implantação dessa proposta será a realização de uma pretensa consulta pública, com o objetivo de angariar respaldo para um projeto que já se encontra estruturado e desconsidera a participação da população. Outro ponto será a votação na Câmara Municipal, que bem sabemos, tem sido uma instituição majoritariamente alinhada e subserviente aos interesses do atual prefeito, demonstrando em inúmeras ocasiões a aprovação de leis e projetos que contrariam os interesses coletivos, em prol do atendimento aos interesses de determinados grupos.

Por isso, estamos nos mobilizando e não deixaremos que nos iludam com o “canto da sereia” da privatização, retirando uma importante conquista obtida pelos cidadãos joseenses, durante a gestão da prefeita Ângela Guadagnin (PT), a qual entregou à população de São José dos Campos um ambiente para a prática de esportes, atividades culturais e de lazer, gratuitamente.

Assim, conclamamos todas as pessoas a se manifestarem nos espaços públicos, nas redes sociais, assinando as petições e abaixo-assinados contra essa ação de entrega do Parque da Cidade ao setor privado, assim como cobrar investimentos da prefeitura para a revitalização e manutenção daqueles espaços, pois a verba existe, o que falta é capacidade de governança e melhor utilização dos recursos públicos em favor do povo joseense.

Por isso, dizemos NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE DA CIDADE!!!

Núcleo da Educação do PT de São José dos Campos

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *