Natália Bonavides: a vez do PT em Natal

Em entrevista ao Página 13, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) reflete sobre a trajetória do Partido dos Trabalhadores nas eleições da capital potiguar; fala sobre a construção do arco de alianças e avalia que os cenários estadual e nacional somam para sua chegada à Prefeitura, após cinco décadas de governos conservadores.

Página 13: Por quais motivos o PT quer governar Natal?

Natália Bonavides: Desde o governo popular de Djalma Maranhão, cassado pelo golpe militar de 1964, que Natal não foi mais governada pelo campo de esquerda ou mesmo progressista. Não tivemos mais nenhum governo popular, realmente comprometido com os interesses da classe trabalhadora da cidade e com a transformação das condições de vida para melhor. O PT tem experiência acumulada e projeto de transformação para o país, já governou várias capitais e estados, além da Presidência da República. Hoje, com Lula, estamos ocupando a Presidência da República pela quinta vez, e o governo estadual do RN pelo segundo mandato com a professora Fátima. Além disso, o nosso compromisso programático é com uma cidade democrática, popular, que preste serviços públicos de qualidade para sua população, que tenha creche para todas as crianças, um atendimento de saúde com dignidade, ônibus suficiente para atender a população, cultura e lazer, entre outras questões. Natal é uma cidade linda, amada pelo seu povo e que não pode seguir refém do pacto de mediocridade que os gestores das últimas décadas fizeram e que teve como consequência o nosso não desenvolvimento. Por tudo isso, acho que se o PT tiver a chance de governar Natal, a cidade e seu povo sairão ganhando muito.

Nas eleições anteriores, como foi nosso desempenho?

O PT figura nas eleições majoritárias de Natal desde 1988, quando indicou o vice, Hugo Manso, na chapa com o PSB. Em 1992, fomos representados pelo então deputado estadual Júnior Souto e chegamos a quase 7% dos votos. Em 1996, em uma grande disputa, a nossa hoje governadora Fátima Bezerra quase ganhou a eleição. A então deputada estadual perdeu no segundo turno por apenas três pontos percentuais para a então ex-prefeita e ex-deputada federal Vilma de Faria, que ainda seria governadora. Até hoje, esse foi o nosso melhor desempenho nas disputas municipais em Natal. Depois, Fátima enfrentou mais três difíceis campanhas à Prefeitura: 2000, 2004 e 2008. Em 2012 e 2016, tivemos como representante do Partido nosso companheiro Fernando Mineiro, então deputado estadual e hoje federal. Em 2012, nós quase chegamos ao segundo turno, já em 2016, quando tivemos que enfrentar uma eleição em meio a um golpe contra a nossa presidenta Dilma, sofremos mais uma derrota. Por fim, em 2020, com o então senador Jean Paul Prates, a eleição terminou no primeiro turno e o PT ficou em segundo lugar, alcançando 14% dos votos em uma conjuntura também muito difícil, com pandemia e bolsonarismo em alta.

Qual será nossa tática para vencer em 2024?

A nossa pré-candidatura tem feito conversas com vários partidos. Além do PT, há diálogo com PV e PCdoB, PDT, Rede, MDB e PRD (ex-PTB), UP, PSOL, sendo alguns mais avançados e outros em construção. Também estamos em diálogo com os movimentos populares, sindicais e comunitários da cidade, além de muitos setores sociais, organizados e não organizados. Um diagnóstico da situação da cidade está sendo construído e iremos buscar caminhar junto com quem tem uma visão programática comum sobre a necessidade e sobre como implementar as grandes mudanças que a cidade almeja.

O governo federal e o governo estadual serão um fator positivo ou negativo na disputa eleitoral municipal?

Serão um fator positivo. Temos a chance de pela primeira vez na história termos aliados orgânicos governando nos três níveis: municipal, estadual e federal. Isso será importante para despertar na população a confiança de que temos a candidatura com melhores condições para trazer investimentos para a cidade e para articular parcerias em políticas públicas e projetos estruturantes junto aos governos estadual e federal.

Uma resposta

  1. Importante iniciativa do PT dr Natal. A companheira Natália Bonavides é uma jovem parlamentar competente e comprometida com as pautas dos trabalhadores(as), e tem plenas condições de liderar uma popular para governar a cidade e implementar um programa de transformações socias qua melhore significativamente a vida da população.
    Daqui do Rio de Janeiro torcendo pelo êxito dessa empreitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *