Nota informativa sobre o processo eleitoral do ANDES-SN

Página 13 divulga nota informativa do Renova ANDES.

Caros/as colegas,

Em especial os/as apoiadores/as do Renova ANDES,

Encerrou-se ontem às 21h a votação das eleições do ANDES-SN. Prevista para as 22h de ontem, a apuração ainda não ocorreu. Mas a validação dos votos em separado demorou muito, de modo que às 3hs da manhã, a comissão eleitoral decidiu suspender os trabalhos e retomar a apuração hoje ao meio dia, apostando que a validação desses votos já tenha terminado.

A apuração ficou prevista para meio-dia deste sábado, mas até o momento em que publicamos esta nota ainda não temos noticias claras sobre a apuração. Consideramos um absurdo que desde as 22h de ontem e até as 16h de hoje nenhuma informação tenha sido passada para a base docente. Um desrespeito com os sindicalizados, votantes e as chapas concorrentes.

A confusão da apuração prossegue àquela verificada no processo de votação, que impediu o acesso ao voto de milhares de eleitores e mesmo de seções sindicais inteiras.

Mas já sabemos que votaram, ao todo, 13.049 docentes em todo o Brasil. Foi acima do que se projetava no início da eleição, mas muito abaixo da última eleição, quando 16.871 docentes votaram. Nós, do RENOVA ANDES, achamos que ainda é muito pouco. O Brasil tem quase 400mil docentes de ensino superior, cerca de 180mil deles de ensino superior público. Desses, 79mil são filiados/as ao ANDES através das suas associações docentes. Isso significa que menos de 20% dos filiados/as votaram, evidenciando o longo caminho que temos pela frente para tornar o ANDES-SN mais representativo e mais forte, em especial entre os filiados/as.

Entendemos que independentemente de qual o resultado tivermos foi uma imensa vitória política com a mobilização de milhares de docentes em todo o Brasil que superaram um sistema extremamente complexo e burocrático para exercer seu direito de votar e fortalecer o ANDES. Só com isso, politicamente, já vencemos!

http://renovaandes.org/nota-informativa-sobre-o-processo-eleitoral-do-andes-sn/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *