Por Valter Pomar (*)
A data precisão não lembro.
Talvez tenha sido aqui: O PCO, aliado objetivo de Bolsonaro | Página 13
Mas lembro a indignada resposta de um camarada, que disse entre outras coisas que eu estava exagerando.
Recomendo a este camarada e a outros que ainda tenham dúvida a respeito, que leiam o texto disponível no link abaixo.
Valter Pomar se ajoelha e suplica: imperialismo, nos salve! – Diário Causa Operária
Vou pular a parte que me diz respeito, em parte porque ser atacado pelo PCO é bom sinal, em parte porque o artigo foi – na melhor das hipóteses – escrito por alguém que ignora completamente o que eu penso.
Me concentro apenas no seguinte: mesmo a essa altura do campeonato, o PCO segue defendendo o Bolsonaro.
Para quem não tiver paciência de abrir o link ou ler a íntegra do artigo do PCO, que reproduzo ao final, cito a seguir dois trechos do texto publicado neste domingo 27 de julho.
(…) A razão para alguém ir para a cadeia em um regime democrático seria ter cometido alguma infração tipificada pela Lei e que suscite tal pena. (…) Neste sentido, não adianta falar em “prontuário” de Bolsonaro. Quais foram os crimes? Onde estão as provas? A defesa teve o direito a se manifestar? Houve um julgamento? Para o bárbaro Pomar, nada disso tem importância — o que importa é a sua opinião. O que ele não percebeu é que ele não é juiz, e que a opinião dos juízes, em geral, são mais reacionárias que qualquer coisa que passe pela cabeça do ex-presidente (….)
Abaixo, outro extrato:
“(…) Politicamente, de fato, pode-se julgar Bolsonaro por uma série de atentados contra a soberania nacional — um dos maiores deles é a venda da Eletrobrás. Mas e juridicamente, será que podemos? (…)”.
Noutros textos, disponíveis neste blog, já comentei a mixórdia política e teórica que “embasa” os argumentos do PCO.
Aqui me limito a reiterar o seguinte: a cúpula do PCO está controlada por aliados do cavernícola. Quem dá espaço para esta gente, seja a que pretexto for, está ajudando a extrema direita.
(*) Valter Pomar é professor e membro do diretório nacional do PT