Por Valter Pomar (*)
Primeiro Maia foi visitar Temer.
Explicitando que o “bloco do Maia” é com golpistas.
Depois Maia informou quem é seu candidato à presidência da Câmara.
Reafirmando quem manda no tal bloco.
Os partidos de oposição (PT, PSB, PDT e PCdoB) “reagiram” informando terem sido “comunicados que o Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), num gesto de desprendimento, abriu mão de sua pré-candidatura em favor do Deputado Baleia Rossi (MDB/SP)”.
Gesto de desprendimento!!
Ainda segundo a nota da oposição, “o Presidente Rodrigo Maia solicitou aos nossos partidos uma reunião com o Deputado Baleia Rossi para 2ª-feira, 14h, para que ele possa nos apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa”.
Propostas e compromissos!!
Seja como for, se Maia não fizer outra das suas e se a oposição não preservar nem mesmo as aparências, teremos até segunda-feira para saber se a oposição também é capaz de “desprendimento” e, portanto, se vai apoiar Baleia, um cidadão que além de golpista, tem o hábito de votar frequentemente a favor das medidas propostas pelo governo Bolsonaro.
Existe alternativa?
Existe: lançar um nome do PT para disputar o primeiro turno da eleição da presidência da Câmara.
Se não fizer isto, a bancada do PT revelará que não aprendeu absolutamente nada a respeito do que significam Maia, o DEM, o MDB e Temer.
(*) Valter Pomar é professor e membro do Diretório Nacional do PT
(**) Textos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da tendência Articulação de Esquerda ou do Página 13.