Por Valter Pomar (*)
Faltam poucos dias para o segundo turno das eleições municipais de 2024.
Neste momento, a tarefa número 1 de todo petista é vencer.
Quem está focado nisto, não está tendo muito tempo para pensar no day after.
Afortunadamente, não é o caso de todo mundo.
Reginaldo Lopes, por exemplo, é um dos que desde já vem apresentando opiniões e propostas sobre o que o PT deve fazer no pós eleição.
Um exemplo disso está nas declarações que Reginaldo Lopes deu, dia 21 de outubro, à CNN.
Copio e colo abaixo o que foi publicado na imprensa.
Nessas declarações, Reginaldo faz várias críticas ao PT, ao governo Lula e ao Foro de São Paulo.
Embora não concorde com o que ele diz, muito menos com sua embocadura Hommer Simpsons, quero agradecer ao Reginaldo Lopes.
Agradeço, porque sua declaração à CNN foi ao fundo da questão.
Refiro-me especificamente à seguinte frase: o “agro avançou muito. O PT faz uma disputa ideológica sem sentido” com o agro.
O agro é o principal protagonista de catástrofe ambiental.
O agro é a base do modelo primário exportador.
O agro é a base da extrema-direita.
O agro descende do latifúndio, base de todo o reacionarismo presente na história brasileira.
Portanto, não é trivial que um petista considere “sem sentido” criticar o agro.
Caso posições como a de Reginaldo Lopes predominem, o PT vai virar a quinta roda do carro do latifúndio.
Obrigado Reginaldo, pelo sincericidio.
Um dos principais quadros do PT no Congresso, o deputado Reginaldo Lopes defende que o partido passe por uma reformulação programática em 2025, quando será eleita a nova direção partidária. No momento que o Centrão e a direita avançam nas eleições municipais, o petista cobra mais engajamento dos ministros e avalia que o governo é muito dependente da figura do presidente.
“O governo está muito preso em sua grande estrela, que é o próprio Lula, e seus ministros estão deixando a desejar”, disse Lopes à CNN. “Os governos do Lula 1 e 2 mudaram a base social do Brasil, mas o PT não mudou. O PT não deu conta de entender o papel dos evangélicos, o novo mundo do trabalho e que o agro avançou muito. O PT faz uma disputa ideológica [com o agro] sem sentido”, disse Reginaldo Lopes.
Ainda segundo o deputado, o “governo precisa de foco”. Lopes afirmou que apoia o prefeito Edinho Silva para a presidência do PT.
Reginaldo Lopes diz que PT deveria liderar criação de nova entidade latino-americana no lugar do Foro de SP – Folha (Painel)
Ex-líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (MG) defende que o partido lidere a criação de uma nova entidade latino-americana no lugar do Foro de SP, que reúne legendas de esquerda. “Deveríamos constituir um foro democrático de centro para pensar o desenvolvimento social e econômico da América Latina, as conexões entre os diversos países e projetos conjuntos nas áreas social e de infraestrutura. O Foro de São Paulo não foi pensado para isso e não cumpre esse papel”, diz Lopes.
Lopes afirma que vai propor a ideia no ano que vem. O Foro abriga o PT e partidos que comandam as ditaduras na Venezuela e na Nicarágua. “São regimes que representam atualmente o maior constrangimento para um projeto democrático de esquerda na América Latina”, diz.
Uma resposta
Esse tipo de declaração desse deputado reflete o alto nível de influência (negativa) do pensamento social- liberal no PT. Figuras como essa não têm nenhuma referência na construção de um horizonte socialista para o Brasil, e querem transformar o partido numa mera sigla liberal, totalmente adaptada à lógica capitalista. O PT não tem que se transformar nisto. Ele (o deputado), se quer seguir esse rumo, que mude para um desses partidos da direita liberal e seja feliz lá