Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
1/informe resumido do DN do PT
No dia 13 de fevereiro, pela primeira vez em quase três anos, reuniu-se presencialmente o Diretório Nacional do PT. Na pauta: 1/conjuntura e informes de governo; 2/informes em geral; 3/substituições DN, FPA, Escola; 4/Pedex.
Os informes de governo foram dados por Haddad, Rui Costa, Padilha, Márcio Macedo e Pimenta.
Sobre conjuntura, foram apresentados 7 textos para debate, assinados respectivamente por: MPT e Tribo; Articulação de Esquerda; DAP; DS; CNB; EPS; RS. Em seguida, houve um debate com 20 inscrições. O texto aprovado como “base” foi o apresentado por Monica Valente e W.Quaquá, da tendência CNB (Construindo um Novo Brasil).
Em seguida foi constituída uma comissão de emendas, que não terminou seu trabalho a tempo de submeter o resultado ao DN. Provavelmente a decisão será tomada via grupo de zap do DN.
Quanto ao ponto 3 da pauta: as substituições mais relevantes são Henrique Fontana na Secretaria Geral e Paulo Okamoto na presidência da FPA.
No ponto 4 se propôs a prorrogação dos atuais mandatos. Primeiro se votou uma proposta de adiamento do debate. O adiamento perdeu. Depois se votou a proposta de manutenção do calendário, portanto com PED em 2023. A manutenção perdeu. Depois se votou a prorrogação do mandato da direção nacional e da direção estadual. A prorrogação venceu. Depois entrou a discussão sobre duas alternativas: prorrogar o mandato das municipais ou realizar em 2023 a renovação de todas as municipais. Este ponto não foi votado e foi remetido para uma próxima reunião do DN.
2.Críticas ao texto da CNB
Resumimos a seguir as críticas que fizemos ao texto da CNB: não trata do tema Yanomami; não afirma o compromisso do Partido com o fim da mineração nas terras indígenas; não faz referência a guerra em curso na Ucrânia; não traz uma saudação aos povos em luta em todo o mundo, a começar por uma saudação ao povo peruano; cita 18 vezes o presidente Lula e cita 1 vez a expressão “classe trabalhadora”; não destaca adequadamente os temas abordados no encontro de Lula com as centrais sindicais, entre os quais o chamamento à organização e luta, o salário mínimo, a isenção do imposto de renda, a questão previdenciária e a reforma trabalhista; não utiliza, em nenhum momento, os termos indústria, industrialização e reindustrialização; não faz referência aos atentados de 8 de janeiro, nem utiliza, em nenhum momento, o termo “militares” ou “forças armadas”; não defende a necessidade de alterar o artigo 142 da Constituição, bem como de substituir o Ministro da Defesa”; não traz um balanço da herança maldita deixada pelo golpismo e pelo governo neofascista e neoliberal; não caracteriza adequadamente quem é a nossa oposição; não faz referência ao chamado escândalo das Americanas; não questiona a presença, em nosso ministério da Educação, de influentes defensores de uma política educacional de corte empresarial, distinta da política educacional defendida pelo campo democrático popular, conforme apontado recentemente num documento da CNTE; o texto refere-se ao terceiro governo Lula e não ao “quinto governo petista” ou equivalente; o texto fala da “retomada” do “projeto democrático, popular e soberano”, não acrescentando o termo “socialista”; finalmente, o texto não faz referência ao aniversário de 43 anos do PT e ao aniversário de 40 anos da CUT.
Como ficou a resolução final? Só saberemos quando for aprovada e divulgada a versão final.
3/pauta página 13 março
-data de entrega dos textos: 26 de fevereiro
-diagramação: 27 e 28 de fevereiro
-divulgação: dia 1 de março
-pauta tentativa: 8 de março (Eleonora Menecucci, Iriny Lopes, ministra Cida, Natalia Bonavides), primeiros 60 dias do governo Lula, congresso e eleição do Andes (Mariuza MS), balanço do ministério da educação (Ivonete SE e Guilherme RS), balanço do governo Zema, balanço do governo Tarcísio, balanço do governo Castro, balanço do ministério da Comunicação (Pedro Pomar), balanço do ministério da defesa (Silvio Queiroz), conjuntura sindical e congresso CUT (Jandyra Uehara), papel da Petrobrás e da Eletrobrás na industrialização, eleições proporcionais do PT no Nordeste(Patrick Campos).
4/eleições 2024
No dia 1 de março faremos uma reunião nacional virtual, aberta a toda militância, para debater o assunto. Depois a Dnae debaterá os encaminhamentos nos dias 18 e 19 de março. A Dnae fará uma discussão específica sobre Natal, em data a combinar.
5/cursos de formação
Nos dias 3 a 5 de março faremos um curso em Contagem (MG); no dia 11 de março faremos um curso em Guaratinguetá (SP).
6/reunião da Dnae com bancada, assessorias e integrantes do GF
No dia 15 de março, as 19h30, faremos uma reunião com nossa bancada federal, assessorias parlamentares e integrantes do governo federal. A reunião será aberta aos integrantes da direção estadual da AE DF. A reunião será coordenada por Natália Sena e Jandyra Uehara.
7/finanças
Reforçamos a necessidade de todos pagarem a contribuição financeira para com a AE. Qualquer dúvida ou dificuldade, tratar diretamente com a Damarci.
8/criação da Ouvidoria
Foi escolhido um nome de uma companheira, que será consultada sobre se aceita a tarefa.
9/atividades de formação sobre violência de gênero direcionadas aos homens
Natália Sena vai convocar uma reunião com as companheiras que vão ministrar o curso. Será um curso didático sobre as situações de violência. Cabe a esta reunião coordenada pela companheira Natália definir as professoras, o conteúdo e a data do curso. A princípio pretendemos fazer uma primeira versão virtual, depois uma versão presencial colada em uma atividade nacional da AE, bem como uma versão em vídeo. O curso é destinado a homens militantes da AE e realizado pela Associação de Estudos Página 13.
10/aniversário de 30 anos da AE
-livro Novos Rumos: logo mais circulará uma vaquinha virtual
-livro Esperança vermelha (resoluções 7ª/8ª/9ª): versão digital será divulgada nos próximos dias, depois circulará uma vaquinha virtual
-livros resoluções Décima: entra em produção depois que liberarmos a revista, o livro e as vaquinhas
-livro com resoluções pós Décima: entra em produção depois que liberarmos o acerca da Décima
-edição especial da Revista Esquerda Petista: Jakoby está coordenando
-Arquivo Digital p13: Jakoby está coordenando
-livro capas P13: entra em produção depois do livro com as demais resoluções
-seção especial no site: Jakoby está coordenando
-seminário nacional (virtual) sobre os 30 anos: dia 18 de março, conforme explicando anteriormente
-ato político durante o congresso da AE: a definir
11/comunicação
Seguem pendentes os encaminhamentos relativos ao tema comunicação (relatório Alana, relatório Sílvio, relatório Walter, proposta 2023-2026, oficinas virtuais de comunicação, grupo de zap dos comunicadores da AE, Conselho Editorial, podcast sobre FSP, conversão em podcast Patrick).
No caso do Contramola, retornará depois do Carnaval.
O podcast sobre história do PT e sobre história da AE entram em produção depois do carnaval.
Patrick vai concluir a conversão em podcast dos Antivírus anteriores e vai fazer a conversão dos próximos.
Página 13 de maio vai circular em versão impressa, de 8 páginas. Estados interessados em receber para distribuir nos atos devem entrar em contato.
12/GT PED
Tema será discutido na reunião de 18 e 19 de março, a luz da decisão do DN.
13/comissão para elaborar texto base 8º Congresso
Será definida pela Dnae nos dias 18 e 19 de março.
14/informe sobre UNE
O companheiro Patrick Campos fará um informe detalhado acerca do que aprovamos. Este informa será publicado proximamente no OM.
15/composição de governo
A companheira Natália Sena vai elaborar um texto sintetizando os encaminhamentos adotados e o estado da arte.
16/agenda
26 de fevereiro, entrega dos textos para P13 de março
1 de março, reunião nacional para debater 2024
4 e 5 de março, curso de formação em Contagem
10 de março curso em Guaratinguetá
15 de março, reunião parlamentares, assessores e integrantes do GF
18 e 19 de março Dnae/seminário 30 anos
-sábado 18 de março pela manhã, debate aberto sobre conjuntura nacional, com convidados e transmissão
-almoço no local
-sábado 18 de março de tarde, debate aberto sobre os 30 anos da tendência petista Articulação de Esquerda, com convidados e transmissão
-jantar & confraternização no local
-domingo 19 de março de manhã, reunião fechada da Dnae
-domingo 19 de março de tarde, reunião fechada da Dnae
24 de abril texto base do oitavo congresso será aprovado pela direção nacional da AE
25 e 26 de março de 2023, conferência sindical nacional
30 de abril dnae
28 de maio dnae
25 de junho dnae
23 de julho data final congressos de base
29 e 30 de julho, plenária final do 8º congresso da AE
30 de julho reunião da nova Dnae
17/Associação de estudos Página 13
Daniela tratará com Damarci os detalhes relativos a renovação da diretoria.
18/Expediente
Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Izabel Costa (RJ), suplente; Pere Petit (PA), suplente.