Orientação Militante N°372 (27 de maio de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

1/Agenda dos próximos dias

25 de junho: reunião da Dnae

28 de junho: reunião da frente institucional

29 de junho: abertura do XXVI encontro do Foro de São Paulo, em Brasília

2 de julho: encerramento do XXVI encontro do Foro de São Paulo

2 a 8 de julho, 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

12 a 15 de julho: congresso da UNE

22 de julho, 14h, virtual, conferência setorial de saúde da AE

23 de julho: data final congressos de base

26 de julho: reunião da frente institucional

27 a 29 de julho: Elahp promove seminário sobre estrutura sindical em Brasília (As inscrições são feitas através do site da Elahp Seminário sobre reforma da estrutura sindical – ELAHP).

28 de julho, das 15h às 18h, apresentação e debate da proposta de curso sobre violência de gênero

28 de julho: reunião da Dnae em Brasília e abertura do 8º Congresso

29 e 30 de julho: 8º congresso da AE

30 de julho: reunião da nova Dnae

2/Versão revisada da resolução sobre conjuntura nacional

Está disponível na https://pagina13.org.br/contra-a-faria-lima-40-anos-em-4/

3/Convites para o congresso nacional da AE

A direção nacional da AE está enviando convites para o ato político do 8º Congresso, dia 28 de julho, na sede nacional do PT em Brasília. Estamos convidando amplamente todos os setores do PT, inclusive convites nominais para a presidenta do Partido e outras lideranças nacionais.

Ao mesmo tempo, a direção nacional da AE está convidando algumas pessoas que gostaríamos que participassem, com direito a voz, de todos os momentos do Congresso (por exemplo, José Genoíno, Rui Falcão, a bancada do blog Manifesto Petista, Guilherme Estrella, Raimundo Júnior).

Finalmente, queremos mandar convites nominais a figuras destacadas em nossa história, inclusive pessoas que eventualmente saíram da AE.

Quem tenha sugestões de nomes que devam ser convidados, por favor nos façam chegar.

4/composição da próxima Dnae

Como já foi informado no OM 371, na próxima reunião da Dnae, dia 25 de junho, discutiremos uma proposta, a ser submetida ao 8º Congresso, acerca da composição da nova direção nacional da AE, bem como da comissão de ética nacional. Esta proposta incluirá: i/um balanço da atuação da direção nacional da AE está findando seu mandato; ii/uma proposta de critérios de funcionamento e composição da nova direção; iii/uma nominata. Nossa proposta tem como pressupostos óbvios: i/acordo com a linha política aprovada no Congresso; ii/capacidade dirigente; iii/disposição de assumir tarefas, a começar pela participação nas reuniões periódicas; iv/paridade. Lembramos que a direção nacional não é um parlamento representativo das regiões, estados, setores etc. Tendo em vista a ampliação das tarefas, num cenário de governo, eleições municipais 2024 e Ped 2025, estamos considerando a seguinte possibilidade: i/manter uma direção executiva com uma composição de 8 integrantes; ii/eleger uma direção ampliada maior.  Nesta possibilidade, a direção executiva manteria reuniões mensais e a direção ampliada faria reuniões trimestrais. Destacamos, dentre as tarefas a cargo dos/das dirigentes nacionais: secretaria geral e de organização; comunicação; finanças; formação política; acompanhamento da direção partidária; acompanhamento dos setoriais; acompanhamento do Congresso nacional; acompanhamento dos movimentos sociais e de nossa atuação neles; acompanhamento da atuação da AE nos estados. A proposta é que, ao elegermos a direção, o façamos já estabelecendo as respectivas tarefas. Reiteramos, finalmente, que a direção eleita em 2023 terá mandato até 2025, portanto “cuidará” das eleições 2024 e do PED 2025.

5/pauta do P13 de junho

Estamos preparando a edição de junho do Página 13. Textos já encomendados ou entregues de Bruno, Clarice, Sílvio, Mariuza, Naira, Renan, Pedro, Sandro, Benhur, Edgar, Jakoby, Jandyra, Júlio.

Lembramos que ao longo das edições estamos buscando incluir textos sobre: ministérios um-a-um; governos estaduais um-a-um; “novo” congresso nacional; “novas” assembleias legislativas; CUT 40 anos; congresso da CMP; UNE e Ubes; aniversário MST; atitude dos movimentos sociais em geral e do movimento sindical em particular frente ao governo Lula, destacando temas como o da reforma da previdência e trabalhista.

 6/texto base do 8º Congresso

Nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2023, acontecerá na sede nacional do PT em Brasília, o Oitavo Congresso nacional da tendência petista Articulação de Esquerda.

Como subsídio aos congressos de base, a direção nacional da AE aprovou no dia 30 de abril um projeto de resolução. No dia 26 de maio, este projeto de resolução recebeu várias emendas. No dia 25 de junho será aprovada uma terceira versão, que será submetida ao debate na plenária final do Oitavo Congresso nacional.

O projeto de resolução, na sua versão mais atual, pode ser lido em https://pagina13.org.br/texto-base-do-8-congresso-da-ae/

7/XIII Conferência Nacional de Juventude da Articulação de Esquerda (JAE)

A reunião anterior da direção nacional aprovou o regimento para a realização da XIII Conferência Nacional de Juventude da Articulação de Esquerda (JAE), mas deixou pendente a data.

Sobre a data, a reunião da Dnae realizada dia 26 de maio decidiu que a XIII Conferência da CNJAE será realizada depois do 8º Congresso da AE.

O texto-base da XIII Conferência Nacional da Juventude da tendência petista Articulação de Esquerda será aprovado até o dia 2 de junho, cabendo ao Patrick encaminhar a votação na Dnae.

Sobre Santa Maria, Patrick e Valter vão discutir data da atividade e quem irá.

 8/próxima reunião da Dnae

A próxima reunião da Dnae será no dia 25 de junho de 2023. Nesta reunião, entre outros assuntos, serão tratados os seguintes:

i/conjuntura

ii/8º Congresso

-organização

-texto base

-nova Dnae

-proposta de contribuição militante

-apresentação da ouvidoria

-apresentação do curso de formação sobre violência de gênero

iii/projeto 30 anos

iv/AEP13

v/projeto

vi/congressos da CUT, MNLM e CMP

vii/pauta do p13 de julho

viii/questões de comunicação

-viabilidade financeira de produzir o P13 quinzenalmente e a capacidade de voltar a fazer impresso;

-três temporadas especiais em formato podcast, um sobre o Foro, um curso de formação e um sobre a história da AE;

-relatório resgatando nossas formulações a respeito do tema comunicação (em geral, do governo federal, do PT, do campo democrático-popular, da AE). Tarefa a cargo da Alana (RS);

-relatório sobre o estado da arte dos meios de comunicação do campo democrático-popular, incluindo movimentos, partidos, tendências, mandatos, iniciativas mais ou menos empresariais etc. Tarefa a cargo do Silvio Queiroz (DF);

-relatório com balanço de conteúdo e público dos instrumentos de comunicação da AE: o jornal Página 13; o boletim Orientação Militante; a revista Esquerda Petista; o Antivírus; o Contramola; o Podcast; o site; e nossa presença em listas e nas redes sociais. Tarefa a cargo do Walter (MS);

-formulação, com base nos três relatórios supracitados, de uma proposta de conjunto para a comunicação da tendência no período 2023-2026, incluindo: a) identidade visual; b) agência de publicidade; c) política para as redes sociais; d) vídeos e youtubers; d) política para as listas; e) jornal impresso; f) política de impulsionamento; g) contratação de pessoal e profissionalização. Até o 8º Congresso da AE, portanto, manteremos as mídias atuais, sem prejuízo de ajustes.

-resolvido o item anterior, buscaremos organizar oficinas virtuais de comunicação;

-idem, será criado um grupo de zap dos comunicadores da AE;

-no congresso será informada a ampliação do Conselho Editorial da revista e da editora, convidando de imediato: Daniel Valença, Patrick Araújo, Bruno Elias, Adriele Manjabosco, Laurem Aguiar, Adriano Bueno, Rayane Andrade.

-prossegue a venda dos livros Socialismo ou Barbárie e logo começará a venda da segunda edição do livro Novos rumos para o governo Lula

-informe sobre Elahp

-informe sobre cursos nos estados: as prioridades são: Santa Maria, São Luís do Maranhão. Está sendo negociada a data de um curso em Caxias do Sul. Há demandas para fazer cursos em Santos, em Juiz de Fora, em Florianópolis, em Patos de Minas, em Esteio, em Cachoeira Paulista, no MS e no PI. No caso do Maranhão, Jandyra buscará contribuir. No caso de Santa Maria, Patrick buscará contribuir.

-censo

-informe dos estados

-informe dos setoriais

 9/Expediente

Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Izabel Costa (RJ), suplente; Pere Petit (PA), suplente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *