Orientação Militante N°386 (15 de novembro de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/relato congressos estaduais

Nesta edição publicamos o relato acerca do congressos da AE DF e a nominata da nova direção AE RS. Nas próximas edições publicaremos os relatos que nos forem chegando.

2/relato sobre congresso da AE DF

O relato abaixo foi enviado pelo Ismael César.

No dia 6 de outubro realizou-se na sede do Sindicato dos Professores, a segunda fase do Congresso Distrital da Articulação de Esquerda no Distrito Federal, com a participação de 30 militantes.

Leu-se e debateu a Resolução sobre Conjuntura no Distrito Federal, abordando o resultado eleitoral de 2022 com a vitória de Ibaneis e as terríveis consequências decorridas para a população do DF nessa atual gestão.

A tentativa de golpe, e a conivência do Governador com os acontecimentos em 8 de janeiro.

A necessidade de um PT mais atuante para organizar a resistência e ajudar o povo na sua luta por dias melhores. A Resolução destaca propostas relevantes que precisam ser colocadas em prática, como a melhoria do sistema de educação e saúde, a garantia do passe livre à população, e a democratização do acesso à cultura, ao esporte e lazer.

O Congresso abordou a necessidade de disputarmos desde já as instâncias partidárias, reforçar a filiação ao PT e assegurar que nossa militância esteja em plenas condições de votar e serem votadas nos próximos processos eleitorais do partido.

Para além da nossa organização partidária, debateu a importância da interação e participação ativa nos movimentos sociais, sindicais, estudantis e de bairros. Avaliamos como positivo a eleição da Companheira Thema Mello para o Conselho Tutelar do Plano Piloto, com 1889 votos, sendo a segunda mais votada na história do DF.

Constatou-se uma importante consolidação no Setorial Sindical da AE, o que refletiu na nossa participação exitosa no Congresso Estadual da CUT, a vitória obtida no Sinagencia, a presença no SINDSEP, no SINPRO e na direção da CUT-DF.

Definimos pela realização de uma atividade de Planejamento para o primeiro trimestre de 2024, onde possamos definir coletivamente ações para o próximo período, que possam dar musculatura e crescimento para a Articulação de Esquerda no DF.

Por fim, foi eleita a nova direção da AE, composta por seis membr@s: Ana Cristina, Alexandre Corrêa, Fábio Rosa, Ismael Cesar, Wilma Reis e Thelma Melo.

3/Nova direção da AE RS

A lista abaixo foi enviada pela Ana Affonso, que é da Dnae e da nova direção estadual da AE RS.

Lembramos que a Dnae está apreciando revisando atas e apreciando recursos referentes ao congresso da AE RS, o que pode produzir alterações nas deliberações do congresso e na composição da direção eleita.

Inscreveram-se na eleição da direção da AE RS duas chapas, que obtiveram a seguinte votação:

Chapa 1 Reorganizar a AE/RS, disputar o PT, reconstruir e transformar o Brasil – 34 votos

Chapa 2 Por todo o Rio Grande: uma Articulação de Esquerda popular e combativa – 127 votos

Abstenções: 2

Como nosso regimento prevê que, “em caso de disputa de chapas, não haverá proporcionalidade”, a nova direção da AE RS será composta por:

1. Ana Affonso 2. Júlio Quadros 3. Lúcia Camini 4. Guilherme Bourscheid 5. Joceli Veadrigo 6. Júlio César Gonçalves 7. Marlene Maria Marsango 8. Leandro Ferreira 9. Karina Camillo 10. Bira Teixeira 11. Patricia Affonso 12. Adriano Almeida Pires 13. Cássia Paulina Pereira Vieira 14. Nelson Grasselli 15. Dienifer Berté 16. Nelson Spolaor 17. Karla Essy 18. Kauã Arruda 19. Quelen Silva 20. Rodnei Rossetto 21. Ailton Croda 22. Adélia dos Santos Menezes 23. Marcos Jakoby 24. Sandro Lima 25. Suelen Gonçalves 26. Gerry Sawaris 27. Juliana Ferreira 28. Mateus de Marco 29. Maristela da Fontoura Machado 30. Simone Trindade Peña

4/encaminhamento da Dnae sobre recursos organizativos referentes ao congresso da AE RS

O congresso estadual da AE RS, realizado no dia 11 de novembro de 2023, aceitou o encaminhamento proposta pela Dnae, a saber: que as votações ocorressem em lista nominal e, depois do congresso, a direção nacional apreciaria e julgaria todas as questões regimentais, reformando os resultados se necessário fosse. Um resumo das questões regimentais e uma orientação sobre como proceder em cada caso foi publicada na edição anterior do OM.

5/curso de formação em Salvador (BA)

No dia 25 de novembro de 2023, sábado, das 9h às 18h, acontecerá em Salvador (BA) um minicurso intitulado “História do PT e suas tendências”. O minicurso será realizado na sede estadual do PT Bahia, na Rua Ilhéus 143 (Rio Vermelho). O curso é voltado a militância da AE, mas aberto a militantes petistas interessados no tema. Não há taxa de inscrição, nem necessidade de inscrição prévia.

6/congresso da AE Bahia

O congresso da AE Bahia será realizado no domingo dia 26 de novembro de 2023. O local é a sede estadual do PT Bahia, na Rua Ilhéus 143 (Rio Vermelho).

7/compre nossa agenda

Interessados em adquirir a Agenda 2024: o preço é de 30 reais por exemplar, mais o frete do correio.

8/reunião da Dnae

A próxima reunião da direção nacional da AE será nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede nacional do PT, em Brasília. A reunião começará no dia 9 de dezembro, as 19h00, com debate sobre conjuntura. E a reunião terá continuidade no dia 10 de dezembro, tratando entre outros dos seguintes assuntos: 1/informe e balanço da reunião do DN dia 8 de dezembro; 2/resolução sobre conjuntura; 3/eleições 2024; 4/aprovação de documentos (Manual do Militante, Cultura, Mulheres, Juventude); 5/informes organizativos (finanças, comunicação, organização, formação, organização) e divisão de trabalho entre os integrantes da Dnae; 6/comissão de ética; 7/congressos municipais e estaduais da AE. Recomenda-se que as passagens de regresso sejam marcadas para segunda-feira 11/12 ou, na pior das hipóteses, para domingo 10/12 último horário disponível.

9/Agenda dos congressos estaduais

-até agora foram realizados congressos no DF, PE, SE, RJ e RS

26/11 congresso estadual da AE ES

26/11 congresso estadual da AE BA

2/12 congresso estadual da AE SP

2/12 congresso estadual da AE MS

3/12 congresso estadual da AE PR

16/12 congresso estadual da AE TO

10/resolução referente aos congressos municipais

Reafirmamos a necessidade de que, naquelas cidades onde existam 3 ou mais militantes da AE, se realizem, até dezembro de 2023, congressos municipais da AE. Reafirmamos que os congressos estaduais são formados por delegados e delegadas eleitas nos congressos municipais. Portanto, um congresso estadual não é uma plenária estadual de militantes. No dia 10 de dezembro, a direção nacional debaterá como proceder nos casos em que não se observou este aspecto do regimento.

11/resolução referente aos congressos estaduais

O regimento estabelece que se “passados 60 dias do encerramento do 8º Congresso, uma direção estadual ou uma direção municipal não tiver convocado o respectivo congresso, a Direção Nacional poderá convocar diretamente”. Como o 8o Congresso foi encerrado no dia 30 de julho, estará na pauta da reunião da Dnae, no dia 10 de dezembro, a convocação de congressos estaduais onde eles ainda não foram convocados.

12/minicurso da Elahp sobre trabalho de base e jornada nacional de formação

Em janeiro de 2024, a ELAHP organizará, em Natal (RN), diversas atividades de formação. Maiores informações, procurar no site da ELAHP.

17 de janeiro História da CUT e de suas tendências.

18 de janeiro Trabalho de base e estratégia.

19 de janeiro Capitalismo e luta pelo socialismo, no Brasil e no mundo.

20 de janeiro História do PT e das tendências petistas.

21 de janeiro Teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo.

13/minicurso sobre violência de gênero

No dia 25 de janeiro de 2024, em São Paulo capital, a ELAHP oferecerá um minicurso sobre violência de gênero. Maiores informações, no site da ELAHP.

14/Agenda geral

26/11 congresso estadual da AE ES
25/11 curso de formação em Salvador (BA)
26/11 congresso estadual da AE BA
26 de novembro reunião virtual da executiva nacional da AE
2/12 congresso estadual da AE SP

2/12 congresso estadual da AE MS
3/12 congresso estadual da AE PR
8/12 reunião do DN do PT
8/12 a 10/12 conferência nacional eleitoral do PT
10/12 reunião presencial da Dnae
16/12 congresso estadual da AE TO 18/1/2024 minicurso da Elahp sobre trabalho de base
19 a 21 de janeiro de 2024, jornada nacional de formação, parceria com Elahp 25 de janeiro, em SP, minicurso nacional da Elahp sobre violência de gênero
26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE

PS.1: Na primeira versão deste boletim, não constava, no ponto “9/Agenda dos congressos estaduais”, que o RJ já havia realizado o congresso estadual e que no dia 2/12 a AE MS realizará o seu congresso.

PS.2: Por equívoco de digitação, na primeira versão que circulou deste boletim, no ponto “3/Nova direção da AE RS”, não foi listado o número 22 da relação dos nomes da nova direção estadual da AE-RS, que corresponde ao da companheira Adélia dos Santos Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *