Orientação Militante N°389 (28 de novembro de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/relatos dos congressos da AE Pará e da AE ES

Tão logo nos enviem, publicaremos o relato dos congressos da AE Pará e da AE Espírito Santo.

2/relato do curso de formação e do congresso da AE Bahia

O relato a seguir é um extrato do informe feito pelo companheiro Valter Pomar à Dnae. Interessados em receber a íntegra do informe, podem solicitar diretamente.

No dia 25 aconteceu o curso de formação política, sobre história e desafios do PT. A proposta de fazer o curso foi nossa. O local foi agendado por nós. A mobilização, o café e as bolachas foram organizadas pelo pessoal da AE Salvador. Participaram do curso pouco menos de 30 pessoas. Destas, creio que 6 da AE, três da AE Salvador participaram o tempo todo. O curso, na minha avaliação, foi útil e exitoso.

No dia 26 aconteceu o congresso da AE Bahia, 6 pessoas, sendo 4 delegados/as e 2 observadores. Os delegados eram 2 de Salvador e 2 de Feira de Santana. O congresso começou as 9h da manhã. A pauta foi 1/informes iniciais sobre problemas organizativos; 2/informe nacional; 3/situação estadual; 3/planejamento; 4/eleição da direção.

Nos informes iniciais, houve relatos e opiniões sobre os problemas organizativos da AE Bahia, sobre as eleições 2024 e sobre a situação em Feira de Santana. Em seguida demos um informe sobre a situação nacional. Em seguida foi apresentado um projeto de resolução sobre a situação estadual, que foi lido e debatido. Apresentaram-se inúmeras emendas, que ficaram de ser consolidadas pela direção estadual que seria eleita. Não houve nenhuma contradição nas emendas apresentadas, ou seja, o debate foi consensual.

Em seguida aprovou-se, também consensualmente, um plano de trabalho: um curso de formação em Salvador em 13 e 14 de janeiro, um curso de formação em Feira de Santana em 24 e 25 de fevereiro, um jornal Página 13 especial Bahia para estar impresso no dia 24 de fevereiro, um novo congresso estadual da AE Bahia nos dias 20 e 21 de abril.

Sobre o novo congresso, foi combinado que o objetivo era ampliar sensivelmente o tamanho da AE Bahia e que a Dnae divulgaria o regulamento. Todos estes encaminhamentos foram aprovados consensualmente.

Em seguida entramos no debate sobre a direção. Foram apresentadas duas propostas. A primeira era: João Júnior, Milena Alves de Souza, Gabriel Cavalcante, Jorge Braga, Laise e Cris Alves. A segunda era: Laise, Gabriel, Cris, Maria, Mariana e Rodrigo. A votação ocorreu, prevalecendo a primeira proposta, por 3 x 1.

Depois do encerramento do congresso, a Dnae verificou que uma das três delegadas não estava em dia, não poderia ter votado nem poderia ter sido votada no congresso de Salvador, não podia ter sido delegada ao congresso estadual, não poderia fazer parte nem da direção municipal nem da direção estadual.

A direção estadual foi informada que a direção estadual eleita teria que ser recomposta, para manter a paridade, uma vez que a delegada em questão não fará parte. Foi informado que o companheiro Braga sairia da direção, que passa a ser composta por: João Júnior, Milena Alves de Souza, Gabriel Cavalcante e Cris Alves.

3/reunião da Dnae

A próxima reunião da direção nacional da AE será nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede nacional do PT, em Brasília.

A reunião da Dnae começará no dia 9 de dezembro, as 19h00, com um informe da companheira Natália Sena sobre as eleições 2023.

A reunião da Dnae terá continuidade no dia 10 de dezembro, tratando entre outros dos seguintes assuntos:

1/informe e balanço da reunião do DN realizada dia 8 de dezembro, bem como da conferência eleitoral nacional do PT

2/debate e aprovação da resolução sobre conjuntura (tomaremos como base a proposta de resolução que a AE vai apresentar para debate na reunião do Diretório Nacional do PT);

3/debate e aprovação da resolução sobre eleições 2024 (a proposta será formulada a partir da discussão feita no dia 9/12);

4/debate e aprovação do Manual do Militante (tomaremos como base um texto que vai circular no grupo de zap da Dnae);

5/debate e aprovação das resoluções sobre Cultura, Mulheres, Juventude (entrará em pauta se os textos estiverem disponíveis em tempo hábil);

6/informes e resoluções organizativas sobre finanças;

7/informes e resoluções sobre comunicação;

8/informes e resoluções sobre organização. Deliberações sobre congressos municipais e estaduais da AE;

9/informes e resoluções sobre formação. Organização dos cursos de formação de janeiro;

10/divisão de trabalho entre os integrantes da Dnae;

11/informes e deliberações da comissão de ética (ES, RS);

12/informe da Ouvidoria;

13/repassar agenda de atividades em 2024.

Recomenda-se que as passagens de regresso sejam marcadas para segunda-feira 11/12 ou, na pior das hipóteses, para domingo 10/12 último horário disponível.

4/Agenda dos congressos estaduais

-até agora realizamos congressos no DF, PE, SE, RJ, RS, ES, PA e BA

2/12 congresso estadual da AE SP
3/12 congresso estadual da AE MS
3/12 congresso estadual da AE PR
9/12 congresso estadual da AE CE
16/12 congresso estadual da AE TO

5/cursos de janeiro

Em janeiro de 2024, a ELAHP organizará, em Natal (RN), diversas atividades de formação. Maiores informações, procurar no site da ELAHP.

17 de janeiro História da CUT e de suas tendências.
18 de janeiro Trabalho de base e estratégia.
19 de janeiro Capitalismo e luta pelo socialismo, no Brasil e no mundo.
20 de janeiro História do PT e das tendências petistas.
21 de janeiro Teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo.

6/minicurso sobre violência de gênero

No dia 25 de janeiro de 2024, em São Paulo capital, a ELAHP oferecerá um minicurso sobre violência de gênero. Maiores informações, no site da ELAHP.

7/Agenda geral

2/12 congresso estadual da AE SP
3/12 congresso estadual da AE MS
3/12 congresso estadual da AE PR
8/12 reunião do DN do PT
8/12 a 10/12 conferência nacional eleitoral do PT
9/12 congresso estadual da AE CE
10/12 reunião presencial da Dnae
16/12 congresso estadual da AE TO 18/1/2024 minicurso da Elahp sobre trabalho de base
19 a 21 de janeiro de 2024, jornada nacional de formação, parceria com Elahp 25 de janeiro, em SP, minicurso nacional da Elahp sobre violência de gênero
26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *