Plenária da CNQ-CUT aprova moção em solidariedade ao povo palestino

Pagina 13 divulga moção aprovada pela plenária dos químicos em solidariedade ao povo palestino.

Moção contra o genocídio praticado pelo Estado de Israel e em defesa do povo palestino.

Os delegados e delegadas participantes na VIII Plenária CNQ-CUT aprovam a seguinte moção:

1/Desde os anos 1980, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) apoia a luta do povo palestino contra a opressão colonial que sofre por parte do Estado de Israel, apoiada pelos Estados Unidos e por outras potências imperialistas, o que se estabelece também à CNQ como signatária de suas políticas e resoluções.

2/O governo colonial de Israel construiu e vem por décadas implementando uma estratégia de extermínio do povo palestino. Essa estratégia acabou fortalecendo grupos fundamentalistas e enfraquecendo os representantes laicos e democráticos do povo palestino, inviabilizando, dessa forma, as tentativas de solução pacífica dos conflitos, promovidas pela ONU e pela Comunidade Internacional.

3/A CNQ soma sua voz à de todos(as) aqueles que no Brasil e no mundo condenam de forma veemente os crimes de guerra cometidos pelo governo sionista de Israel e exige um cessar-fogo imediato, a suspensão do cerco à Faixa de Gaza – com acesso urgente da população a comida, água, medicamentos, energia, combustível e demais serviços básicos.

4/A CNQ reafirma seu incondicional apoio às reivindicações pela libertação imediata dos reféns e dos presos políticos, pela garantia do direito de retorno aos refugiados e pela derrubada imediata do muro do apartheid e dos “checkpoints” que submetem diariamente as trabalhadoras e os trabalhadores palestinos a humilhações.

5/A CNQ reconhece e manifesta seu apoio aos esforços realizados pelo governo do Brasil, liderado pelo Presidente Lula, para mediar uma resposta diplomática à crise e também para facilitar a repatriação dos brasileiros e das brasileiras da região do conflito. No entanto, diante da ofensiva israelense é preciso que o Estado brasileiro e a comunidade mundial imponham sanções a Israel para o cessar fogo imediato. O Brasil, como país que já foi colônia, têm especial obrigação de apoiar a legítima resistência contra a dominação colonial.

6/A CNQ defende que o direito internacional, as resoluções da ONU e a primazia da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos sejam respeitados. O ataque de Israel contra Gaza pode ter desdobramentos gravíssimos, tanto no âmbito regional quanto Os Estados Unidos, seja por razões eleitorais, seja por razões estruturais advindas de seu declínio, têm interesse numa escalada bélica. De nossa parte dizemos: o mundo não precisa de mais guerras. O mundo precisa de paz.

7/A militância do Ramo Químico deve contribuir na organização, convocação e mobilização das atividades em defesa da paz, da autodeterminação e defesa dos direitos do povo palestino a uma vida digna e com soberania.

Palestina livre! 

Moção apresentada pelo Companheiro Gilson de Goz, Sindborracha-PE 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *