Orientação Militante N°396 (12 de dezembro de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/Atenção DEAE PA

A Dnae orienta realizar congressos municipais em todas as cidades onde existimos. A Dnae orienta a direção da AE Pará a realizar congressos municipais nas cidades onde existimos no estado. A Dnae reitera a mesma orientação aos demais estados.

2/Atenção DEAE RS

A tesouraria nacional aguardará, até o final de dezembro de 2023, que a direção estadual da AE RS e as direções municipais da AE RS forneçam os documentos e informações solicitadas. Em seguida, a tesouraria nacional finalizará, até o final de janeiro de 2024, o trabalho de revisão das atas e a direção nacional encaminhará, à cada direção municipal da AE no RS, um relatório individualizado, para que estas direções tomem as devidas providências, por exemplo: a) fazer com que paguem os que não pagaram; b) fazer com que paguem individualmente os que pagaram coletivamente; c) refazer congressos, onde isso for necessário; d) reformar as direções, para garantir a paridade, onde isso for necessário pelos motivos indicados no relatório da tesouraria. A direção nacional devolverá o dinheiro às pessoas que fizeram pagamentos de forma indevida.

3/Atenção dirigentes e candidaturas

No dia 8 de janeiro de 2024, as 19h00, faremos uma reunião virtual em sala zoom, de orientação jurídica sobre as eleições, inclusive sobre a Federação x eleições municipais. O link será distribuído durante o dia, através de nossas listas.

4/Atenção pré-candidaturas

Até o dia 10 de janeiro de 2024, as pré-candidaturas à vereança e à prefeitura devem escrever para a Dnae, aos cuidados do GTE, informando sua decisão e dando um relato sobre a pré-candidatura e o respectivo quadro eleitoral. Com base nessas informações, O Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (integrado por Natália Sena, Júlio Quadros, Wilma Reis, Daniela Matos, Humberto Amaducci, Hilton Faria e Damarci Olivi) vai convocar reuniões virtuais com todas as nossas candidaturas e, também, vai planejar reuniões presenciais com as candidaturas das capitais e cidades com grande número de eleitores. Com base nessas reuniões, se estabelecerão as medidas concretas de ajuda às candidaturas, entre as quais: planejamento, linha de campanha, comunicação, jurídico, contábil, recursos.

5/Ata do Congresso da Articulação de Esquerda PT Ceará 2023 

Data: 9/12/2023

Local: Associação Comunitária Dom Aloísio Lorscheider – Rua José Augusto Carvalho, 44 – Autran Nunes Fortaleza/CE

I – Relação das delegadas com direitos plenos

Aila Marques (delegada)

Daniele de Alencar A. Gomes (suplente)

II – Relação das/dos demais participantes com direitos plenos

Benedito Cunha

Deodato José Ramalho Jr.

Elida da Silva Maciel

Rafael Tomyama Toledo

III – Relação das/os participantes sem direitos plenos

Jomar Felipe de Paiva

IV – Relação dos/das demais presentes (convidados/as, simpatizantes)

Renata Gadelha Wirtzbiki

Vera Lúcia Mesquita

V – Resumo dos debates e deliberações

A reunião iniciou com a acolhida dos/das presentes e leitura e discussão do texto-base sobre a conjuntura e tática da AE Ceará. O debate tratou das repercussões da conjuntura internacional e nacional no plano local, como: o genocídio na Palestina, o legado do governo anterior e o governo Lula. Também foi abordada a situação do partido nos municípios em função das políticas majoritárias no PT Ceará e as políticas do governo Elmano. Houve também proposições com relação à atuação e organização da AE no Estado. Após a discussão foi escolhida a nova Direção Estadual e Comissão de Ética e realizada a tradicional confraternização de final de ano da AE-CE.

VI – Eleição da nova direção e comissão de ética

  1. Relação da nova direção

Titulares:

Aila Marques

Élida Maciel

Rafael Tomyama

  1. Relação da comissão de ética

Daniele Alencar

Deodato Ramalho

#

6/formulação da emenda sobre Mulheres

Ficou a cargo da companheira Wilma, com a colaboração de todas as companheiras da Dnae, elaborar a emenda e apresentar na próxima reunião da Dnae.

7/Comissão de ética

Informamos que estão sob análise da comissão de ética dois casos: no mérito, o caso do ES, já informado no OM anterior; e o caso do RS, já informado no OM anterior.

8/Encaminhamentos pendentes da Dnae

Aprovar regimento da ouvidoria e outros encaminhamentos relativos ao tema violência contra a mulher. Proposta de repartição do fundo partidário. Roteiro de orientação para nossas pré-candidaturas, acerca da tática eleitoral. Análise detalhada do debate travado no Diretório Nacional, bem como uma análise crítica da resolução aprovada. Balanço detalhado da Conferência, com destaque para a análise do discurso do companheiro Lula e para o debate entre a presidenta Gleisi Hoffmann e o ministro Fernando Haddad, revelador das diferentes opiniões que existem, no Partido, acerca da política econômica. Retorno do companheiro Nasson, sobre correspondência enviada para ele pela Dnae. Publicação dos informes dos congressos estaduais realizados no CE, TO, MG, RN e PR. Data de realização dos congressos estaduais no Amazonas (Valter), Paraná (Júlio e Humberto), Rondônia (Valter), Amapá (Valter), Piaui (Múcio), Alagoas (Natália), Mato Grosso (Daniela). Aprovação da nova tabela de contribuições. Pauta do Página 13 de fevereiro. Página da Esquerda Petista de junho. Plano para redes sociais e listas de transmissão. Reunião dos comunicadores da AE. Reunião para discutir iniciativas de comunicação nas campanhas e nos estados. Resolução sobre juventude, a partir da resolução da CNJAE.

9/Antivírus

O Antivírus entra em recesso, de 12 de dezembro de 2023 até 28 de janeiro de 2024. No dia 29 de janeiro, voltamos ao ar.

10/Podcast A esperança vermelha

O podcast continuará saindo em dezembro, depois entra em recesso e retorna no dia 2 de fevereiro de 2024.

11/Livros no prelo

Resoluções sindicais (edição digital), Manual Militante (edição impressa), Capas do Página 13 (edição digital e uma coleta antecipada, para imprimir).

12/formação em janeiro de 2024

Nos dias 13 e 14 de janeiro, curso de formação na Bahia. Maiores informações diretamente com Mariana.

De 17 a 21 de janeiro, jornada nacional de formação, que este ano será realizada no Rio Grande do Norte. A meta é reunir 60 militantes no curso, entre militantes de fora do estado e militantes do RN. Maiores informações sobre hospedagem e alimentação serão publicadas nas próximas edições do OM. Maiores informações diretamente com Natália.

13/divisão de trabalho entre os integrantes da Dnae

As pessoas abaixo indicadas assumiram as respectivas titularidades. Os integrantes da Dnae que não são titulares, devem colocar seus nomes à disposição para contribuir com as tarefas. A companheira Damarci vai contribuir com a tesouraria. A companheira Ana vai contribuir com a secretaria de mulheres.

Geral (Valter)

Organização (Patrick)

Formação (Humberto)

Comunicação (Valter)

Tesouraria (Daniela Matos)

Institucional (Múcio Magalhães)

Juventude (Patrick Campos)

Mulheres (Wilma)

Sindical (Jandyra)

Setoriais PT (Júlio Quadros)

Partido (Natália)

Federação (Natália)

Fundação (Valter)

Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (Humberto, Wilma, Natália, Júlio, Daniela, Hilton, Damarci)

14/agenda de atividades

11 de dezembro, congresso da AE Contagem

13 de dezembro, congresso da AE Ribeirão das Neves

16/12 congresso estadual da AE TO

16/12 segunda etapa do congresso da AE ES

17/12 9h00 congresso intermunicipal de BH e Nova Lima

17/12 14h00 congresso estadual da AE MG

8 de janeiro: dia nacional de mobilização contra a intentona golpista

8 de janeiro 19h00 reunião zoom sobre legislação eleitoral e federação nas eleições municipais

13 e 14 de janeiro, curso de formação da ELAHP/AE Bahia

17 de janeiro História da CUT e de suas tendências (Izabel Costa e Valter Pomar)

18 de janeiro Trabalho de base e estratégia (Izabel Costa e Valter Pomar).

19 de janeiro Capitalismo e luta pelo socialismo, no Brasil e no mundo (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

20 de janeiro História do PT e das tendências petistas (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

21 de janeiro Teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

25 de janeiro de 2024, em São Paulo capital, a ELAHP oferecerá um minicurso sobre violência de gênero. Maiores informações, no site da ELAHP.

26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE

10 de fevereiro aniversário do PT

31 de março e 1 de abril dias nacionais de luta: golpismo e ditadura, nunca mais!

1 de maio: dia nacional de luta da classe trabalhadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *