Orientação Militante N°398 (17 de dezembro de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/Informe oitavo congresso da AE Tocantins

O Congresso aconteceu nas dependências do SINTET. Reuniu cerca de 20 militantes. Entre convidados, cito Messias do MST, Fábio do SINTET, Cristian da DS, Donizete da CNB. Hilton e Júlio Quadros representaram a DNAE.

Cinco delegados presentes, representando Gurupi, Araguaína e Palmas e Região. Houve uma mesa inicial de conjuntura nacional e estadual. O segundo ponto foi organização e tarefas da AE. No final foi eleita a nova direção estadual, composta por oito pessoa.

Foram aprovadas três resoluções. A primeira, contrária à participação do PT no Governo do Estado. A segunda, contrária à União repassar áreas para o Estado. A terceira, cobrando do PT de Tocantins a aplicação dos 10% destinados a formação política.

2/informe do congresso da AE MG

O congresso aconteceu nas dependências do Sindieletro MG. A abertura foi feita pelo Luiz Bittencourt. Teve saudação do diretor do Sindieletro e militante do MBP. A primeira mesa foi composta por Adriana Souza, Valter Pomar e Marcela Menezes, tratando da resolução do oitavo congresso nacional da AE e da conjuntura estadual. Em seguida houve uma rodada de intervenções dos presentes (ao todo, cerca de 30 pessoas). Retornou então para as considerações da Mesa. Depois Bittencourt explicou como foi o processo congressual e em seguida elegeu-se a nova direção estadual da AE, composta por: Luiz Bittencourt, Marcela Menezes, Denise Almeida, Alessandro Hipólito, Adriana Souza, Aguida Helena, Geraldo Abreu, Janine Azevedo, Indyra Giácomo, Marcos Landa, Luís Santos, Lucas Chianello. Foi eleita, também, uma executiva composta por: Luiz Bittencourt Secretaria Política e Organizativa, Marcela Menezes secretaria de comunicação, Denise Almeida Secretaria de Finanças, Marcos Landa Secretaria de Movimentos Populares e Política Urbana, Indyra Giácomo Secretaria de Formação.

3/informe do congresso da AE RN e da AE ES

Estes informes serão divulgados no próximo OM.

3/recesso do podcast

O último podcast deste ano será no dia 21 de dezembro de 2023. Depois entra em recesso e recomeça no dia 2 de fevereiro de 2024.

4/recesso do departamento de expedição

No dia 18 de dezembro, encerra o prazo para comprar agendas 2024 e revistas Esquerda Petista; pedidos feitos depois do dia 18/12 só serão atendidos em 2024.

4/recesso do Contramola

No dia 18 de dezembro, vai ao ar o último Contramola deste ano de 2023.

5/recesso do Manifesto Petista

A última live do blog Manifesto Petista, em 2023, será no dia 20 de dezembro. Voltará no dia 31 de janeiro de 2024.

6/recesso do Antivírus

O Antivírus já entrou em recesso, volta no dia 29 de janeiro de 2024.

7/Estado da arte da revisão das atas do congresso AE RS

Até o final de dezembro, as direções municipais e a direção estadual devem enviar, para a tesouraria nacional, as informações pendentes relativas às atas dos congressos de base, anteriores ao congresso estadual da AE RS. Foram 35 Congressos e 35 atas. Mas a fotografia de uma das atas (relativa a Eldorado do Sul) está desfocada. Por este motivo, foram analisadas 34 atas.  Somando todas as pessoas cujos nomes são citados na ata, encontramos 712 nomes. Entretanto, nesses 712 nomes há: a) 5 pessoas que contaram para o quórum em dois congressos; b) 98 pessoas cujo pagamento foi encaminhado por terceiros; c)12 que foram pagos por terceiros; d) 62 militantes plenos; e) 220 militantes com menos de um ano; f) 7 pessoas em débito. Restam, portanto. 308 pessoas que precisam ser identificadas. Dentre estas pessoas podem estar a) nomes de convidados; b) nomes que não conseguimos identificar, por conta da grafia, mas que podem eventualmente estar na lista de militantes; c) nomes de pessoas que pagaram corretamente e que podem vir a estar na lista; d) nomes de pessoas que não pagaram corretamente e que, portanto, não fazem parte da lista de militantes. Até dezembro de 2023, as direções municipais e a direção estadual devem informar quem são as referidas 308 pessoas. Como já foi explicado anteriormente, noutra edição deste OM, esta conferência não altera o resultado final do congresso da AE RS. Vale dizer que, dentre estes 308 nomes ainda não identificados, há apoiadores de diferentes posições. Entretanto, por motivos óbvios, é preciso concluir o processo de análise das atas e a identificação das 308 pessoas citadas.

8/Atenção pré-candidaturas

Até o dia 10 de janeiro de 2024, as pré-candidaturas à vereança e à prefeitura devem escrever para a Dnae, aos cuidados do GTE, informando sua decisão e dando um relato sobre a pré-candidatura e o respectivo quadro eleitoral. Com base nessas informações, o Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (integrado por Natália Sena, Júlio Quadros, Wilma Reis, Daniela Matos, Humberto Amaducci, Hilton Faria e Damarci Olivi) vai convocar reuniões virtuais com todas as nossas candidaturas e, também, vai planejar reuniões presenciais com as candidaturas das capitais e cidades com grande número de eleitores. Com base nessas reuniões, se estabelecerão as medidas concretas de ajuda às candidaturas, entre as quais: planejamento, linha de campanha, comunicação, jurídico, contábil, recursos.

9/formação na Bahia

Nos dias 13 e 14 de janeiro, realizaremos um curso de formação em Salvador (Bahia). No dia 13 o curso tratará da história da luta pelo socialismo no mundo. No dia 14 o curso tratará da história da classe trabalhadora brasileira, de suas lutas e organizações. O curso será na sede do Sindiquimica. Maiores informações diretamente com Mariana e no site da Elahp.

10/formação no Rio Grande do Norte

De 17 a 21 de janeiro, jornada nacional de formação, que este ano será realizada no Rio Grande do Norte. No dia 17 trataremos da história da CUT e de suas tendências. No dia 18 trataremos de trabalho de base e estratégia. No dia 19 de janeiro, trataremos de capitalismo e luta pelo socialismo. No dia 20 de janeiro, trataremos da história do PT e das tendências petistas. No dia 21 de janeiro, trataremos de teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo. A meta é reunir 60 militantes no curso, entre militantes de fora do estado e militantes do RN. Maiores informações sobre hospedagem e alimentação serão publicadas nas próximas edições do OM. Maiores informações diretamente com Natália e no site da Elahp.

11/formação em Patos de Minas

No dia 18 de fevereiro, realizaremos um curso de formação política em Patos de Minas (MG). O tema será a história e desafios do PT. A atividade será no Sindicato dos Bancários. Maiores informações com Aguida ou no site da Elahp.

11/divisão de trabalho entre os integrantes da Dnae

Os integrantes da Dnae que não são titulares, devem colocar seus nomes à disposição para contribuir com as tarefas. A companheira Damarci vai contribuir com a tesouraria. A companheira Ana vai contribuir com a secretaria de mulheres. Os integrantres da Dnae que assumiram tarefas são: Geral (Valter); Organização (Patrick); Formação (Humberto); Comunicação (Valter); Tesouraria (Daniela Matos); Institucional (Múcio Magalhães); Juventude (Patrick Campos); Mulheres (Wilma); Sindical (Jandyra); Setoriais PT (Júlio Quadros); Partido (Natália); Federação (Natália); Fundação (Valter); Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (Humberto, Wilma, Natália, Júlio, Daniela, Hilton, Damarci).

12/Temas para tratar na próxima reunião da Dnae

Aprovar regimento da ouvidoria e outros encaminhamentos relativos ao tema violência contra a mulher. Proposta de repartição do fundo partidário. Roteiro de orientação para nossas pré-candidaturas, acerca da tática eleitoral. Análise detalhada do debate travado no Diretório Nacional, bem como uma análise crítica da resolução aprovada. Balanço detalhado da Conferência, com destaque para a análise do discurso do companheiro Lula e para o debate entre a presidenta Gleisi Hoffmann e o ministro Fernando Haddad, revelador das diferentes opiniões que existem, no Partido, acerca da política econômica. Retorno do companheiro Nasson, sobre correspondência enviada para ele pela Dnae. Publicação dos informes dos congressos estaduais realizados no CE, TO, MG, RN e PR. Data de realização dos congressos estaduais no Amazonas (Valter), Paraná (Júlio e Humberto), Rondônia (Valter), Amapá (Valter), Piaui (Múcio), Alagoas (Natália), Mato Grosso (Daniela). Aprovação da nova tabela de contribuições. Pauta do Página 13 de fevereiro. Página da Esquerda Petista de junho. Plano para redes sociais e listas de transmissão. Reunião dos comunicadores da AE. Reunião para discutir iniciativas de comunicação nas campanhas e nos estados. Resolução sobre juventude, a partir da resolução da CNJAE. Resolução sobre mulheres. Parecer da comissão de ética sobre ES e sobre RS.

13/agenda de atividades

8 de janeiro: dia nacional contra a intentona golpista

8 de janeiro 14h00 recomeça o programa Contramola

8 de janeiro 19h00 reunião zoom sobre legislação eleitoral e federação nas eleições municipais

13 e 14 de janeiro, curso de formação na Bahia

17 de janeiro minicurso de formação no RN História da CUT e de suas tendências (Izabel Costa e Valter Pomar)

18 de janeiro minicurso de formação no RN Trabalho de base e estratégia (Izabel Costa e Valter Pomar).

19 de janeiro minicurso de formação no RN Capitalismo e luta pelo socialismo, no Brasil e no mundo (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

20 de janeiro minicurso de formação no RN História do PT e das tendências petistas (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

21 de janeiro minicurso de formação no RN Teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

25 de janeiro de 2024, em São Paulo capital, a ELAHP oferecerá um minicurso sobre violência de gênero. Maiores informações, no site da ELAHP.

26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE em São Paulo

29 de janeiro, termina o recesso do Antivírus

31 de janeiro, voltam as lives do Manifesto Petista

2 de fevereiro, termina o recesso do Podcast

10 de fevereiro aniversário do PT

18 de fevereiro, curso em Patos de Minas (MG)

31 de março e 1 de abril dias nacionais de luta: golpismo e ditadura, nunca mais!

1 de maio: dia nacional de luta da classe trabalhadora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *