Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
***
1/reunião de comunicadores
No dia 26 de fevereiro foi realizada uma reunião de comunicadores da AE, para debater o PED.
2/estado da arte da comunicação
No início da reunião, foi apresentado um resumo-resumido do nosso trabalho de comunicação em escala nacional, bem como de iniciativas que não são da AE mas contribuem na difusão de nossas posições nacionais: 1-página eletrônica; 2-jornal Página 13; 3-revista Esquerda Petista; 4-boletim Orientação Militante; 5-live Antivírus em transição para podcast; 6-Podcast Esperança Vermelha; 7-live Contramola no Brasil 247; 8-blog e lives do Manifesto Petista, em comum com outros setores; 9-atuação nas redes; 10-blog pessoal.
3/ideias e propostas que surgiram na reunião de comunicadores
Primeiro, entrar no modo campanha (são mais ou menos 4 meses até a votação dia 6 de julho). Combinar uma equipe profissional, com trabalho militante (tanto de quem já está a frente das iniciativas citadas no ponto anterior, quanto de todo mundo). Não criar novos meios de comunicação (trabalhar com os que estão citados no item anterior). Criar nos que existem (ou num dos que existem) uma seção específica sobre a campanha, que permita a todo mundo localizar e ter notícias de chapas e candidaturas em todo o país. Necessidade de cobrir as atividades da campanha nacional (por exemplo, boas fotografias, vídeos, pequenos textos). Importância da ferramenta “zap” (a respeito, foram feitas sugestões técnicas), inclusive como meio de ampliar a difusão do nosso conteúdo (hoje temos mais conteúdo que difusão). Necessidade de ter um relacionamento mais profissional (assessoria de imprensa) com a grande mídia, mas também os meios alternativos. Lembrar que vamos produzir materiais impressos, para o que é necessário cobrar da tesouraria nacional do PT que informe qual fundo partidário estará disponível para as chapas e candidaturas. Necessidade de articular campanhas (municipal-estadual-nacional, chapas-candidaturas presidenciais).
4/encaminhamentos práticos
Alana e Renan vão organizar uma oficina para uso das redes sociais e vão fazer um tutorial para uso das redes durante o PED. Natália vai apresentar proposta de equipe permanente para cuidar da campanha, inclusive identidade visual (mantendo a linha do “em tempos de guerra a esperança é vermelha”), produção centralizada de materiais, envio de zap & banco de dados). Atenção geral para o calendário, que de fato começa no dia 10 de março e vai até 6 de julho.
5/agenda
28/2/25
Data limite para novas filiações ao PT, para poder votar no PED.
Data final para recebimento de textos para publicar na Esquerda Petista
8/3
Dia internacional da mulher
8 a 11/3
Atividades em Sergipe com Jandyra Uehara
9/3
Data final para congressos de base da AE
14/3
19h00 reunião da Dnae
15 e 16/3/2025
Congresso nacional da AE: auditório da sede da Apeoesp – Praça da República, 282, São Paulo (SP).
23/3
Congresso da AE Bahia para eleição de direção
Atenção para plenária estatutária da CUT.
Atenção para eleição do Andes Sindicato Nacional.
11.Expediente
Direção nacional eleita no oitavo congresso: Daniela Matos, Natália Sena, Jandyra Uehara, Júlio Quadros, Patrick Campos, Valter Pomar, Ana Affonso, Elisa Guaraná, Adriana Souza, Gleice Jane, Ivonete Alves, Wilma dos Reis, Eliane Bandeira, Múcio Magalhaēs, Humberto Amaducci, Leirson Azevedo, Hilton Faria da Silva, Damarci Olivi.
Comissão de ética: Titulares: Jonatas Moreth(DF); Sophia Mata (RN). Suplentes: Izabel Costa (RJ); Pere Petit (PA).
Ouvidoria: Ouvidoriaae@gmail.comProposta de pauta