Orientação Militante N°504 (08 de novembro de 2025)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1.Relatório da Plenária Virtual de Mulheres da Articulação de Esquerda

Texto abaixo foi enviado pela companheira Suelen Aires Gonçalves para a lista nacional de emails da AE. Reproduzimos abaixo tal como foi originalmente publicado.

A Plenária Virtual de Mulheres da Articulação de Esquerda, tendência petista, foi realizada em 4 de Novembro (Terça-feira), com início às 19h. A reunião teve como objetivo central a Construção Coletiva da Política para defender os direitos das mulheres na próxima conjuntura do Partido dos Trabalhadores (PT). A seguir, a relatoria dos pontos principais e encaminhamentos da plenária:

Esta etapa focou na consolidação das propostas definidas e na orientação sobre como a política será levada para o Encontro Nacional de Mulheres do PT.

A sistematização incluiu:

• Deliberação pela construção de chapa e candidatura da Articulação de Esquerda ao Encontro Nacional das Mulheres do PT, com a indicação da companheira Suelen Aires Gonçalves, do Rio Grande do Sul.
• Criação de Grupo de Trabalho (GT) para inscrição, tese e organização da linha política da Articulação de Esquerda.
• Atualização dos estados na reunião, e envio de informações posteriores aos estados que não estiveram presentes e ou não relataram durante a plenária.
Os encaminhamentos citados acima têm relação direta com o cenário de articulação nos estados para os encontros de mulheres. O “Pré-Mapa” da Articulação de Esquerda em 2025 apresenta o seguinte quadro em relação à participação e composição de chapas em alguns estados:
• Com Chapa/Candidatura Própria: Distrito Federal (DF).
• Composição em Chapa Conjunta:
o Ceará (CE): Chapa em composição, com a Articulação de Esquerda (AE) na cabeça da chapa, em diálogo com outras correntes, como a DS.
o Espírito Santo (ES): Composição em Chapa Única com todas as forças, visando eleger 4 a 6 mulheres para o encontro nacional. O encontro estadual será remarcado.
o Mato Grosso do Sul (MS): Chapa única em composição com CNB, RS e Avante.
o Minas Gerais (MG): Composição em chapa (com quais forças, a ser verificado). Três companheiras em uma chapa, e as demais “foram atropeladas”.
o Pará (PA): Chapa conjunta com MS, AE, Avante, MPT, embora o estado também esteja em uma chapa com a CNB. Brigida está em diálogo de composição.
o Paraná (PR): Chapa de composição com a MS, contra a CNB.
o Pernambuco (PE): Chapa estadual e nacional coletiva com uma das chapas da CNB e outras correntes, com Rebeca como nome da AE.
o Rio de Janeiro (RJ): A Articulação de Esquerda está na chapa da CNB com a companheira Tairini (Chapa com Fabi/CNB).
o Rio Grande do Norte (RN): Chapa estadual em unidade com CNB, RS, AVANTE e DS, e chapa própria para delegadas. O encontro será no dia 15 de Novembro.
o Rio Grande do Sul (RS): Chapa OK e chapa de delegadas OK, em diálogo com as forças do campo de esquerda (Resistência Socialista e Democracia Socialista) para busca de unidade. Encontro Estadual agendado para 08 de Novembro.
o Rondônia (RO): Chapa conjunta: AE, Avante, MPT, CNB, RS.
o São Paulo (SP): Chapa conjunta com CNB, Pt sem medo, RS, MS, SD e MPT. A candidatura a secretária será Bete Silvério. O encontro será em 06 de dezembro.
• Sem Chapa:
o Amazonas (AM): Sem candidatura, sem chapa (apenas CNB, Rul e Avante).
o Piauí (PI): Não terão chapa. Estão apoiando Marina (próxima de Marcelo Mascarenha).
• Outros estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins) não tiveram informações detalhadas na tabela de pré-mapa.
Encaminhamentos Definidos:
a) Participar da mobilização nos encontros estaduais.
b) Atenção às chapas conjuntas em relação à tiragem de delegadas.
c) Manter chapa e candidaturas estaduais e distrital, onde for possível.
d) Orientação militante sobre o credenciamento para os encontros de mulheres.

2.Informe sobre setorial nacional de saúde

O texto abaixo foi elaborado pelo companheiro Ricardo Menezes (AE SP).

Os Encontros de Setoriais e Secretarias do Partido dos Trabalhadores – PT foram convocados pela direção nacional do Partido, logo depois do Processo de Eleições Diretas – PED, para se realizarem num exíguo espaço de tempo e totalmente por meio eletrônico, o que não foi apoiado pela tendência petista Articulação de Esquerda – AE. Isso, em geral, afetou a organização, a articulação, o processo de operacionalização, enfim, salvo exceções, no limite dificultou a própria profundidade das discussões no âmbito de estados e no Distrito Federal – DF. O caso dos Encontros Setoriais Estaduais de Saúde – SES do PT, salvo exceções, não foi diferente.

Em relação aos Encontros do SES do PT, realizados nas unidades federadas e no Distrito Federal, registramos as informações que se seguem.

Não foram realizados encontros nos estados do Acre, Espírito Santo, Goiás e Rondônia.

Sobre Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraíba e Roraima, até a último comunicado do coordenador do Setorial Nacional de Saúde do PT ao qual tivemos acesso, não havia informações disponíveis.

Organizaram-se chapa de consenso em Alagoas, Ceará, DF, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Nestes estados e no DF, militantes da AE e militantes petistas que atuam conosco no setor saúde passaram/continuaram a participar dos Coletivos do SES de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

No caso do Mato Grosso do Sul – MS, no qual foi composta chapa consensual, o coordenador eleito para o SES do PT-MS é da AE.

No caso do Rio Grande do Sul – RS, no qual foi composta chapa consensual, a coordenadora eleita para ocupar o quarto ano do mandato do SES do PT-RS é da AE.

Na Bahia ocorreu disputa, sendo lançada chapa de oposição à CNB e aliados, organizada pelas tendências Avante e Articulação de Esquerda, junto com militantes independentes, sendo que militante da AE passou a compor o Coletivo do SES do PT-BA.

No estado de Pernambuco, no Encontro do SES do PT-PE, concorreram duas chapas:

a) uma chapa articulada pela CNB e aliados, que apoiou o atual coordenador do SES do PT-PE, e também Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, como candidato à reeleição para a função de coordenador do SES do PT-PE;

b) outra chapa articulada pela EPS, MST, AE e militantes da saúde independentes, que apoiou a atual coordenadora de saúde do MST como candidata à coordenação do SES do PT-PE.

Chama a atenção a participação da Superintendência do Ministério da Saúde em Pernambuco, por meio do seu titular que é vinculado a CNB, no processo eleitoral do SES do PT-PE.

O exíguo espaço para organizar debates e articular o processo de operacionalização dos encontros, facilitou a proposição, pela CNB, de chapas de consenso, sem que houvesse sólida unidade política, portanto, sem que houvesse discussões aprofundadas sobre as políticas públicas objeto dos Setoriais de Saúde, o que se deu acentuadamente nos estados em que essa tendência, junto com seus aliados regionais, é hegemônica no setor saúde.

Tal operação política, da CNB e seus aliados, continua sendo desenvolvida em relação ao Encontro do Setorial Nacional de Saúde do PT, o que, na prática, se for exitosa, pode interditar o debate político de questões estratégicas fundamentais para a sustentabilidade e o futuro do Sistema Único de Saúde – SUS.

E quais são tais questões estratégicas? Frisando que se trata de discussão complexa e ampla, mencionaremos algumas, a saber:

a) a terceirização/privatização de equipamentos públicos no Sistema Único de Saúde, especialmente por meio das Organizações Sociais, que, a título de exemplos, gera a fragmentação do Sistema e inviabiliza a instituição de Carreira Única do SUS nacional, interfederativa e multiprofissional;

b) a urgência de criação de Carreira Única do SUS nacional, interfederativa e multiprofissional;

c) a importância da operacionalização nacional do Sistema por meio das Regiões de Saúde, com intenso protagonismo de Secretarias Estaduais de Saúde e seus órgãos regionais, de Secretarias Municipais de Saúde ou órgãos similares, e o protagonismo de novo tipo do Ministério da Saúde;

d) garantir o acesso da população ao Sistema em suas múltiplas dimensões, a depender das características de cada Região de Saúde, de cada estado/Distrito Federal e de cada município;

e) desencadear um processo de priorização nacional dos órgãos sanitários: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, laboratórios de referência em Saúde Pública, inclusive os de toxicologia, entre outros;

f) manter a vinculação do financiamento público na saúde.

A organização de chapa e lançamento de candidatura potente ao Setorial Nacional de Saúde do PT, possibilitaria travar, no seio do Partido dos Trabalhadores, o debate político de diversas questões estratégicas fundamentais para a sustentabilidade e o futuro do Sistema Único de Saúde – SUS.

3.PDL 3/2025

Sobre a votação do requerimento de urgência do PDL 3/2025 (Conanda), identificamos que houve 2 votos favoráveis à urgência oriundos da bancada do PT, votos dados pelos companheiros Valmir Assunção e Marcon. Apuramos o que ocorreu na votação, e constatamos que ocorreu um erro na orientação da liderança, que por alguns minutos ficou como SIM, e após perceber o erro, foi alterado para NÃO. O companheiro Marcon, depois de alertado pela Dnae e pelo setorial de mulheres da AE acerca do ocorrido, divulgou uma nota explicando o ocorrido e reafirmando sua verdadeira posição de mérito, que é a mesma do Partido e a nossa. Essa medida não altera o voto dado, mas deixa registrada a posição de mérito e o erro.

4/Setoriais

Reiteramos o pedido a que todos os setoriais nos informem como está a situação, os resultados, as propostas, as chapas e candidaturas.

5/Reunião dia 18 de novembro

Lembramos que no dia 18/11 faremos uma reunião geral de nosso pessoal que está participando nos setoriais (pedir o link para os integrantes da Dnae).

6/convites para X congresso nacional da AE

Quem quiser enviar convites para dirigentes e militantes do Partido, para assistir ao nosso congresso nacional, sugerimos utilizar o texto abaixo.

Olá

A tendência petista Articulação de Esquerda fará seu X congresso nacional no final de novembro de 2025.
Na programação do congresso, está previsto dedicar o sábado dia 29 de novembro (das 9h00 às 19h00) para o debate da situação política e das tarefas do Partido.

Gostaríamos que você estivesse presente.

Estamos convidando, também, todas as chapas e tendências que estão representadas no atual Diretório Nacional do PT a participar deste dia de debate, inclusive fazendo uso da palavra.
O congresso vai ocorrer no Auditório da Apeoesp, na Praça da República, que fica na região central da cidade de São Paulo.

Saudações petistas

Luiz Bonetti
Júlio Quadros
Natália Sena

Já enviamos um convite genérico para todas as chapas que disputaram o PED nacional e suas respectivas tendências integrantes. Mas é importante que enviemos também convites nominais.

7/programação do X congresso

28 de outubro às 18h00

-eleição da mesa, eleição da comissão de emendas, eleição da comissão eleitoral
-informes sobre a DNAE, direção nacional do PT, direção nacional da CUT, direções estaduais da AE, coordenações setoriais nacionais da AE e outros informes que forem necessários

29 de outubro, 9h às 19h00

Debate político, tanto sobre a linha política do PT no período 2026-2030, quanto sobre a linha política e organizativa da AE no período 2026-2030.

Falas especiais sobre os temas a seguir listados: 1/resumo geral do texto base; 2/situação mundial e continental; 3/perspectivas da luta pelo socialismo; 4/Palestina: perspectivas; 5/Cuba: perspectivas; 6/debate sobre programa, tática e política de alianças nas eleições presidenciais 2026; 7/eleições para senado e câmara dos deputados em 2026; 8/eleições para governos estaduais em 2026; 9/pauta do congresso nacional em 2026 e atuação da bancada do PT no atual congresso nacional; 10/a situação da economia e o Novo Marco Fiscal; 12/desdobramentos da COP 30; 13/situação dos movimentos sociais e perspectivas de mobilização em 2026; 14/situação do PT: temas e tarefas em 2026, inclusive sobre o Congresso do PT convocado para abril de 2026; 15/reforma do sistema político-eleitoral do PT, mudanças no PED; 16/candidaturas da AE para as eleições de 2026.

Saudações de convidados.

30 de outubro, 9h00 às 12h00

Debate e votação de emendas.

Eleição da direção e da comissão de ética.

8/Página 13

Edição de dezembro: textos devem ser enviados até o dia 23 de novembro. Na pauta: texto sobre congresso da JPT, texto sobre encontro de mulheres do PT, texto sobre os 14 que votaram na pec da bandidagem, textos vários sobre setoriais, texto de balanço do plebiscito. Buscaremos fazer uma edição impressa para ser distribuída no próprio congresso nacional da AE. Faremos uma edição impressa para distribuir no congresso da JPT e outra para distribuir no encontro nacional de mulheres do PT.

9/agenda atualizada

08/11/25 Congresso de base de Olinda;
08/11/25 Congresso de base de Recife;
08/11 congresso de base em Gurupi (TO) e região
8/11 Congresso de base da AE Porto Alegre, às 9h, na Sede do PT-POA (Rua Lopo Gonçalves, 647)
8 de novembro Conferência Sindical Estadual do Rio Grande do Norte
8/11, sábado, às 15h00, curso em Santo André (SP) sobre a História do PT e de suas tendências
9/11 curso de formação em Franca (SP) e congresso de base a confirmar
09/11 congresso de base em Porto Nacional (TO) e região
12/11/25 Congresso de base São Lourenço Mata (PE)
12,13,14, 15/11- COP30
15/11 congresso de base em Palmas (TO), Rio Sono e demais municípios
15 de novembro Conferência Sindical Estadual do Rio de Janeiro
15/11 congresso da AE em São Bernardo do Campo (SP) e curso de formação
16/11 encerramento dos encontros estaduais das secretarias setoriais
17/11 reunião da executiva nacional do PT
18/11 plenária nacional virtual sobre os encontros setoriais, para balanço dos encontros estaduais e definição final sobre as táticas nacionais
19/11 curso sobre Levante de 1935 na Casa Socialista em Natal (RN)
20/11 dia da consciência negra
22/11/25 Congresso de base em Serra Talhada (PE)
23 de novembro, 19h00, reunião virtual da executiva nacional
24 de novembro: data limite para inscrição chapas e candidaturas nacionais dos setoriais nacionais
26/11, congresso de base em São Caetano (SP)
27 e 28/11 conferência sindical nacional da AE, auditório da Apeoesp na Praça da República (São Paulo, SP)
28 de novembro, 17h00, última reunião presencial da atual direção nacional
28 de novembro de 2025: data limite para ajustes na composição das chapas dos encontros setoriais nacionais
28, 29 e 30 de novembro de 2025: encontros nacionais das coordenações setoriais e secretarias setoriais temáticas
28, 29 e 30/11 X Congresso nacional da AE, no auditório da Apeoesp na Praça da República, em São Paulo (SP)
29 de novembro, encontro estadual do PT/RS
30/11, congresso estadual da AE SP, no auditório da Apeoesp na Praça da República, em São Paulo (SP)
30 de novembro, concluído o congresso, primeira reunião presencial da nova direção nacional eleita no X congresso
30 de novembro de 2025: fim das etapas estaduais do 6º Congresso da JPT
06/12 reunião do Diretório Nacional do PT
11/12 Encontro de Parlamentares Jovens do PT
12-14/12 Congresso da Juventude
12 a 14 de dezembro de 2025: etapa nacional do 6º Congresso da JPT
24 e 25 de janeiro – Encontro nacional Setorial LGBT
31 de janeiro e 1º de fevereiro – Encontro nacional de Setorial de Mulheres
26 a 29 de março – I Conferência Internacional Antifascista (POA)
8/1 Dia de Mobilização nacional em defesa da democracia
24 e 25 de janeiro de 2026: encontro nacional do setorial LGBT
15 a 18 de janeiro Congresso da CNTE
30 e 31 de janeiro de 2026: encontro nacional do setorial de combate ao racismo
31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026: encontro nacional do setorial de mulheres
05/02- Reunião da Executiva Nacional (presencial)
07/02, Reunião do Diretório Nacional do PT comemoração do aniversário do PT (presencial em Salvador)
08/03 Dia internacional de luta das mulheres
09/03 Reunião da Executiva Nacional do PT (presencial)
26/03 Conferência Anti Fascista em Porto Alegre a/c
01/04 Reunião da Comissão Executiva Nacional do PT
03/04 Reunião do Diretório Nacional do PT e ABERTURA DO CONGRESSO NACIONAL DO PT
04/04 CONGRESSO NACIONAL DO PT
05/04 ENCERRAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL DO PT
01/05 Dia de luta da classe trabalhadora
04/05 Reunião da Executiva Nacional
11/06 Reunião da Executiva Nacional
13/06 Reunião do Diretório Nacional
JULHO Convenções partidárias
04/10 Primeiro Turno das Eleições
08/10 Reunião da Executiva Nacional
10/10 Diretório Nacional
25/10 Segundo Turno das Eleições
10/12 Reunião da Executiva Nacional
12/12 Diretório Nacional

12/eleições sindicais

SINDEMA: março 2026
Sindicato Bancários SP, Osasco e região: 2027
FETEC: segundo semestre 2026
CONTRAF: primeiro semestre 2026
Petroleiros SJC: 2027
Servidores SJC: eleição 2027
ADUFABC: eleição em 2026
Jornalistas SP: eleição 2027
SINPRO Guarulhos: abril 2028
APEOESP: 2026
Servidores Santo André: 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *