Sindiupes – Deixem que a base decida!

Por Direção Sindical da AE/ES

CARTA ABERTA Á COMISSÃO ELEITORAL DA ELEIÇÕES SINDICAIS DO SINDIUPES

Foi com muita preocupação que a Coordenação Estadual da Articulação de Esquerda Sindical (AE Sindical), tomou conhecimento da decisão dessa Comissão Eleitoral em negar o direito de inscrição da Chapa 3 ao processo eleitoral em andamento no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).

A burocracia que tem sido o norte da atual direção do sindicato permeou também o processo eleitoral o que consideramos um ataque à democracia sindical.

A democracia sindical é uma pedra angular em nossa sociedade, garantindo que os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, sejam representados e defendidos de forma justa e equitativa.

No entanto, temos observado com grande inquietação a complexidade e excesso de exigências burocráticas impostas aos candidatos(as) e suas respectivas chapas. Essas barreiras, muitas vezes, têm o potencial de desencorajar a participação ativa e engajada dos membros do sindicato, prejudicando a diversidade de vozes e perspectivas que são vitais para uma representação de verdade.

Esta impugnação, em particular, é motivo de grande preocupação. Acreditamos que todo candidato(a) deve ter o direito de concorrer às eleições, e as decisões sobre a elegibilidade de uma chapa devem ser feitas de forma justa e imparcial.

Qualquer sinal de interferência ou parcialidade na condução desse processo eleitoral compromete a integridade do sindicato e mina a confiança dos membros em suas instituições representativas.

Com claro viés político, foram impugnados 30 nomes de nossa Chapa, dentre elas uma militante da AE, que devidamente filiada ao sindicato, é conferida uma dívida inexistente.

A impugnação da Chapa 3, atende aos interesses da atual direção, que paralisada e longe dos reais interesses da categoria, se aproximou das prefeituras e do governo, rompendo com a tradição cutista de sindicatos livres e autônomos.

Queremos ter o direito de apresentar nossas propostas à base. Queremos um sindicato enraizado na luta diária das professoras e professores do Espírito Santo, e também conectados com a agenda de transformações necessárias de um Brasil mais justo e solidário.

Deixem que a base decida, se querem continuar com um sindicato burocratizado e refém dos governos e patrões, ou se querem mudanças para uma entidade com disposição de fazer o enfrentamento e retomar as conquistas para a categoria.

Deixem que a base decida.

Ousar, lutar. Lutar, vencer.

Direção Sindical da Articulação de Esquerda no Espírito Santo

Respostas de 5

  1. A nota da Coordenação Estadual Sindical da AE-ES, foi bem redigida e coloca toda preocupação nos rumos do Sindiupes, pois vemos com nitidez, como a água cristalina, que esta diretoria do sindicato desrespeita a democracia sindical, bem como, desrespeita o estatuto do Sindiupes. Por outro lado abandonam a luta de classes, com conchavos com os executivos Estadual e municipais da GV.

  2. Não entendi essa posição da AE. A burocracia é para todos, não só para os integrantes da Chapa fake, pois o numero 3 é na verdade número 1. Até o slogam é o mesmo Ousar, lutar. Lutar, vencer.
    Mas voltando à burocracia, tem 5 anos que “ela” a burocracia foi aprovada pela AGR, com mais de 800 presentes. E os professores e demais integrantes da chapa impedida tiveram 5 anos para se adequar e nada fizeram.
    É uma vergonha para nós ver que a oposição não conseguiu montar uma chapa com 80 nomes numa categoria de pelo menos 90 mil professores, pedagogos, funcionários da educação.
    O pau que dá em chico, tem que dar em Francisco.
    Por que tem que haver exceção para a chapa 3?
    Tomem jeito, façam oposição de verdade, vocês sumiram nestes cinco anos, deixando a categoria ao Deus dará e ainda querem chorar pitangas! Nos poupem!

  3. Nós da chapa 3 queremos democracia. Queremos participar do processo eleitoral. E simplesmente ser uma alternativa a essa gestão pelega que não representa a classe.

  4. Muito bem colocada que o excesso de burocracia tem sido um ataque mortal a democracia sindical, esse ataque a democracia em momento tão delicado, pelo qual estamos passando muito tem penalizada a educação, e não só mentem os seu profissionais , como as vezes se imagina. Parabéns pela declaração! feita, em defesa da democracia que já foi tão atacado nos últimos tempos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *