Síntese do programa Antivírus 2020

O programa Antivírus, conduzido por Natália Sena e Valter Pomar, estreou em  março de 2020 e completou ao longo do ano 40 episódios, debatendo sempre os temas mais candentes da conjuntura política brasileira. E depois de  uma pausa de final de ano, retorna no próximo dia 14. A seguir, você confere uma síntese da primeira “temporada” do programa, que esperamos, tenha vida longa.

Através do link abaixo você terá acesso a todas as edições do programa Antivírus.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLy-42wAJNW6SValIccqNbHUcptem78SSB

1º programa: Precisamos nos livrar desse vírus que é o governo Bolsonaro

Estreia do programa Antivírus. Durante a pandemia do novo Coronavírus, Natália Sena e Valter Pomar debatem MP 927, Fora Bolsonaro, impeachment e outros assuntos relacionados à conjuntura. Antecipar ou adiar as eleições? Qual a saída política para a crise? Debate com Valter Pomar, comentários e mediação de Natália Sena.

 2º Programa: Precisamos nos livrar desse vírus que é o governo Bolsonaro

Na segunda edição do programa, Natália e Valter dão continuidade ao debate sobre a conjuntura. Seguem os mesmos questionamentos: qual a saída política para a crise e qual a centralidade do Fora Bolsonaro? Ambos comentam episódios da política e discorrem sobre a reunião da Comissão Executiva Nacional do PT.

 3º Programa: A pandemia e o pandemônio: política em tempos de Bolsonavírus

Em uma conversa sobre a conjuntura, Natália e Valter comentam a situação política brasileira durante a pandemia do novo Coronavírus. Dentre os acontecimentos abordados estão as discussões internas do PT, o auxílio emergencial e as movimentações contra Bolsonaro.

4º Programa: A pandemia, o governo Bolsonaro nas cordas e o que decidiu o DN do PT

Neste episódio, Natália e Valter dão sequência ao debate sobre o Fora Bolsonaro, que avança na sociedade mas engatinha no interior do partido. A discussão aborda acontecimentos do Congresso Nacional e a reunião do Diretório Nacional do PT, acontecida no mesmo dia.

5º Programa:  Fora Bolsonaro. Por hora, como?

O tema principal deste episódio é o “Fora Bolsonaro”. Com o avanço da pandemia e a atuação desastrosa do governo, surgem discussões sobre a saída de Bolsonaro: qual delas é a mais acertada e qual é a correlação de forças existente para cada uma delas? Além desta pauta, Natália e Valter discorrem sobre outros episódios da política.

6º Programa: As duas táticas do petismo na luta contra o bolsonarismo

Nesta edição, Natália e Valter debatem as diferentes táticas existentes dentro do PT na luta contra o Bolsonarismo – que carregam problemas de método e conteúdo. Além disso, discorrem sobre a tardia, porém necessária, adesão do PT à consigna “Fora Bolsonaro”. Qual será o efeito da consigna e de que forma será utilizada?

7º Programa: Bolsonaro balança. Será que cai?

A temperatura segue esquentando e, nesta edição, Valter e Natália discorrem sobre o seguinte questionamento: Bolsonaro balança. Será que cai? Além do debate sobre a possível queda de Bolsonaro, abordam também as mobilizações do 1º de maio, que neste ano, além de serem virtuais por conta da pandemia, contam com a presença de figuras que representam o programa neoliberal.

8º Programa: Pandemia máxima & Estado mínimo.

Nesta edição, Natália e Valter comentam as recentes votações na Câmara e no Senado sobre o projeto conhecido como “a ajuda aos estados e municípios”. Ambos discorrem também sobre o panorama geral da pandemia no Brasil e a atuação do governo Bolsonaro diante desta situação.

9º Programa: Por que a esquerda demora? Qual é a da centro-esquerda? A ameaça chic de Mourão

Nesta edição do programa, Natália e Valter discorrem sobre a atuação da esquerda e centro-esquerda diante do governo Bolsonaro. Discutem também o que representa a ameaça do vice de Bolsonaro, General Mourão. Há pedidos de impeachment protocolados na Câmara, porém nenhum protagonizado pela esquerda. Por que a centro-esquerda saiu na frente sozinha?

10º Programa: Impeachment, antes tarde do que nunca

Natália e Valter comentam o conteúdo do pedido de impeachment que foi protocolado pelo PT junto com outros partidos de esquerda, entidades e movimentos sociais. Além disso, comentam sobre os atos que têm ocorrido pelo impeachment de Bolsonaro, da esquerda à centro-esquerda, e sobre as perspectivas reais que permeiam a efetivação de um impeachment e a queda do governo Bolsonaro.

11º programa: Com quantos ministros se faz uma quadrilha?

Na edição desta semana, Valter e Natália trazem informações sobre a polêmica reunião ministerial do governo Bolsonaro divulgada nos meios de comunicação. Além disso, comentam e analisam outros episódios da conjuntura política, como movimentações no Congresso, as fake news e outras questões.

 12º programa: Quem vai derrotar o fascismo? Frente ampla ou frente de esquerda?

A discussão do momento gira em torno da pergunta “o que derrotará o fascismo: frente ampla ou frente de esquerda?”. A participação de lideranças do PT e outros partidos de esquerda em movimentos e fóruns integrados por golpistas reforça a necessidade de um debate sobre a tática para derrotar Bolsonaro e seu governo. Qual é o caminho: compor blocos com neoliberais ou retomar as ruas e a classe trabalhadora com a esquerda unificada?

13º programa: É hora de fazer manifestações de rua?

É hora de fazer manifestação de rua? Nesta edição, Natália e Valter discutem a polêmica na esquerda sobre os atos públicos que vêm sendo realizados e convocados. Num momento em que praticamente não há isolamento para a classe trabalhadora, será correto deixar de convocar e massificar as mobilizações de rua?

14º programa: As armas de bolsonaro: militares, policiais e milicianos

Nesta edição do Antivírus, Valter e Natália comentam os acontecimentos da semana relacionando-os às armas de Bolsonaro: os militares, policiais e milicianos. Além disso, discorrem sobre uma ocorrência excepcional da conjuntura: a prisão de Queiroz.

15º: Frente ampla… com Temer, Bolsonaro e Mourão?

A discussão sobre a Frente Ampla volta à tona, desta vez com figuras ainda mais controversas. Natália e Valter debatem a tática de frente da esquerda com base em um acontecimento da semana: a convocação de um ato, pelo Fórum Direitos Já, em que estaria presente o golpista Michel Temer.

16º: Acordão em marcha, com STF, Covid19, com tudo?

O silêncio de Bolsonaro nos últimos dias dá sinais de que pode haver algum acordo em marcha entre o lado de lá. Na busca por uma saída para a crise institucional, a direita tradicional e a extrema direita vão dar as mãos? Neste programa, Natália e Valter debatem esse possível acordo e outras questões, como a paralisação dos entregadores de aplicativo.

17º: Até quando Bolsonaro seguirá matando e desempregando?

Em formato de entrevista, nesta edição do programa, Natália e Valter discutem a situação do país em relação às mortes pela pandemia e o desemprego crescente. Até quando essa situação política se estenderá e de que forma podemos impor uma derrota global a este projeto?

18º: A Globo merece ser perdoada? (e outros assuntos)

Nesta edição, Natália e Valter discutem um artigo publicado pelo jornal O Globo, entitulado “é hora de perdoar o PT”. Além disso, ambos comentam sobre as reuniões do DN do PT e o denominado “Plano de Reconstrução do Brasil”.

 19º: STF fará justiça, ainda que tardia?

Nesta edição, o programa recebe o convidado Jonatas Moreth, advogado e militante petista. Natália, Valter e Jonatas discutem a relação do STF com o governo Bolsonaro – por vezes, conflituosa, por vezes, harmoniosa. O convidado comenta alguns elementos que demonstram a benevolência do STF com o governo Bolsonaro.

20º: Conversa sobre conjuntura com José Genoíno

Este programa conta com a presença do convidado José Genoíno, ex-presidente do PT e importante quadro do partido. Junto com o convidado, Natália e Valter debatem os diversos acontecimentos que permeiam a conjuntura: a crise pela qual passa o capitalismo, o governo Bolsonaro e as tarefas necessárias para virar o jogo.

 21º: Moro abaixo, Bozo fora, Lula dentro!

Nesta edição do Antivírus, Natália e Valter comentam a situação do companheiro Lula e a possibilidade de suspeição de Sérgio Moro. Além disso, fazem uma avaliação da conjuntura e debatem quais ações e mobilizações são necessárias para barrar o avanço de Bolsonaro e retomar os direitos políticos de Lula.

22º: A polêmica sobre Belford Roxo e as alianças do PT em 2020

As eleições municipais se aproximam e o PT deve cumprir um importante papel nesta disputa. Em Belford Roxo, o setor majoritário do partido, encabeçado por Washington Quaquá, quer abrir mão de uma candidatura própria para apoiar um candidato do MDB próximo a Bolsonaro. Nesta edição, Natália e Valter recebem a militante petista Tayná Sena, que colocou seu nome à disposição do partido para ser candidata em Belford Roxo e comenta com mais detalhes a polêmica que ocorre em Belford Roxo.

23º: Pesquisas & Bolsonaro (e Belford Roxo no meio disso tudo)

Foi divulgada pelo DataFolha uma pesquisa que expressa um aumento na aprovação do governo Bolsonaro. Natália e Valter comentam os resultados da pesquisa e discorrem sobre as circunstâncias que determinam essa “melhora” na popularidade de Bolsonaro. Além disso, comentam o desfecho do caso Belford Roxo, em que prevaleceu a posição de apoio ao candidato bolsonarista.

24º: Eleições 2020, aqui e nos EUA

Nesta edição do Antivírus, Natália e Valter comentam as eleições municipais de 2020 no Brasil, trazendo alguns dados e avaliações sobre o PT nos municípios. Além disso, promovem uma discussão sobre o cenário internacional, com comentários sobre as eleições gerais nos EUA, que também ocorrem em 2020.

25º: Conjuntura 2020 & Orçamento 2021

Cada vez mais próximo das eleições e do final do ano, Natália e Valter trazem, nesta edição do Antivírus, uma avaliação e comentários sobre a conjuntura de 2020. Além disso, discutem o orçamento para 2021, divulgado pelo governo Bolsonaro e que será desastroso para a classe trabalhadora.

26º: A conjuntura e o discurso de Lula

Nesta edição, Natália e Valter comentam o pronunciamento de Lula no dia 7 de setembro – e sua relação com a conjuntura e as tarefas do PT. O que simboliza a mensagem de Lula e qual seu impacto na conjuntura?

27º: O PT, a intervenção e a eleição em João Pessoa/PB.

Com as eleições cada vez mais próximas, Natália e Valter comentam o episódio ocorrido em João Pessoa, onde houve uma intervenção do DN para que o PT retirasse a candidatura própria e apoiasse a candidatura do PSB. Além disso, comentam outros episódios e acontecimentos da conjuntura geral.

28º: Eleições 2020: a largada

Esta edição do programa conta com a presença do convidado Bruno Elias, militante petista e da Articulação de Esquerda. Natália e Valter discutem as eleições municipais que se avizinham. Bruno relata a situação em São Leopoldo/RS, onde o companheiro Ary Vanazzi concorre à reeleição.

29º: As eleições municipais e o governo Bolsonaro

Nesta edição, Natália e Valter resgatam elementos importantes da conjuntura ao longo de 2020. Além disso, dão continuidade à discussão sobre as eleições municipais, cujo período de campanha já se iniciou.

30º: Eleições 2020: politizar (pela esquerda) é preciso

Na segunda semana de campanha eleitoral, Natália e Valter dão continuidade às discussões que permeiam as eleições. Qual é o quadro geral das candidaturas petistas e qual será o saldo do PT após as eleições: fortalecimento ou enfraquecimento?

31º: Eleições 2020: Recife, Belém e o que dizem as pesquisas

A campanha eleitoral segue e as expectativas aumentam em algumas regiões. Nesta edição do Antivírus, Natália e Valter conversam com dois convidados: Maria Inez, militante petista de Belém/PA, onde o PT está na vice do companheiro Edmilson, do PSOL; e Patrick Campos, militante petista de Pernambuco, sobre a situação de Recife, onde o PT disputa a prefeitura através da candidatura da companheira Marília Arraes.

32º: Eleições 2020: Fortaleza e Porto Alegre, o que dizem as pesquisas

Dando continuidade às discussões sobre o processo eleitoral, esta edição do Antivírus traz informes sobre a campanha e discute a situação em algumas regiões. Neste programa, Natália e Valter contam com a presença da companheira Aila Marques, para falar da situação em Fortaleza, onde o PT disputa a prefeitura com a companheira Luiziane Lins, e o companheiro Julio Quadros, que avalia a situação em Porto Alegre – onde o PT ocupa a vice da chapa junto com Manuela D’Ávila.

 33º: Eleições 2020: São Paulo e Rio de Janeiro

Prosseguem as discussões sobre as eleições 2020 e sobre a conjuntura geral. Desta vez, o convidado externo é o companheiro Olavo Carneiro, que comenta a situação do Rio de Janeiro, onde o PT disputa a prefeitura através da candidatura da companheira Benedita. A avaliação de São Paulo, onde o PT concorre com Jilmar Tatto, é feita pelo companheiro Valter, que também comenta outros acontecimentos da conjuntura.

34º: Eleições nos EUA, no Brasil, em Salvador e Vitória

As eleições municipais estão cada vez mais próximas. Para dar sequência às discussões das capitais, Natália e Valter recebem a companheira Laudiceia, militante petista em Vitória, para falar da situação na cidade, onde o PT disputa com a candidatura do companheiro João Coser; e o companheiro Walter Takemoto, para comentar o cenário em Salvador, onde o PT disputa a prefeitura com a companheira Major Denise;

35º: Bolívia, EUA e Brasil

Último programa antes das eleições municipais no Brasil, nesta edição, Natália e Valter discutem a situação na Bolívia, onde acaba de tomar posse o presidente eleito, após um duro golpe de Estado que ocorreu no final do ano passado. Valter comenta sua ida até La Paz para a posse e as impressões do momento. Além disso, ambos discutem a situação dos EUA, onde foi eleito o candidato Democrata Joe Biden, e a reta final das eleições no Brasil.

36º: Balanço (preliminar) do primeiro turno, Recife e Rio de Janeiro

Passado o primeiro turno das eleições, esta edição do Antivírus promove uma avaliação preliminar das eleições no Recife – onde a companheira Marília Arraes foi para o segundo turno – e do Rio de Janeiro – onde a companheira Benedita foi derrotada ainda no primeiro turno. Para falar sobre esses cenários, o Antivírus recebe dois convidados: o companheiro Olavo Carneiro, do Rio de Janeiro, e o companheiro Patrick Campos, de Pernambuco.

37º: Rumo a vitórias populares no segundo turno

A disputa eleitoral segue rumo ao segundo turno e a esquerda possui grandes tarefas para obter as vitórias necessárias. Nesta edição do Antivírus, Natália e Valter recebem militantes petistas de diferentes capitais: Belém, Recife, Vitória, São Paulo e Porto Alegre. Os convidados e convidadas avaliam a situação eleitoral nessas cidades, onde a esquerda disputa o segundo turno e a luta deve ser redobrada para obter êxito.

38º: Balanço do segundo turno das eleições municipais

As eleições municipais no país terminaram. O PT e a esquerda saíram vitoriosos ou derrotados dessa disputa? É hora de fazer o balanço. Nesta edição do Antivírus, Natália e Valter avaliam o resultado das eleições brasileiras, que comprovaram os imensos desafios que o Partido dos Trabalhadores e o conjunto da esquerda têm pela frente.

39º: O balanço das eleições, segundo o Diretório Nacional do PT

Embora o processo eleitoral tenha terminado, o balanço e a avaliação devem ser permanentes. O setor majoritário do PT apresentou uma avaliação controversa: embora admitam a derrota, emitem algumas opiniões mediadas e otimistas sobre o processo. Qual é a avaliação profunda e sincera que devemos ter sobre as eleições 2020, para não mais incorrer nos mesmos erros?

40º: Bastidores da eleição na mesa da Câmara e do Senado

O último programa de 2020 aborda a principal polêmica do momento: a eleição para mesa diretora da Câmara e do Senado. Em um Congresso hegemonizado pela direita (entre sua face tradicional e bolsonarista), qual é a tática mais acertada nesta disputa: lançar uma candidatura de esquerda ou apoiar a direita (golpista) na tentativa de barrar o bolsonarismo? Nesta edição do programa, Natália e Valter comentam essa questão que tem gerado debate no interior do PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *