Andando pelo Rio Grande

Andando pelo Rio Grande

Andando pelo Rio Grande

Andando pelo Rio Grande

Andando pelo Rio Grande

Andando pelo Rio Grande

Andando pelo Rio Grande

Por Júlio Quadros (*)

Lançamento do movimento ‘Rio Grande e presente. Para toda a sua gente’, na foto: Tarso Genro, Edegar Pretto e Olívio Dutra

O Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do deputado estadual Edegar Pretto como pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A confirmação ocorreu na sexta-feira 13 de setembro, em Porto Alegre, durante o lançamento do movimento “Rio Grande e presente. Para toda a sua gente”, com participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, o senador Paulo Paim e deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do partido.

Com a oficialização da pré candidatura, iniciou-se uma série de roteiros pelo estado do Rio Grande do Sul.

Hoje estamos a um ano das eleições de 2022 e os primeiros passos começam a ser dados neste momento. Foi com “estes olhos” que tive a oportunidade de acompanhar agendas do pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul.

Foram agendas na região centro do estado, pois estava, em agenda, acompanhando o deputado federal Dionilso Marcon.

Primeiro, foi na sexta-feira na posse da nova Direção da Regional Centro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, que estava praticamente lotada e com um entusiasmo de chamar a atenção. Com a presença de lideranças do PT de mais de 20 municípios da região.

No sábado, nos encontramos na FEICOOP-Feira Internacional de Cooperativismo, que voltou a acontecer de forma presencial com todos os cuidados. Na feira além de visitar expositores, houve eventos significativos.

Primeiro, o lançamento da nova marca da ocupação da Fazenda Santa Marta, que vai fazer 30 anos no dia 7 de dezembro. Símbolo extraordinário de compromisso com a luta do povo por moradia e condições dignas de habitação.

Depois, acompanhamos o início do Plebiscito Popular sobre as privatizações, muitas que estão em curso, que o Governador Almofadinha resolveu tirar o direito do povo ser chamado para decidir.

Ao meio dia, novo encontro desta vez em São Pedro do Sul, com o Clube do Comércio lotado para ouvir as nossas lideranças.

Em todos os eventos encontramos um companheiro Edegar Pretto, orgulhoso da sua história, da raiz do militante politico e social Adão Pretto, mostrando um compromisso com estas raízes da nossa trajetória.

Encontramos um Edegar Pretto lembrando o Governador Olívio Dutra(1999-2002), que sucedeu o malfadado governo de Antônio Britto em 1999. Na época, Olívio deteve as privatizações em marcha, e mesmo assim pagou todos os servidores em dia durante toda a sua gestão, pagou todos seus compromissos e o estado cresceu ano a ano. Olívio assentou milhares de famílias de trabalhadores sem terra, criou a UERGS, implantou o Orçamento Participativo e criou o Piso Regional.

Encontramos um Edegar Pretto animado, falando com a consciência e com o coração, animando a nossa militância e as lideranças sociais e das comunidades.

A semeadura começa bem. Temos um ano pela frente para construir a boa luta e a transformação que o Brasil e o Rio Grande precisam em 2022.


(*) Júlio Quadros é militante do PT-RS, foi deputado estadual, presidente do PT Estadual – RS (1997-2001), Secretário do Planejamento da cidade de São Leopoldo, coordenador do Programa Luz para Todos e presidente da
Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE)

 

Deixe um comentário

Andando pelo Rio Grande