Livro “A esperança é vermelha” traz resoluções da AE de 2004 a 2006

Por Página 13 (*)

Este livro que o leitor tem em mãos (ou em sua tela) tem como subtítulo, por absoluta falta de criatividade, “Resoluções da tendência petista Articulação de Esquerda 2004-2005-2006“; reúne as resoluções de três conferências nacionais da tendência petista Articulação de Esquerda: a resolução da VII conferência nacional, realizada nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2004, em São Bernardo do Campo (SP), nas dependências do Pampas Palace Hotel; a resolução da VIII conferência nacional; e a resolução da IX conferência nacional, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro de 2006, na cidade de Salvador (Bahia).

A publicação desta coletânea faz parte de um conjunto de iniciativas, coordenadas pelo companheiro Marcos Jakoby, vinculadas ao aniversário de trinta anos de fundação da tendência petista Articulação de Esquerda. Como parte disto, reeditamos recentemente o livro Socialismo ou barbárie, que reúne documentos publicados pela AE entre 1993 e 1999; e o livro Novos rumos para o governo Lula, contendo as principais resoluções da tendência entre maio de 2000 e abril de 2004. À medida que as condições permitam, outras publicações virão à luz.

A VII, a VIII e a IX conferências nacionais da AE trataram da situação internacional, nacional e partidária, em um momento extremamente intenso da vida do PT, atravessado pela famosa “crise do mensalão”. Entretanto, por razões que acredito serem óbvias, o tema da luta contra a corrupção não mereceu, daquelas Conferências, o tratamento necessário.

Muitos anos depois, em 2015, o 2º Congresso da tendência petista Articulação de Esquerda aprovou uma resolução a respeito do PT e a luta contra a corrupção. Com base nesta resolução, apresentamos uma proposta à comissão de teses do 6º Congresso do PT, realizado em 2017. A proposta foi debatida, recebendo sugestões tanto dos integrantes da comissão de teses – entre os quais o companheiro Marco Aurélio Garcia – quanto do companheiro Jonatas Moreth, um dos dirigentes nacionais da AE particularmente atento aos temas político-jurídicos. Mas, no frigir dos
ovos, “o PT e a luta pela corrupção” não foi incluído entre os textos propostos pela comissão de teses ao debate no 6º Congresso do partido.

(*) redacao@pagina13.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *