Livro “Quase lá: Lula, o susto das elites”

Neste livro, Wladimir Pomar é o narrador de um momento único da história política brasileira, em que pela primeira vez os de baixo, liderados por Lula, ameaçaram a hegemonia das elites representadas por Collor na segunda e definitiva rodada eleitoral.

 

Quase lá é uma análise política e ideológica da campanha eleitoral de 1989, uma reflexão de classe, elaborada pelo coordenador nacional da campanha Lula Presidente. Na condição de quem viveu cada minuto da batalha de uma posição estrategicamente privilegiada, Wladimir Pomar narra o ziguezague, erros e acertos das forças envolvidas na disputa, tornando públicos aspectos e fatos que escaparam ou não chegaram ao conhecimento da imensa maioria dos eleitores e mesmo da militância petista.

O autor demonstra que o Império – o domínio dos muito ricos, das elites que tudo podiam – sofreu um abalo e viveu instantes de pânico diante de uma virtual vitória de Lula. Demonstra, também, que apesar da vitória de Collor este país mudou e passou por um processo de politização sem precedentes. A esquerda, liderada pelo PT e unida como nunca esteve, encostou o Império na parede.

Aproveitando que em 2019 completam-se trinta anos daquela campanha histórica, divulgamos o livro para que todos os interessados possam ler – e reler – este importante balanço e,  à vista disso, tirar as lições de um momento político marcante para a esquerda brasileira e a luta popular em nosso país.

Baixe e leia o livro completo em pdf: Quase La – Wladimir Pomar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *