Marta e o PT

Por Valter Pomar (*)

Só para registro: existem opiniões diferentes sobre o efeito eleitoral de Marta como vice de Boulos. Seja como for, Marta poderia ser vice de Boulos, sem estar filiada ao PT. Mas, segundo consta, essa seria uma condição estabelecida por ela. Como é óbvio, tambem existem opiniões diferentes sobre Marta voltar ao PT.

Defendo que o assunto seja levado a voto no Diretório Nacional do PT e, assim sendo, votarei contra. O motivo principal é: senadora eleita pelo PT, Marta traiu seu eleitorado e seu Partido, votando a favor do golpe contra Dilma.

Desconheço que ela tenha feito alguma autocrítica a respeito. E, em qualquer caso, não vejo porque trazer de volta para casa quem praticou tamanha violência. Quem não lembra, leia, aqui. Entendo quem acha que São Paulo vale uma missa. Mas tudo tem limite.

(*) Valter Pomar é professor e membro do diretório nacional do PT

25 respostas

  1. Sempre serei contra todos e quaisquer traidores do nosso País, fosse a própria Mãe Santa de Jesus, fosse a própria Yemanjá! Contra! Sem chance, sem papo, sem coisa nenhuma! Lugar de traidor é na guilhotina! Não temos, mas, deveríamos! O que esses traidores trouxeram ao nosso País foi o sofrimento, a desilusão, o sufoco, a miséria sem esperança e um golpe espúrio e abjeto, cometido pela raça de velhos entreguistas sem caráter, sem moral, sem nada!

  2. Por que ainda continua, com o sobrenome Suplicy, queria entender isso. Essa mocinha, já era, vai prejudicar a candidatura a majoritário.

  3. Perguntas inquestionáveis:
    – Po que não o Suplicy?
    – “E César vencendo os gauleses não teria levado consigo ao menos um cozinheiro?” Por isso a pergunta ao modo de Brecht: E Lula, tendo tomado essa decisão não teria consultado o PT de São Paulo, a bancada de esquerda da CV, a bancada Federal dessa mesma posição, lideranças do movimento comunitário, da juventude, dos trabalhadores(as) da cultura, das artes, das formas alternativas de sobrevivência digna na megalópole..?

  4. Não deveria ser aceita e muito menos convidada pelo próprio presidente a voltar ao partido. Decepcionante essas coisas. Desanima até palhaço!!!

  5. Eu, que saí do PT bem antes da Marta (mas votei nela, no Lula e na Dilma), nunca fiz nada contra o partido, acho difícil engolir a dita-cuja. Isso de o Lula decidir tudo pelo PT não faz meu gênero.

  6. Concordo com você Valter.
    Desculpem, mas essa mulher não honrou e não merece essa chance. Tem pessoas mais competentes e visionárias para vice de Boulos.

  7. Também não gosto dessa proposta, por tudo que já foi dito.
    Mais que isto, o “bom” governo “dela” foi cumprir o programa do PT para a cidade naquele momento.
    Depois disse a que veio, tentando se fazer maior que o partido, até sua ruptura e guinada a direita…

  8. “— Só apoio a Marta se ela ajoelhar no milho e cantar a Internacional toda sem desafinar.”

    Está errado, certo!? Dúvidas? Questões?

    Vai uma quadra:

    “Nem sempre quem tem voto tem razão
    Nem sempre tem quem tem razão tem voto
    Quem tem razão e voto, nem sempre manda
    Quem falta razão e voto, falta o próprio voto”

    Saudações aqui de Guarujá

  9. “— Só apoio a Marta se ela ajoelhar no milho e cantar a Internacional toda sem desafinar.”

    Está errado, certo!? Dúvidas? Questões?

    Vai uma quadrinha:

    “Nem sempre quem tem voto tem razão
    Nem sempre tem quem tem razão tem voto
    Quem tem razão e voto, nem sempre manda
    Quem falta razão e voto, falta o próprio voto”

    Saudações aqui de Guarujá

  10. Concordo com o Valter. Marta novamente no PT nem com mea culpa, autocrítica ou qualquer coisa que o valha. Se teremos a vice poderíamos escolher melhor. Enfim…. só acho.

  11. Concordo com a sua análise. Uma traição desse tamanho não dá para olhar e dizer: foi um deslize, tudo bem. Levará a pecha de traidora para sempre, mesmo que perdoada. Fora do PT, por não inspirar confiança.

  12. Sou a favor de Eduardo Suplicy para vice prefeito,Foi o mais votado para vereador e recebeu mais de 300 mil votos para deputado estadual, seria merecedor por tudo que fez pelo PT , não dá pra engolir a trairagem da Marta

  13. Porque não Eduardo Suplicy? Foi o mais votado para vereador e recebeu mais de 300 mil votos para deputado estadual, seria merecedor por tudo que fez pelo PT

  14. É por essas e outras que o autor do texto deveria ser mais generoso com o candidato de Esquerda da maior cidade do país. O chão anda muito pantanoso. O PT já não consegue equilibrar sozinho todos os pratos.

  15. Concordo que Sampa precisa ter uma estratégia com possibilidade de ser vencedora, a gente já tá na chuva mesmo… mas o Valter tem razão que se trata de duas situações. Também não seria favorável à volta da Marta ao PT. Pra quê? Que mensagem isso passaria para nossa militância e simpatizantes. Mesmo fazendo mea culpa, e que me desculpe São Joao Bosco, que defendia o arrependimento até de última hora. Mas nesse caso, só deus mesmo pra saber, pq de boca, hummmm…

  16. Concordo que Sampa precisa ter uma estratégia com possibilidade de ser vencedora, a gente já tá na chuva mesmo… mas o Valter tem razão que se trata de duas situações. Também não seria favorável à volta da Marta ao PT. Pra quê? Que mensagem isso passaria para nossa militância e simpatizantes. Mesmo fazendo mea culpa, e que me desculpe São Joao Bosco, que defendia o arrependimento até de última hora. Mas nesse caso, só deus mesmo pra saber, pq de boca, hummmm…

  17. Não sei o quanto Marta pode agregar. Além dos fatores já levantados por Valter Pomar, observo que o fato que procura aproximar Marta de ser vice de Boulos é por ter feito um bom trabalho na periferia de São Paulo. Verdade! E esse mérito ninguém lhe tira.
    Elegeu-se em 2000, muito pelo sobrenome do Eduardo Suplicy, com quem até então era casada e, eventualmente pela projeção da Rede Globo na TV Mulher, programa de sucesso que conduzia. Mas, quem com 18 anos naquele ano votou nela, hoje estaria com 42 anos. E ela não foi sequer reeleita, além do que a periferia mudou muito de lá para cá, reduzindo muito o perfil mais identificado como esquerda, ao que ajudava a Teologia da Libertação – praticamente dizimada pelo papa João Paulo 2 – hoje substituída por inúmeras igrejas neopentecostais bolsonaristas, em nada também ajudando, neste caso, o fato de ser sexóloga.
    Mas, hoje, como vice de Boulos, teria o que a apresentar? Voto contra a Dilma, vice de Henrique Meirelles contra o PT, secretária do pior prefeito que São Paulo já teve, Ricardo Nunes?
    Também não convencendo o centro ou a centro-direita a serem atraídos pela campanha, certamente, a meu ver, seria mais um peso a toda hora tendo de se justificar do que propriamente uma ajuda de campanha.
    Alguém tem dúvida de que esses fatos todos acima serão explorados pelos outros candidatos?
    Muito diferente, foi quando Boulos tinha Erundina como vice, cujo passado ninguém consegue atacar, quase ganhando a eleição de Mario Covas.
    Por que não a Luna Zarattini para vice?

  18. Concordo com Pomar, mas as pessoas mudam. Não mereceria uma chance, se fizesse um meados culpa? Marina, sei que nem se compara, mas tb. Pisou na bola e mudou para melhor política e humanamente. E Lula percebe essas coisas, com sua apurada intuição.

  19. Concordo com Pomar, mas as pessoas mudam. Não mereceria uma chance, se fizesse um meados culpa? Marina, sei que nem se compara, mas tb. Pisou na bola e mudou para melhor política e humanamente. E Lula percebe essas coisas, com sua apurada intuição.

  20. Inaceitável! Ainda por cima, depois do golpe essa quinta coluna votou a favor das contrarefornas do Vampiro.

  21. Concordo com Valter Pomar… Marta Toledo traiu o PT… traiu a sua própria história quando foi a favor do impeachment da primeira Mulher eleita pelo voto democraticamente Presidenta do Brasil a “Coração Valente” Dilma Rousseff…e ainda se aliando aos golpistas Temer e Eduardo Cunha… lamentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *