Orientação Militante N°408 (25 de janeiro de 2024)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/Reunião da executiva da AE

Presentes, durante toda a reunião, Patrick Campos, Valter Pomar, Jandyra Uehara, Natália Sena. Participação durante quase toda a reunião: Daniela Matos. Participação no início da reunião: Júlio Quadros.

2/Pauta da reunião da executiva nacional da AE

Feita uma troca de opiniões sobre a situação política, como subsídio para elaborar um projeto de resolução que será submetido a debate e aprovação na Dnae. Pontos que foram abordados: resultados das pesquisas; situação da economia, projeto de política industrial, debate sobre questão tributária, isenção do IR, muito diferente do que foi defendido na campanha; inflação dos alimentos x economia puxada pelo agro. Estimular a Marcha à Brasília e o Primeiro de Maio. Atenção para a situação dos servidores públicos; debate sobre política de educação; tema da segurança pública; processos contra Bolsonaro, golpistas e assassinos de Mariele. Sobre eleições de 2024, falar sobre poucas candidaturas nas capitais, opinar sobre caso Marta e Geraldo Jr. Incluir no documento orientação para nossas pré-candidaturas, acerca da tática eleitoral. Incluir opinião sobre repartição dos recursos do fundo partidário. Fundo precisa ser repartido de maneira democrática e focar em garantir vitórias do PT. Incluir Palestina (solidariedade) e Argentina.

Convocar uma atividade ampla, eventualmente virtual, para debater a situação econômica, política industrial e tributária.

Orientar Múcio a convocar a primeira reunião do ano, da frente institucional.

Informe sobre a CUT. Congresso da CUT decidiu fazer marcha à Brasília no primeiro semestre. Setor público tem demandas concretas. Preocupação com a operacionalização da marcha, tendo em vista limites impostos depois da Intentona de 8 de janeiro. Primeira reunião ampliada da direção nacional da CUT será no dia 1 de março. Antes disso haverá articulações com a CUT Brasília e vários setores sobre a operacionalização da Marcha. Sobre o Primeiro de Maio ainda não tem nenhuma discussão organizada. Importância da CONAE, debate sobre ensino médio, tem uma intenção de um setor do governo de, através de uma Medida Provisória, modificar radicalmente a lei do piso (na prática, acabar com as atuais regras do piso nacional de professores). Logo depois que acabar a CONAE, nos dias 1 e 2 de fevereiro, haverá reunião do conselho nacional de entidades da CNTE.

Informe sobre a prévia em São Leopoldo e sobre nossa campanha à prefeitura. Demonstração política de força do PT de SL, 2184 filiados participaram, grande mobilização dos filiados. Do ponto de vista do PT foi um grande resultado político. Resultado (1080 x 1087) surpreendeu alguns. Lembrar que Spolaor virou candidato apenas em dezembro de 2023. Grandes desafios: unificar o conjunto do Partido e preparar para uma disputa eleitoral que será muito dura. Lembrar que o cavernícola ganhou as eleições presidenciais na cidade em 2022. Nossa meta é conquistar o quinto mandato do PT na cidade e o terceiro consecutivo. Importância do papel da Ana Affonso tanto na campanha, quanto no processo de votação, apuração e anúncio dos resultados.

Daniela deu um informe verbal sobre a revisão das atas do congresso estadual da AE RS. Um relatório consolidado será entregue à Dnae até o final de janeiro. A Dnae debaterá e divulgará no Orientação Militante a versão final.

Informe sobre CNJAE. Previsão de 21 delegados e delegadas. Será na Quadra dos Bancários. Patrick vai acompanhar. A resolução que ali for aprovada será levada para debate e homologação da Dnae. Aprovada ajuda financeira, para gastos de logística.

Diretório Nacional e Comissão Executiva nacional do PT ainda não foram convocadas.

Reunião do GTE nacional será na segunda 29 de janeiro. Natália dará informe.

Situação dos congressos estaduais: Bahia (será nos dias 20 e 21 de abril, Valter vai acompanhar); Pará (Patrick está buscando contato com Leirson e com Petit, ainda não há encaminhamento); Maranhão (Patrick está em contato, na linha de realizar novos congressos municipais e estadual); Amazonas (Valter falará), Paraná (Patrick entrou em contato com o Júlio, será convocado novo congresso estadual com base no regimento do congresso da Bahia), Rondônia (Valter falará), Amapá (Valter falará), Piaui (Múcio fez contato, será feito congresso estadual), Alagoas (Natália falará), Mato Grosso (Daniela falou, vão tentar fazer novo processo), Ceará (Patrick falou com Rafael Tomyama, é preciso fazer trabalho preliminar nos municípios antes de fazer novo congresso estadual).

Próximas reuniões da executiva nacional da AE. Serão no primeiro domingo de cada mês, sempre as 19h. As datas são as seguintes: 3 de março, 7 de abril, 5 de maio, 2 de junho, 7 de julho, 4 de agosto, 1 de setembro, 6 de outubro (para troca de avaliações), 3 de novembro, 1 de dezembro.

Próxima reunião da Direção nacional será na véspera da próxima reunião do Diretório Nacional ou num dos dias agendados para a reunião da executiva nacional da AE (mas, nesse caso, a reunião da Dnae começará mais cedo).

Foi dado um informe sobre a recomposição DN pós desfiliação do Elói Pietá. Vamos recuperar o acordo de composição feito em 2019, para ver como proceder a substituição.

Valter fará proposta por escrito sobre divisão de trabalho na Dnae, para debater no grupo de zap da Direção. Lembrando que a divisão de trabalho é: Geral (Valter); Organização (Patrick); Formação (Humberto); Comunicação (Valter); Tesouraria (Daniela Matos, Damarci); Institucional (Múcio Magalhães); Juventude (Patrick Campos); Mulheres (Wilma, Ana); Sindical (Jandyra); Setoriais PT (Júlio Quadros); Partido (Natália); Federação (Natália); Fundação (Valter); Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (Humberto, Wilma, Natália, Júlio, Daniela, Hilton, Damarci)

Cabe a Natália Sena elaborar uma primeira versão da do nosso plano para redes sociais e listas de transmissão, para levar ao debate na reunião de comunicadores da AE.

Cabe à Wilma dos Reis, em conjunto com as companheiras da Dnae, elaborar um projeto de resolução atualizando no que couber nossa posição sobre as lutas das mulheres, para a Dnae debater e aprovar.

Sobre a ouvidoria, cabe a companheira Natália Sena formular uma proposta de regimento da ouvidoria e submeter diretamente à Dnae, no grupo de zap. Também cabe à companheira Natália Sena propor, no grupo de zap da Dnae, nova data para minicurso sobre violência de gênero.

Informe sobre jornada nacional de formação. A jornada incluiu 5 minicursos (história da CUT, história do PT, capitalismo e socialismo, estratégia, trabalho de base). Deram aula Izabel Costa, Daniel Valença e Valter Pomar. Participaram, no conjunto dos minicursos, em torno de 40 pessoas, vindas de Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Norte. Maiores detalhes podem ser obtidos diretamente com Natália Sena.

Informe sobre Elahp. A Elahp está criando duas sucursais, uma no Rio Grande do Norte e outra em Sergipe. A intenção é que ambas comecem a funcionar em abril de 2024. Maiores detalhes podem ser obtidos diretamente com o Valter Pomar.

Informe sobre curso em Feira de Santana. O curso de formação em Feira de Santana (BA) é uma parceria Elahp e AE. O curso será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os professores serão Humberto Amaducci e Marcelo Mascarenha. Maiores detalhes podem ser obtidos diretamente com Humberto Amaducci.

Informe sobre curso em Patos de Minas. O curso de formação em Patos de Minas (MG) é uma parceria Elahp e AE. O curso será realizado no dia 18 fevereiro. Os professores serão Valter Pomar e Luiz Bittencourt. Maiores detalhes podem ser obtidos diretamente com Valter Pomar.

Informe sobre pauta da Esquerda Petista de junho. Vamos realizar em fevereiro uma reunião virtual do conselho editorial da revista. A proposta que submeteremos ao conselho é que a pauta da próxima edição seja concentrada no balanço do governo Lula, área por área. Uma vez aprovada a proposta de pauta pelo conselho, traremos para debate na Dnae, que poderá introduzir alguma alteração ou complementação. A ideia é que a revista saia em meados do ano.

Informe sobre livros no prelo: Manual Militante está recebendo a última revisão e em seguida vai para a gráfica. Vamos fazer 1 mil exemplares e vender a preço de custo. Se tudo correr bem, estará impresso até o final de fevereiro. Resoluções sindicais entrará em fase de revisão logo depois que o Manual do Militante for liberado. Em seguida teremos diagramação e edição digital. Se tudo correr bem, estará disponível em abril. Capas do Página 13 será produzido em seguida. A ideia é fazer uma edição digital, em seguida fazer uma coleta (vaquinha) e mandar imprimir posteriormente. Não há prazo definido, ainda. Também este ano, liberaremos uma segunda edição dos livros dos nossos congressos, com algumas revisões e uma apresentação atualizada. Isto também não tem prazo. Não pretendemos imprimir, este ano, nenhum destes livros de resoluções. Em 2025, talvez façamos a impressão do terceiro livro da série (pós “Novos rumos”).

Informe sobre pauta do P13 de fevereiro. O plano era dedicar o P13 de fevereiro à Bahia. Isso inclusive faz parte das resoluções do congresso estadual da AE Bahia. A direção estadual da AE Bahia já mandou vários textos, mas ainda não mandou todos. Sendo assim, já informei que faremos um bem-bolado. Ou seja: uma edição digital do P13 de fevereiro, com os textos da Bahia que já chegaram, mais os seguintes textos: i/editorial ii/debate sobre a política industrial iii/Marta e Elói; iv/o imposto dos evangélicos; v/São Leopoldo (entrevista com Spolaor); vi/eleições nos EUA. Evidentemente, se chegar mais algum texto, publicaremos também. Aguardaremos até o dia 28 para que a Dnae faça algum acréscimo. E aguardaremos até o dia 4 de fevereiro pelos textos, em seguida diagramaremos. Quanto ao P13 de março, a ideia é dedicar a Minas Gerais.

Informe sobre comissão de ética. No caso do ES, o pessoal já apresentou defesa semana passada e será feito o relatório para levar à Dnae. No caso do RS, só falta fazer o relatório. Ambos relatórios serão lidos e debatidos na próxima reunião da Dnae.

Cabe ao Valter Pomar agendar, de preferência para fevereiro, uma reunião virtual dos comunicadores da AE, para discutir o conjunto das nossas iniciativas. Cabe, também ao Valter Pomar, agendar reunião virtual para discutir iniciativas de comunicação nas campanhas e nos estados.

Cabe ao Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (Humberto, Wilma, Natália, Júlio, Daniela, Hilton, Damarci) agendar uma reunião virtual geral com candidaturas de militantes da AE e organizar um calendário de reuniões virtuais e presenciais com as candidaturas das capitais e cidades com grande número de eleitores.

Cabe ao Valter agendar, para o mês de fevereiro ou no máximo março, nova atividade virtual de orientação jurídica sobre as eleições e, também, sobre a Federação.

3/Agenda

26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE em São Paulo. Será nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, em São Paulo (SP). Abertura: Sexta as 17h, encerramento domingo as 13h. Detalhes sobre logística e alojamento: Marisa 011 93902-3114.

29 de janeiro, termina o recesso do Antivírus

31 de janeiro, voltam as lives do Manifesto Petista

2 de fevereiro, termina o recesso do Podcast

1 e 2 de fevereiro, haverá reunião do conselho nacional de entidades da CNTE.

3 de fevereiro, as 9h, Plenária Nacional virtual da Educação (Novo Ensino Médio/ Piso e Carreira)

10 de fevereiro aniversário do PT

18 de fevereiro, curso de formação política em Patos de Minas (MG). O tema será a história e desafios do PT. A atividade será no Sindicato dos Bancários. Maiores informações com Aguida ou no site da Elahp.

24 e 25 de fevereiro, curso de formação em Feira de Santana.

24 de fevereiro 9h, Plenária Nacional da AE Sindical (formato virtual)

29 a 31 de março, a confirmar, evento do Manifesto Petista

31 de março e 1 de abril dias nacionais de luta: golpismo e ditadura, nunca mais!

20 e 21 de abril, congresso estadual da AE Bahia

1 de maio: dia nacional de luta da classe trabalhadora

Data a definir, reunião do conselho editorial da revista Esquerda Petista.

Data a definir, curso sobre violência contra a mulher.

Data a definir, uma reunião virtual dos comunicadores da AE, para discutir o conjunto das nossas iniciativas.

Data a definir, reunião virtual para discutir iniciativas de comunicação nas campanhas e nos estados.

Data a definir: reunião virtual geral com candidaturas de militantes da AE e calendário de reuniões virtuais e presenciais com as candidaturas das capitais e cidades com grande número de eleitores.

Data a definir: nova atividade virtual de orientação jurídica sobre as eleições e, também, sobre a Federação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *