Plenária InterCongressual da CNTE

Plenária InterCongressual da CNTE

Plenária InterCongressual da CNTE

Plenária InterCongressual da CNTE

Plenária InterCongressual da CNTE

Plenária InterCongressual da CNTE

Plenária InterCongressual da CNTE

Por Guilherme Bourscheid e Ivonete Alves Cruz (*)

Entre os dias 17 e 19 de março, a CNTE realizou a XVII Plenária InterCongressual com o objetivo de atualizar o debate em torno de quatro pautas: a Conjutura Internacional e Nacional, a Conjutura Educacional, o Balanço Sindical e o Plano de Lutas.

A Plenária aconteceu no Centro de Convenções em Brasília e contou com a participação de mil Delegadas e delegados titulares e suplentes, observadoras e observadores e convidadas e convidados.

No painel sobre Conjurura Internacional e Nacional contamos com a presença do jornalista Luiz Nassif, que fez uma importante análise da Conjutura e dos desafios da Classe Trabalhadora. Na manhã do dia 18 de março, ocorreu o Painel sobre a Conjutura Educacional com a participação da senadora Tereza Leitão e do deputado federal Glauber Rocha. Esse foi um espaço extremamente importante de debates e avaliações sobre os desafios que a Confederação dos Trabalhadores de Educação terá diante do cenário que se apresenta. Nesse painel foram debatidos a necessidade de enfrentar e disputar a composição do MEC, que se apresenta com um caráter privatista e empresarial, pautada pela interferência das empresas privadas na disputa da política de financiamento e da política pedagógica; a necessidade urgente da revogação da Contra-Reforma do Ensino Médio; e da implantação de uma política de valorização das trabalhadoras e trabalhadores em Educação, através da garantia do Piso aplicado na Carreira.

Outro painel, ainda na manhã do dia 18 de março, foi o debate de Conjutura Sindical, com a participação das Centrais Sindicais. Nesse debate, o ponto central passa pela necessidade de organização da Classe Trabalhadora para ocupar as ruas e construir a resistência pela retomada dos direitos que foram retirados através das contra-reformas no governo golpista de Michel Temer e do governo de ultradireita do governo Bolsonaro.

No turno da tarde, do dia 18 de março, ocorreram os trabalhos de grupos distribuídos nos quatro temas da Plenária: Conjutura Política, Educacional, Sindical e Plano de Lutas. Os trabalhos de grupo foram espaços de amplos debates e apresentação de emendas ao texto-base apresentado pela Direção da Confederação.

Na manhã do dia 19 de março ocorreu a Plenária Final com a discussão e aprovação do texto-base incluídas as emendas apresentadas nos Grupos de Trabalho. Foi aprovado ainda o Plano de Lutas, que destacamos a Greve Nacional da Educação chamada para o dia 26 de Abril durante a Semana da Educação.  Ficou convocada ainda, além da participação em datas importantes como o Primeiro de Maio e o Grito dos Excluídos, uma Marcha em Brasília para o dia 05 de outubro. Em relação à marcha, nós Delegadas e delegados da Articulação de Esquerda defendemos que a Marcha em Brasília deveria ser chamada ainda no primeiro semestre, como forma de demonstrar a organização das Trabalhadoras e trabalhadores em Educação.

Por fim, nós da Articulação de Esquerda, participamos da Plenária InterCongressual com uma delegação de 64 companheiras e companheiros. Nossa participação foi marcada pela  crítica ao modelo de educação predominante no MEC, pela defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória. Essa participação ocorreu através de distribuição do nosso documento “Resolução da Educação”, construída na Plenária Educacional do dia 11 de fevereiro, além das intervenções nós painéis e nos GTs.

Saímos da Plenária Sindical com grandes desafios em defesa da Educação Pública, pela revogação imediata da Contra-Reforma do Ensino Médio, do Piso na Carreira e na disputa e ocupação dos espaços do MEC e na construção da Greve Geral da Educação no dia 26 de Abril.

(*) Guilherme Bourscheid e Ivonete Alves Cruz integram a Direção Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

Deixe um comentário

Plenária InterCongressual da CNTE