Setores do PT assumem de vez a submissão e subordinação a Paes e ao neoliberalismo

O vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, e seu filho, Diego Zeidan, ao lado de Eduardo Paes — Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, 16/01/24, importantes lideranças do PT-RJ, como o vice-presidente nacional Quaquá e a vereadora Tainá de Paula, disseram que não há problema em o PT não ter a vice no apoio à reeleição de Eduardo Paes, conforme a matéria https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/01/16/vice-presidente-do-pt-quaqua-assume-que-partido-pode-nao-ser-vice-de-eduardo-paes.ghtml

A maioria da direção do PT-RJ já tinha abandonado o debate programático, entrando no governo sem nenhum questionamento às ações neoliberais, como o arrocho aos servidores públicos, privatizações e enfraquecimento da proteção ambiental.

Agora é o abandono de qualquer protagonismo político do PT, que não existirá na chapa, na TV, nas rádios, nos materiais eleitorais. O PT será um nada. É o apagamento do PT e de nossa política.

O argumento da vereadora Tainá é estarrecedor. Se lermos com atenção, ela diz que a esquerda deve ser escondida para que Paes possa ganhar as eleições.

Essa política de atrelamento pragmático a partidos de direita quase aniquilou o PT fluminense. A mesma política das gestões do Quaquá na presidência do PT-RJ, quando o partido encolheu para uma deputada federal, uma prefeitura e três estaduais que viraram dois. Época de atrelamento ao PMDB.

Para que este quadro não se consolide, é urgente a construção de uma frente popular e democrática na cidade do Rio, que defenda as propostas e valores de esquerda, que defenda o programa do Presidente Lula, que faça o debate ideológico, que dispute corações, mentes e votos dos cariocas.

Nas eleições, o PT precisa erguer suas bandeiras e defender com altivez um programa de esquerda, que seja coerente com os princípios que defendemos e se contraponha ao modelo neoliberal, excludente de Eduardo Paes.

 Direção Estadual da Articulação de Esquerda – Rio de Janeiro

11 respostas

  1. O que adianta termos Maricá como exemplo, se não nos aproveitamos desse capital politico para ampliar as conquistas sociais e politicas nos demais muncípios? Não demora a direita Paes engolirá o eleitorado de Maricá pra si, implementando retrocessos e retirada de direitos e conquistas.
    Por que Maricá é um sucesso? Por conta dos altos recursos financeiros dos royalties do petróleo. Não é porque Quaquá é um gênio em administração. Nos aliarmos a Paes (ainda mais sem vice) para fazermos uma politica de direita e abandonarmos de vez o modo petista de governar, só aumentará o antipetismo na cidade e no estado. Só pra lembrar, igualmente tivemos Angra dos Reis e Porto Alegre. E hoje? Nem quero me estender mais.

  2. Camarada André, o que adianta termos Maricá como exemplo, se não nos aproveitamos desse capital politico para ampliar as conquistas sociais e politicas nos demais muncípios? Não demora a direita Paes engolirá o eleitorado de Maricá pra si, implementando retrocessos e retirada de direitos e conquistas.
    Por que Maricá é um sucesso? Por conta dos altos recursos financeiros dos royalties do petróleo. Não é porque Quaquá é um gênio em administração. Nos aliarmos a Paes (ainda mais sem vice) para fazermos uma politica de direita e abandonarmos de vez o modo petista de governar, só aumentará o antipetismo na cidade e no estado. Só pra lembrar, igualmente tivemos Angra dos Reis e Porto Alegre. E hoje? Nem quero me estender mais.

  3. Camarada André, o que adianta termos Maricá como exemplo, se não nos aproveitamos desse capital politico para ampliar as conquistas sociais e politicas nos demais muncípios? Não demora a direita Paes engolirá o eleitorado de Maricá pra si, implementando retrocessos e retirada de direitos e conquistas.
    Por que Maricá é um sucesso? Por conta dos altos recursos financeiros dos royalties do petróleo. Não é porque Quaquá é um gênio em administração. E Nos aliarmos ao Paes (ainda mais sem vice) para fazermos uma politica de direita e abandonarmos de vez o modo petista de governar, só aumentará o antipetismo na cidade e no estado.
    Só pra lembrar, igualmente tivemos Angra dos Reis e Porto Alegre. E hoje? Nem quero me estender mais.

  4. Eu é que estou decepcionado com as tendencias do PT, que atacam o próprio companheiro Quaquá na disputa pelo controle do partido. Quaquá deixou o maior e melhor legado de esquerda na Região dos Lagos. Um farol de esquerda numa região dominada pela direita. Maricá é a prova material de uma gestão de esquerda bem sucedida, que deveria ser reverenciada pelo partido, que ataca o Quaquá por qualquer motivo. As alas identitárias do PT produzem políticas muito mais nocivas – como esses ataques ao companheiro do partido…
    Seria a disputa de Gleisi, a atual presidente contra seu vice-presidente do PT, o Quaquá ? Seria a disputa do deputado federal Lindbergh, namorado da Gleice ? Desleais, essas disputas internas tem sido muito mais nocivas do que a Política de alianças do Quaquá…

  5. Este é resultado da conciliação politica do toma la da cá em nome da governabilidade que só beneficia a direita que se fortalece pra 26 que barganha infraestrutura enquanto a esquerda concilia perde credibilidade e apoio popular porque sao visto gatos do mesmo saco é isto no Rio Quaqua traindo, em São Paulo Marta Suplicy depois de apoiar a direita no golpe contra a dilma está voltando pro PT COM APOIO DO LULA, pra ser vice do BOLO, não vai ter previas pra escolha da vice. O PT JA ESTA NO CENTRO ESQUERDA OPERA SÓ O REFORMISMO E CONCILIA COM A DIREITA onde tivermos vamos questionar o PT tem que ser de organização e lutas e não pode conciliar e tem compromisso de ajudar construir o socialismo por que foi construido pra isto pra ajudar os trabalhadores@s na luta de classe.FORA OS CONCILIADORES@S DO PT.

  6. Estou deveras decepcionada com a alta cúpula do PT/RJ . Mais ainda com Quaquá desde a campanha pro senado no Rio, que acabamos perdendo o senado pro Romário.

  7. COMPANHEIRADA TEMOS q ter consciência q perdemos o quaqua pra direita.
    Nossa luta é pra reconstruir o PT no Rio de Janeiro.
    Jorge tavares
    RENOVACAO SAQUAREMA

  8. eu não acho que está junto e com relação as ideias de melhorias para o nosso município do Rio de Janeiro e em conjunto seja ruim não ainda melhor junto com o nosso presidente Lula meus parabéns por esse acordo político o nosso prefeito Eduardo paz está de parabéns pelo trabalho que faz aqui no Rio de Janeiro um forte abraço a todos e todas pela está união

  9. É revoltante a atuação do Quaquá e filho com essa postura que desconstrói o PT diante dos filiados. E também da população que ainda vê no partido a esperança de recuperar a reputação da política como instrumento de transformação, para melhor, da realidade no Estado e no país.

  10. Concordo sobre o Rio na teoria.
    Na prática, prefeitura em SP , se com Marta o PT não desmanchar, esquece.

  11. A extrema-direita destruiu o país. Chegou ao poder com seu discurso vazio, mas que tem boa penetração nas massas. Por que a esquerda não se assume e enaltece suas ideologias? Parece que tem vergonha de ser esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *