Tarefas da tendência petista Articulação de Esquerda em Sergipe

Por Tadeu Brito (*)

Caminhamos para as comemorações dos 40 anos do PT e já passamos dos 26 anos da AE. Lutamos pelo socialismo no Brasil, construindo o PT e os movimentos sociais, estudantil e sindical.

Fizemos em 2019 dois Congressos da AE/SE, abril e outubro. Foram dois bons momentos para iniciar o balanço e debater política com novos e novas militantes petistas que queriam conhecer e integrar a AE.

No Congresso de outubro participaram de mais 60 militantes petistas.

Atualmente 97 militantes petistas, em quase 40 municípios, integram a tendência petista Articulação de Esquerda em Sergipe. Obtivemos 679 votos no processo estadual das eleições internas do PT. Para aquelas e aqueles que anunciaram o extermínio da AE em Sergipe, fica a mensagem coletiva martelando em seus tímpanos: “somos a contra mola que resiste na engrenagem”.

No congresso de outubro, a AE não concluiu seu balanço, mas iniciou a construção da tática para o próximo período.

Nos desafiamos a escrever sobre o surgimento e a construção do PT em Sergipe, com destaque para os processos congressuais do PT, desde seu surgimento até 2001 e depois com a adoção do PED.

Devemos também fazer balanços escritos detalhando a construção da AE em terras sergipanas e nordestinas. Porque não vamos menosprezar o infeliz acontecimento da “capitulação de importantes setores que militaram AE/SE à estratégia moderada”. Nesse sentido, precisamos coletivamente debater,  com critica e autocrítica, quais são os mecanismos políticos e organizativos que podem tentar evitar novos desvios oportunistas;

A AE/SE está desafiada a colaborar na análise sobre a formação social e a atual composição das classes sociais em Sergipe. Debater e planejar a construção de sua Escola de Formação Estadual e priorizar a organização das direções municipais da AE e do PT.

Definida nossa nominata para compor a Direção Estadual do PT, vamos agora nos preparar para o (esperado) planejamento da Direção do Partido, onde apresentaremos propostas de calendário e funcionamento.

No dia 25 Janeiro de 2019 ocorrerá Plenária Estadual da AE para iniciar o planejamento da nova DEAE, com atenção especial para as tarefas da formação política das/os novos integrantes do Partido e da Tendência, a organicidade dos recém dirigentes partidários, nossas finanças coletivas e as prioridades eleitorais da AE.

O recente Congresso da AE definiu anunciar que nossa militância terá duas candidaturas orgânicas nas eleições proporcionais de 2022,  para deputado/a estadual e federal.

O congresso da AE também definiu lançar as pre-candidaturas de Joel Almeida (para vereador de Aracaju); de Ivonia Aparecida (para vereadora de Estância); de Emanuel Aleixo (para vereador em Canindé), e do Professor Hugo (para em Nossa Senhora da Glória).

Nas atividades da AE e do PT continuaremos avaliando o lançamento de novas pre-candidaturas majoritárias e/ou proporcionais para as eleições de 2020.

“Contra tudo, contra todos e contra boa parte de nós mesmos. Venceremos!”

Segue entrevista do companheiro Joel ao portal hora news:

https://horanews.net/joel-almeida-e-escolhido-o-pre-candidato-da-articulacao-de-esquerda-para-vereador-de-aracaju/

(*) Tadeu Brito é militante e dirigente do PT em Sergipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *