Articulação de Esquerda lança Júlio Quadros candidato a presidente do PT do Rio Grande do Sul

Por Página 13 (*)

Em congresso realizado neste sábado, 05 de abril, no CPERS, a tendência petista Articulação de Esquerda aprovou, por unanimidade, a candidatura do companheiro Júlio Quadros a presidente do PT gaúcho. Júlio que foi o presidente mais jovem da história do PT gaúcho, no ano de 1997, com 33 anos de idade, e viveu, como tantos dirigentes e militantes daquele período, conquistas fundamentais, como a eleição de Olívio Dutra governador em 1998. Além da candidatura, a Articulação de Esquerda inscreverá uma chapa ao diretório estadual, para representar as suas opiniões, a qual se chamará “A Esperança é Vermelha”.

***

LEIA ABAIXO A RESOLUÇÃO SOBRE A CANDIDATURA E CHAPA APROVADA PELOS DELEGADOS E DELEGADAS DO CONGRESSO.

A  Esperança é Vermelha: Júlio Quadros presidente do PT do Rio Grande do Sul!

Para buscar cumprir o conjunto de orientações políticas e recolocar o PT gaúcho, novamente, no papel de líder do campo democrático e popular do Rio Grande do Sul, em condições de polarizar política e ideologicamente a sociedade gaúcha, precisamos ter uma direção partidária convicta e com dedicação militante:

– na construção e fortalecimento de nossas instâncias municipais, regionais e estadual, nos anos ímpares, será tão importante quanto nos anos pares;

– na construção e apoio aos movimentos e lutas sociais que enfrentam o fascismo e o bolsonarismo, mas também denunciando e barrando todas as formas de desmonte das funções públicas do Estado e de redução dos direitos;

– na retomada do processo de formação política e ideológica dos nossos militantes políticos e sociais, para o enfrentamento à altura dos nossos adversários, sejam os representantes da extrema direita, sejam os representantes “educados” do neoliberalismo;

– na reconstrução dos laços com os partidos políticos de esquerda e centro-esquerda, que sustentam o governo do presidente Lula, base da nossa política, com eventuais setores do chamado centro democrático devendo se somar, a este núcleo fundamental;

– na reconstrução do PT gaúcho como um partido militante, e não um partido de filiados que comparecem apenas nos processos de disputa eleitoral institucional.

Portanto, nossa nova direção estadual deve ter o perfil de uma direção militante, ou seja, precisamos de militantes cumprindo as tarefas de dirigentes partidários.

E os nomes que a Articulação de Esquerda apresentará na sua chapa, A Esperança é Vermelha, terão esse perfil, de companheiros e companheiras que darão prioridade à tarefa da organização partidária, à tarefa de elaboração política e à tarefa da organização da luta diária; e tudo isto será elemento preparatório para as grandes disputas políticas e eleitorais de 2026 e de 2028.

Somente haverá vitórias eleitorais em 2026 e 2028 se reconstruirmos um PT de lutas, dirigente, de massas e socialista, ainda em 2025.

Esta é o perfil de direção que propomos ao conjunto do PT gaúcho.

E para coordenar todo este processo, na condição de presidente estadual do PT do Rio Grande do Sul, apresentamos o nome do companheiro Júlio Quadros.

Um militante já testado em diversas oportunidades e que sempre se manteve fiel às convicções políticas, ideológicas e éticas que são fundantes de um partido com raiz socialista como o PT.

Júlio Quadros que foi o presidente mais jovem da história do PT gaúcho, no ano de 1997, com 33 anos de idade. E viveu, como tantos dirigentes e militantes daquele período, conquistas fundamentais, como a eleição de Olívio Dutra governador em 1998.

Foi neste período que sediamos o Fórum Social mundial, trazendo para o nosso estado toda a riqueza de opiniões e lutas em torno da ideia de um “Outro Mundo Possível”.

Júlio Quadros foi presidente eleito pela militância do PT gaúcho em 1997 e reeleito em 1999. Foi nosso candidato a presidente nacional do PT, no PED de 2001, e atualmente faz parte do diretório Nacional do PT e da direção Nacional da AE.

Por um PT de lutas, de massas, democrático e socialista, A ESPERANÇA É VERMELHA!

05 de abril de 2025

Delegados e delegadas do 9° Congresso Estadual da Articulação de Esquerda do Rio Grande do Sul


(*) redacao@pagina13.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *