Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
***
1.Executiva e Dnae
Nos dias 31 de julho e 1 de agosto, realizamos reuniões ampliadas presenciais da executiva e da direção nacional da AE. A pauta destas reuniões incluiu os seguintes pontos: i/informe e debate sobre o X Congresso da AE; ii/texto base do X Congresso nacional da AE; iii/tática no encontro nacional do PT; iv/composição do DN e da CEN.
2.Congresso da AE e conferência sindical
O X Congresso nacional da AE acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2025, em São Paulo capital. A abertura ocorrerá no dia 28 sexta às 19h00. No dia 29, sábado pela manhã e tarde, acontecerá o debate sobre a situação política e tarefas. A noite de sábado será livre. No dia 30, domingo pela manhã, será feito o balanço do PED, desafios do PT, plano de trabalho da AE, eleição da nova direção nacional e comissão de ética. O congresso terminaria no domingo dia 30 às 14h00.
Antes do X Congresso, acontecerá a Conferência Sindical Nacional da AE, no dia 27/11 (dia todo) e no dia 28/11 (manhã). Recomendamos que outras reuniões setoriais nacionais sejam feitas na tarde de 28 de novembro ou na tarde de 30 de novembro.
O regulamento do X Congresso está disponível no OM 473.
O anteprojeto do texto base do X Congresso está no OM 476.
Emendas devem ser enviadas até às 23h50 do dia 4 de agosto, através da lista nacional da AE. No dia 5 de agosto divulgaremos a versão definitiva.
Recomendações importantes: i/filiar na AE a militância que se aproximou de nós ao longo do PED; ii/convidar amigos e simpatizantes para acompanhar os congressos de base; iii/ realizar congressos de base em todas e cada uma das cidades onde existimos. Não usar do expediente de convocar um único congresso intermunicipal chamando pessoas de todas as cidades do estado.
3.Tática no encontro nacional do PT
Nosso objetivo principal no encontro era garantir que ele acontecesse, ou seja, que não se limitasse a uma “convenção instagramável”. Para isso, questionamos o método proposto pela DS e aceito pela CNB, segundo o qual uma comissão de emendas realizaria uma “atualização” da tese da CNB. Entendemos que a tese da CNB foi majoritária no PED e que qualquer alteração nela, mesmo que fosse proposta pela própria CNB, deveria ser feita pelo encontro.
Perdemos. A CNB propôs alterações no texto-base, todas elas no sentido de “direitizar” o texto. E as demais tendências apresentaram emendas a este texto atualizado. Houve um esforço, tanto das demais tendências quanto da CNB, de incorporar o máximo possível de tendências. Na prática, a comissão de emendas se converteu numa espécie de congresso composto por 12 pessoas, representando todas as chapas que concorreram ao PED.
A CNB não acatou 3 emendas da AE (federação, déficit zero, PED), 2 emendas de OT/DAP (Arcabouço fiscal e Constituinte) e 1 do Movimento PT (percentual do fundo eleitoral para deputados estaduais). Estas emendas foram debatidas e votadas no sábado à tarde. Todas foram derrotadas por ampla margem, na maioria das vezes por uma aliança entre CNB e outros setores.
No Antívirus daremos uma informação mais detalhada sobre o que ocorreu na comissão de sistematização e sobre os debates travados em plenário. Também daremos um informe detalhado sobre o encontro propriamente dito, que como foi dito teve muito discurso e pouco debate.
4.Composição do DN e da CEN
O Diretório Nacional tem 90 membros. A chapa CNB elegeu 46. A chapa Movimento PT elegeu 10. A chapa da Resistência Socialista elegeu 9. A chapa Campo Popular (EPS, Novo Rumo, Avante, Soco) elegeu 9. A chapa composta pelas tendências DS e MS elegeu 7. A chapa Tribo&Aliados elegeu 5. A chapa da AE elegeu 3. A chapa do DAP elegeu 1.
Detalhando por tendências: CNB 46, Movimento PT 10, Resistência Socialista 9, Democracia Socialista 6, Articulação de Esquerda 3, Avante 3, Socialismo em Construção 2, Esquerda Popular Socialista 2, Tribo 2, Militância Socialista 1,Nas ruas e nas redes 1, Novo Rumo 1, Preto 1, Magela 1, Reginaldo Lopes 1.
A AE devia indicar para o DN uma companheira e dois companheiros, sendo que uma destas pessoas deveria ser jovem e uma delas deveria ser negra. Decidimos indicar Natália Sena, Júlio Quadros e Luiz Boneti. Para a CEN indicamos Natália Sena.
5.Página 13
A próxima edição do Página 13, trazendo entre outros assuntos o balanço do PED e balanço do encontro nacional do PT, será publicada no mês de agosto. Textos devem ser enviados para pomar.valter@gmail.com até o dia 8 de agosto.
6.Agenda 2026
Nossa próxima agenda será dedicada ao centenário de nascimento de Fidel Castro. Pretendemos tê-la impressa a tempo do X Congresso da AE.
7.Agenda
27 e 28/11 conferência sindical nacional da AE
28, 29 e 39/11 Congresso da AE