Página 13 divulga carta de militantes sindicais petistas acerca da greve na EBC.
Apelo aos parlamentares, dirigentes e a militância petista
Solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras em greve na Empresa Brasil de Comunicação – EBC
Hoje (9/12) os trabalhadores e trabalhadoras da EBC estão às vésperas de completar duas semanas de paralisação.
A greve exige a renovação de direitos no Acordo Coletivo de Trabalho e a recuperação salarial das perdas inflacionárias.
O governo Bolsonaro busca o desmonte e a destruição desta empresa pública criada no governo Lula.
A EBC é uma empresa pública, uma conquista da luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil, produto da luta do povo brasileiro, dos trabalhadores e trabalhadoras da comunicação e dos movimentos pela democratização da mídia.
Neste momento, reafirmando sua conduta autoritária e a sua prática antissindical, a direção da empresa extingue o Acordo Coletivo e, entre outros ataques, revoga as liberações das lideranças sindicais que trabalham na EBC.
Nas três praças da empresa, em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, os trabalhadores e seus sindicatos reafirmam a greve e organizam diariamente piquetes para ampliar da adesão, que supera 70%.
O movimento é legítimo. Busca defender os direitos e recuperar o poder de compra dos salários arrochados pela alta no custo de vida.
Somos o PT, um partido de trabalhadores e trabalhadoras. Defendemos o serviço público e a democratização dos meios de comunicação. Podemos ajudar prestando nossa solidariedade aos grevistas e ampliando a pressão sobre a direção da EBC, para que abra uma verdadeira negociação que garanta os direitos, a valorização dos salários e a liberdade de organização sindical.
Propomos aos petistas:
1. Visitas de solidariedade ao piquete de greve da EBC (Av. Mofarrej, 1.200 – Vila Leopoldina)
2. Moções dirigidas à direção da EBC (https://www.ebc.com.br/ouvidoria)
3. Manifestações públicas de apoio à greve nas redes sociais #SolidariedadeEBCemGreve;
Ajude a divulgar essa luta,
Roberto Guido, secretário sindical do PT-SP
Alexandre Linares, presidente do PT da Mooca, integrante do Sindicato dos Jornalistas de SP e membro do Diálogo e Ação Petista.
Vlamir Lima, dirigente do Sindsep e da Confetam-CUT, presidente do Diretório Zonal do PT da Vila Maria e integrante do DAP.
Alexandre Carrasco, membro do Diretório Zonal do PT de Perdizes
Zilá Prestes Pra Baldi, secretária de finanças do Diretório Zonal do PT do Tucuruvi e Presidenta da Associação União dos Moradores do Caachoeira – UMC.